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terça-feira, 23 de maio de 2023

Sem inteligência de dados, o varejo não sobreviverá


Implantar novas tecnologias é um processo desafiador para qualquer tipo de empresa ou negócio, independentemente do setor ou porte. Quando pensamos no varejo, a rotina intensa e o vínculo direto com o consumidor são fatores que tornam esse processo ainda mais desafiador, porém também bem mais necessário. Atualmente, uma quantidade assustadora de dados está disponível para os varejistas, mas eles não são aproveitados da melhor forma. Saber utilizar essas informações de maneira inteligente e eficaz pode aumentar a produtividade e rentabilidade do negócio, assim como promover a fidelização de clientes. 

Hoje em dia, a inteligência de dados já é fator fundamental para o sucesso no varejo. Sinto-me confortável a dizer, inclusive, que as empresas que não conseguirem acompanhar a concorrência e atender às expectativas dos consumidores ficarão para trás, até porque os impactos da ausência de inteligência de dados no negócio podem ser bastante significativos.

Em primeiro lugar, sem uma análise adequada dos dados, as empresas correm o risco de perder oportunidades de negócio e de não tomar decisões mais assertivas. Isso pode levar a perda de eficiência e redução de rentabilidade das mais diversas etapas, como desde o processo de compra, de abastecimento até o de venda.

Outro ponto fundamental é como a falta de conhecimento sobre os clientes pode levar as empresas a perderem oportunidades de fidelização, de vendas adicionais ou até mesmo de captação de novos consumidores. Atualmente, os clientes já esperam que as marcas conheçam suas necessidades e interesses e ofereçam experiências personalizadas e relevantes. Sem uma compreensão profunda dos dados dos clientes, as organizações não conseguirão atender a essas expectativas e não vão conseguir gerar o encantamento necessário para fechar uma venda ou fidelizar esse freguês.

Além disso, a ausência de capacidade de analisar e agir sobre os dados pode fazer com que as empresas percam a eficiência e produtividade. Sem uma análise adequada, as marcas podem gastar mais tempo e dinheiro com atividades ou produtos improdutivos, deixando de lado oportunidades mais rentáveis.


Tecnologia veio para ficar

Mesmo diante de todos esses riscos, ainda é bem perceptível que existe uma certa resistência por parte dos varejistas na hora de buscar ou adotar tecnologias para alavancarem suas vendas. Inicialmente, acredito que esse receio parta de duas razões: a falta de conhecimento/confiança na nova tecnologia e o custo de operação.

O primeiro desses motivos é mais facilmente contornável. Além do sucesso do concorrente já chamar a atenção a ponto de superar a desconfiança, hoje em dia essas tecnologias estão cada vez mais intuitivas e fáceis de usar, o que torna o processo de adaptação muito mais simples. Por outro lado, simples não quer dizer barato. É verdade que a implementação de novas ferramentas pode exigir um investimento, mas é importante lembrar que o retorno esperado passa pela melhoria da eficiência, da produtividade e da rentabilidade da empresa.

Para se ter uma ideia desse impacto, peguemos o exemplo do CRM (Customer Relationship Management). Cada vez mais popular, essa ferramenta possibilita gerenciar dados dos clientes, como histórico de compras, preferências, comportamentos de compra e outros detalhes relevantes. Com essas informações em mãos, o varejista pode personalizar suas ofertas e comunicações, proporcionar uma experiência única para cada consumidor e aumentar a chance de vendas e fidelização.

Outra forma de utilizar os dados é analisar as tendências de compra e padrões de comportamento dos seus clientes para ajustar seu estoque e oferta de produtos, otimizando a rentabilidade e a produtividade. Por exemplo, se você perceber que certo produto tem alta demanda em um determinado período do mês, o varejista pode se programar com antecedência para garantir um estoque assertivo e proporcional às vendas.

Até porque, é importante ressaltar que o preço é fundamental, mas está longe de ser o único atributo que o cliente considera na hora de escolher onde comprar. A qualidade do atendimento, a variedade de produtos, a conveniência e a experiência de compra também são fatores importantes que podem fazer a diferença. Por isso, investir em inteligência de dados pode ajudar o varejo a conhecer melhor seu consumidor e oferecer a ele uma experiência personalizada e diferenciada, garantindo resultados expressivos.

Para finalizar, é importante lembrar que a análise de dados não é uma solução mágica para todos os problemas de negócios. No entanto, está cada vez mais claro que essa é uma ferramenta valiosa e essencial para tomadas de decisões mais informadas e direcionadas, aumentando suas chances de sucesso no mercado competitivo de varejo. Até porque, os dados muitas vezes podem ser o diferencial necessário para um negócio de sucesso.

  

Carlos Wayand - CEO da Mob2Con, principal plataforma de inteligência de dados para a eficiência operacional do varejo.


Veja 3 benefícios da sua empresa ser “Figital”

 A integração entre a venda online com a venda física pode trazer benefícios ao seu negócio e mantê-lo ativo, seguindo o padrão de compra de 87% de consumidores que já fazem suas compras online

 

 As empresas físicas estão cada vez mais apostando nas vendas online
Unsplash
O modo de se vender passou por muitas alterações ao longo dos anos. Não muito tempo atrás, era preciso sair de casa para comprar roupas, comida e eletrodomésticos. Com as alterações de comportamento por parte dos clientes, muito do que era feito presencialmente foi transferido para o universo digital. Uma série de fatores justificam a crescente presença de empresas nas plataformas online: canais de vendas de até 24 horas, menores custos de manutenção de lojas físicas, e maior número de consumidores online e prospecção de clientes. 

 

A união do mundo físico com o mundo digital tem nome: Figital. O termo foi criado na Inglaterra em 2015 para representar esse novo modelo de compra e venda, que não exige a utilização de apenas uma plataforma, mas sim, consiste na junção dos dois mundos convergindo para melhores experiências de compra por parte dos consumidores. 

A mudança para o digital, apoiada no advento de novas tecnologias, impactam de forma positiva na geração de lucro por parte das empresas. De acordo com dados do portal E Commerce Brasil, os números apontam que 87% dos consumidores já fazem suas compras online. Isso representa um novo comportamento de compra por parte das pessoas e requer atenção das empresas, para que não se tornem obsoletas e percam clientes.  

“Algumas empresas mais antigas estão sentindo a necessidade em se posicionarem no digital, com sites e canais de divulgação de seus serviços. Mas, elas também entendem a importância de seus negócios físicos. A Solutudo apoia empresas que estão só no digital, mas nós também oferecemos uma solução para as empresas que vivem no físico e querem integrar essas duas formas de atender e se relacionar com o público”, afirma o CEO da Solutudo, Rafael Somera. 

Segundo pesquisa da consultoria NZN Intelligence, as compras online são preferidas por 64% dos entrevistados, enquanto 36% preferem adquirir produtos nas lojas físicas.  O número alto de clientes online também se dá pela facilidade de conhecer a reputação da loja, em verificar como ela trata as reclamações de outros consumidores, e identificar qual o posicionamento da marca nas redes sociais, situações que são difíceis de verificar em lojas físicas. 

Com isso, o CEO e especialista em vendas Rafael Somera, da Solutudo, informa 3 benefícios da sua empresa ser “Figital”: 

 

1.   Contato maior com o cliente

Atuando nos dois universos de vendas é possível fazer um nivelamento de qualidade, unindo a trocas de conversas típicas do comércio físico, enquanto no digital é possível brincar com a criatividade, usando canais digitais para atingir um público não somente da sua região, mas também do Brasil e do mundo inteiro; 

 

2.          Aumento das vendas

Por meio do figital, as vendas são realizadas de forma distinta, com condições exclusivas para cada segmento. Para as lojas físicas, pode-se impulsionar as vendas oferecendo retirada gratuita na loja, garantindo que o cliente visite o espaço, e para as vendas online, pode-se fazer campanhas de desconto acumulativo por quantidade de itens adquiridos ou oferecendo descontos em frete;

 

3.          Diversidade e diferencial

Por mais que boa parte das lojas estejam se adaptando a esse novo modelo de vendas, a alternativa para se destacar na região onde está localizada é que a sua marca tenha a própria identidade, personalização e essência. Com isso, é possível usar a criatividade e novidade ao seu favor, a fim de alcançar o maior número de clientes. 

 

Quer garantir soluções digitais para o seu negócio ser encontrado pelos clientes? Conheça a Solutudo, que tem a missão de conectar empresas que vendem para o comércio local com a população!

 

Solutudo


Prazo para declaração de IRPF e DASN termina na próxima semana, e percentual de MEIs irregulares preocupa

Segundo a plataforma MaisMei, somente em sua base de cadastros, mais de 80% dos microempreendedores individuais estão com a Declaração Anual em atraso 

 

O próximo dia 31 de maio é a data limite para que os brasileiros enviem suas declarações de Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) e Declaração Anual do MEI (DASN-SIMEI). A segunda está ligada ao CNPJ dos microempreendedores individuais (MEI) e é obrigatória para que seus rendimentos do ano anterior sejam declarados e a empresa se mantenha regular. Ela não tem relação com a declaração do IRPF, que deve ser feita de forma obrigatória pelo MEI somente em casos específicos: se teve rendimentos tributáveis superiores ao valor de R$ 28.559,70 no ano anterior; vendeu mais de R$ 40 mil em ações ou teve lucro com a venda de ações; ou recebeu rendimentos isentos (como saque da poupança ou do FGTS) superiores a R$ 40 mil e operações sujeitas à incidência do imposto. 

Apesar dessas regras, é interessante que o MEI faça as duas declarações mesmo quando não há obrigatoriedade. É o que sugere Kályta Caetano, head de Contabilidade da MaisMei, plataforma especializada na abertura e gestão de MEIs. “A recomendação para que o MEI faça sempre a sua declaração de IRPF está ligada à possibilidade de o rendimento gerado pela sua empresa MEI seja sua única fonte de renda. Isso mostra às instituições financeiras como você administra o dinheiro do seu negócio, o que pode aumentar seu score e a probabilidade de conseguir melhores empréstimos”, afirma.   

A menos de uma semana, porém, a parcela de microempreendedores individuais que se encontram irregulares preocupa. Um levantamento feito pela MaisMei em sua base de 1.572.221 CNPJs cadastrados mostra que 80,2% – mais de 1 milhão e 200 mil MEIs – estão com a DASN em atraso por um ano ou mais. Apenas 311.378 se encontram regulares. 

Kályta Caetano faz um alerta sobre as implicações da falta de regularização. "Além do pagamento de multas e outras penalidades por parte da Receita Federal, corre-se o risco de o CNPJ ser baixado (cancelado) por ato administrativo e, consequentemente, o responsável pode perder benefícios previdenciários e outros como auxílio-doença", explica. 

Vale lembrar que a DASN está vinculada ao CNPJ do MEI e tem como objetivo informar o que a microempresa faturou no ano anterior. A declaração é obrigatória mesmo que não tenha havido nenhum faturamento no período e é importante para garantir que a empresa ainda se enquadra na modalidade de Microempreendedor Individual, ou seja, não ultrapassou o teto de faturamento de receita bruta anual de R 81 mil. 

A entrega da Declaração Anual do MEI 2023 é feita de forma online e gratuita pelo Portal do Simples Nacional. A plataforma auxilia o usuário através de um passo a passo. Já pelo aplicativo MaisMei, é possível fazer a declaração de forma otimizada e segura. Basta preencher um formulário com as informações do seu negócio e aguardar o time de especialistas enviar o comprovante de entrega da declaração.

 

Mas e o IRPF? 

Quando a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física é obrigatória ao MEI, o primeiro passo é calcular a receita bruta obtida pela microempresa no ano anterior e subtrair todas as despesas relacionadas ao negócio para chegar ao lucro evidenciado. Depois, é necessário aplicar sobre a receita bruta os seguintes percentuais para calcular a parcela isenta de Imposto de Renda: 

8% da receita bruta para comércio, indústria e transporte de carga;

16% da receita bruta para transporte de passageiros;

32% da receita bruta para serviços em geral. 

Após o cálculo, o responsável pelo CNPJ MEI deve preencher o valor da parcela isenta na seção “Rendimentos Isentos -- Lucros e Dividendos Recebidos pelo Titular” e calcular a parcela tributável do lucro (rendimento tributável), subtraindo o lucro evidenciado da parcela isenta. Por fim, deve preencher o valor da parcela tributável na seção “Rendimento Tributável Recebido de PJ”. 

De acordo com a MaisMei, os valores deduzidos do cálculo do imposto, quando recolhidos em valores acima do devido, são sempre restituídos e o contribuinte tem a opção de escolher qual a declaração mais vantajosa para ele no momento em que está declarando. Qualquer contribuinte pode optar pelo desconto simplificado. Porém, após o prazo para a apresentação da declaração, não será admitida a mudança na forma de tributação da declaração já apresentada. 

Na declaração simplificada, é calculado automaticamente um desconto de 20% sobre os rendimentos tributáveis. 

Já na declaração completa, é possível abater gastos como pensão alimentícia, despesas médicas e previdência privada. Esse caso é bom para quem tem muita despesa e pode comprová-las através dos recibos.



Como os cursos online podem ajudar os profissionais a ficarem por dentro da tendência do ChatGPT

Ao aprender sobre IA, os profissionais se diferenciam dos colegas e até das máquinas, protegendo os seus empregos

 

 

O assistente virtual inteligente ChatGPT tem gerado muitos debates. Enquanto uns acham que o ChatGPT pode otimizar a eficiência, outros são mais céticos e acham que a inteligência artificial (IA) acabará por substituir a inteligência humana.

Para Gustavo Loureiro dos Reis, especialista em ChatGPT e instrutor da Udemy, a IA não substituirá todos os profissionais, mas diminuirá a quantidade de pessoas necessárias numa equipe, assumindo tarefas administrativas e, assim, aumentando a eficiência. “Tecnologias como o ChatGPT automatizam funções básicas e podem também dar suporte a tarefas mais estratégicas. Mas uma pessoa com conhecimento especializado e experiência de trabalho ainda é necessária para concluir o trabalho com sucesso”, afirma ele.

Uma maneira de ficar por dentro das ferramentas de IA como ChatGPT e se manter relevante no mercado de trabalho é aprender mais sobre aplicações em potencial. A Udemy, plataforma de ensino e aprendizado online, já oferece mais de 500 cursos sobre ChatGPT, inclusive alguns em português, com 509.835 alunos atualmente matriculados nesses cursos. “Os nossos cursos são atualizados à medida que novas habilidades se tornam necessárias no ambiente de trabalho e ensinados por especialistas do mundo real, que trabalham com essa tecnologia diariamente”, diz Raphael Spinelli, diretor regional da Udemy para a América Latina.

Com um curso online, você pode aprender a usar o ChatGPT para a sua respectiva função. Por exemplo, na área de comunicação e copywriting, Gustavo Loureiro dos Reis especifica: “Com essa tecnologia, é possível começar novas campanhas mais rapidamente e trazer novas ideias para campanhas já existentes... Ela ajuda em textos chatos que ninguém gosta de escrever e gera textos que servem de base para os profissionais, que, depois disso, podem personalizar para dar um toque humano essencial.” Outras áreas que podem se beneficiar de tecnologias de IA são design, marketing e vendas.

Veja a seguir três cursos sobre ChatGPT que podem ser encontrados na Udemy:

- ChatGPT: Um guia completo de ChatGPT para iniciantes

- Copywriting com ChatGPT: os segredos do novo copy com AI

- ChatGPT marketing: Crie campanhas completas com ChatGPT



Condicionar entrega de chaves de imóvel alugado a reparação de defeitos é ilegal

Devolver um imóvel alugado costuma ser um grande problema. Isso porque algumas administradoras criam empecilhos para a entrega das chaves caso a vistoria indique necessidade de realização de obras no imóvel. Contudo, a vinculação do encerramento da locação com a necessidade de reparação de defeitos no imóvel é ilícita. 

Este foi, inclusive, o posicionamento adotado recentemente pelo Tribunal de Justiça de São Paulo. Para os desembargadores da 35ª Câmara de Direito Privado do TJSP, "inexiste previsão legal de manutenção da relação contratual após o pedido de rescisão por parte do locatário, nos termos do artigo 4º da Lei 8.245/91." 

De acordo com o presidente da Associação Brasileira dos Mutuários da Habitação (ABMH), Vinícius Costa, “obviamente, que é direito do locador exigir a entrega do imóvel nas mesmas condições em que fora repassado ao locatário, sendo vedado gerar dano patrimonial ao locador. Porém, a matéria atinente aos danos ao imóvel não pode servir como pretexto para se perpetuar a locação.” 

O advogado acrescenta ainda que configura como abuso de direito obrigar o locatário a pagar aluguel enquanto são discutidos apenas reparos no imóvel. 

Ele orienta que aqueles que pretendem encerrar a locação, o primeiro passo é notificar o locador ou a imobiliária acerca da rescisão contratual. “Depois disso, entregar as chaves. E em caso de recusa por divergência quanto a reparo do imóvel, cabe a consignação judicial das chaves, medida necessária para cessar a locação.” 

 

Associação Brasileira dos Mutuários da Habitação (ABMH)



Dia Nacional do Café: confira benefícios, malefícios e quantidade ideal de consumo

 

Bebida é um grande aliado na luta contra a diabetes tipo 2, Parkinson e Alzheimer 

 

O Dia Nacional do Café, no Brasil, é comemorado todos os anos em 24 de maio, data importante para lembrar que o consumo do tradicional cafezinho e dos suplementos de cafeína deve ser visto com algumas ressalvas. Os efeitos da bebida para a saúde podem ser muito positivos, mas é necessário limite, pois seu uso excessivo gera efeitos colaterais prejudiciais. 

 

“Além de ser saboroso e rico em antioxidantes, vitaminas e minerais, o café melhora a concentração, a atenção, memória, aprendizado e o humor, devido ao efeito estimulante", ressalta a nutricionista Karen Dantas.

 

Ela informa mais razões para ter na sua mesa essa bebida popular. “Estudos apontam que o café é um grande aliado na luta contra algumas enfermidades, como a diabetes tipo 2, Parkinson, Alzheimer e na redução de doenças crônicas. Algumas das propriedades do café incluem, além da presença de cafeína, antioxidantes, como o ácido clorogênico e nutrientes como magnésio e vitamina B3.”, salientou.

 

A nutricionista destaca também que a bebida aumenta a energia, auxiliando, inclusive, na prática de esportes. “Melhora o desempenho físico e a disposição, além de poder ser apreciado em diversas ocasiões, como reuniões com amigos ou no trabalho, trazendo prazer e satisfação”, enfatiza a especialista, que também é professora do curso de Nutrição da UniFTC Juazeiro. 


 

Quantidade segura da cafeína

 

Karen completa dizendo que não existe problema tomar café todos os dias, mas é necessário, em alguns casos, limitar o consumo. “O excesso, como para todos os alimentos, é prejudicial. Mulheres grávidas ou que amamentam, crianças e pessoas sensíveis à cafeína devem beber em equilíbrio. O café não é a única fonte de cafeína. Outras bebidas e alimentos também podem contribuir para o consumo diário”. 

 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) preconiza que os suplementos de cafeína devem ser utilizados com cautela e sempre com acompanhamento de um profissional de saúde, pois o uso excessivo pode causar efeitos adversos à saúde. 

 

De acordo com a Anvisa,o limite de uso seguro recomendado de cafeína varia de pessoa para pessoa, mas a maioria dos adultos pode consumir até 400 miligramas por dia, o que equivale a cerca de 4 xícaras de café, a depender do modo de preparo. As crianças (a partir de 2 anos) e adolescentes, 100 mg de cafeína (1 xícara), gestantes e lactantes, 200 mg ( 2 xícaras) e sensíveis ao composto químico, de 100 a 200 mg. 

 

Por outro lado, abusar do café pode causar problemas para a saúde. “A ingestão superior geralmente causa efeitos colaterais como ansiedade, irritabilidade, insônia, e aumento da frequência cardíaca. Para saber se o café está fazendo mal, observe se a bebida está causando dores de cabeça, desconforto gastrointestinal e aumento da pressão arterial”, explicou a professora da faculdade em Juazeiro, Karen Dantas. 

 

Curiosidades 

O café é a segunda bebida mais consumida no mundo, depois da água. O Brasil é o maior produtor mundial, além disso, o produto é uma importante fonte de emprego e renda em muitos países, e existe uma ampla variedade de métodos de preparo e tipos de grãos de café.



Unidade Móvel atende público LGBTI+ na Linha 5-Lilás nesta quinta (25)

A van estará na área externa da estação de metrô,
das 10h às 16h - Foto: Divulgação

Voluntários prestarão serviços sociais, apoios psicológicos e jurídicos, no combate ao preconceito e à discriminação na Estação Capão Redondo


 

No mês do Dia Internacional contra a Homofobia, celebrado no último dia 17, a Linha 5-Lilás de metrô paulistano, sob concessão da ViaMobilidade, recebe a Unidade Móvel de Cidadania LGBTI+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexuais). A atividade acontece por meio de parceria junto ao Centro de Cidadania LGBTI+ Sul, nesta quinta-feira (25), das 10h às 16h, na Estação Capão Redondo.

 

A van estará na área externa da estação de metrô, na Avenida Carlos Caldeira Filho, 4261, e contará com Wi-Fi, mesa e cadeira para atendimento e dois articuladores sociais.

 

A unidade móvel terá de forma gratuita insumos de prevenção, informativos para guia de gênero e sexualidade e outros materiais, além de voluntários para a prestação de orientações gerais, com apoio jurídico, psicológico e de serviço social. Panfletos explicativos sobre IST (infecções sexualmente transmissíveis) também estarão disponíveis.

 

O Centro de Cidadania LGBTI+ é um serviço vinculado à Coordenação de Políticas para a comunidade e à Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania da Prefeitura de São Paulo.

 

De acordo com o Mapa da Desigualdade 2022, divulgado anualmente pela Rede Nossa São Paulo, a cidade de São Paulo registrou 597 pessoas que sofreram, em 2021, agressões por serem homo ou transsexuais. O dado representa um crescimento de 148,8% de casos registrados, em comparação a 2020, quando houve o apontamento de 227 vítimas. O último levantamento foi publicado em novembro do ano passado.

 

A Linha 5-Lilás também receberá a Unidade Móvel de Cidadania LGBTI+ no dia 15 de junho, na Estação Vila das Belezas, também das 10h às 16h.


 

Serviço da Unidade Móvel de Cidadania LGBTI+

Local: Estação Capão Redondo, da Linha 5-Lilás

Data e horário: quinta-feira, 25 de maio de 2023, das 10h às 16h



Comunidade educativa tem desafio de promover ambiente acolhedor para revelação espontânea de casos de violência contra crianças e adolescentes

Jogo de cartas da campanha Defenda-se é voltado para profissionais
de espaços educativos, mas pode ser usado por todas as pessoas
Créditos: Divulgação/Centro Marista de Defesa da Infância
Para que educadores estejam preparados para acolher revelações espontâneas de violências, instituição desenvolve plataforma com informações sobre o tema

 

Aproximadamente 14% das denúncias de violência contra crianças e adolescentes registradas em 2023 são crimes sexuais. Foram 9.580 denúncias até 30 de abril, de acordo com dados da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, o Disque 100. Os números só mostram a “ponta de um iceberg” que especialistas avaliam que ficou “silenciado” durante os períodos de isolamento social. “Tudo indica que a pandemia agravou e muito a situação. O que temos visto é que, após a retomada das aulas presenciais, os números vêm crescendo”, analisa a responsável pelo Programa Defenda-se, do Centro Marista de Defesa da Infância, Cecília Landarin Heleno. 

E o ambiente escolar, por ser um espaço de convivência e formação de vínculos, precisa ter profissionais preparados para acolher a revelação espontânea. “Essas são situações que mostram o quanto um ambiente acolhedor pode favorecer a denúncia. Os dados do 16º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, publicado em 2022, demonstram que, em 82,5% dos casos, os agressores são conhecidos da criança ou da família e, é nessa hora que a escola acaba se tornando o local escolhido para a denúncia”, comenta Cecília. 

Para que a comunidade saiba como lidar com os relatos, o programa Defenda-se desenvolveu uma plataforma com perguntas e respostas sobre o que se deve saber antes, durante e depois da revelação espontânea. Voltada para a formação de educadores, o objetivo da iniciativa é orientar como identificar, acolher e encaminhar a situação. O jogo será lançado em maio, estará disponível no site da campanha (defenda-se.com) e pode ser acessado também pela população em geral, apoiando a preparação de qualquer pessoa ao receber uma revelação espontânea. 

O material “Revelação espontânea: cartas à comunidade educativa” foi criado em 2020, com cartas físicas, e agora está sendo lançado com uma nova dinâmica. “O conteúdo é voltado para profissionais de espaços educativos, mas é útil para todos, já que qualquer pessoa pode ser escolhida por uma criança para receber um relato de violência”, acrescenta Cecília.


Cicatrizes da pandemia

Os dados da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos (Disque 100) mostram um crescimento nas denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes. De janeiro a abril de 2023, foram registradas 9.580 denúncias. Comparando com o mesmo período do ano anterior, em que foram registradas 6.447 denúncias, o aumento foi de 48,6%.

Período

Total de denúncias na Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos

Denúncias de violência contra criança e adolescente

Denúncias de violência sexual contra criança e adolescente¹

01/01 a 30/04/23

160.063

69.362

9.580

01/01 a 30/04/22

120.617

47.800

6.447

01/01 a 30/04/21

105.736

31.146

5.480

¹ Fonte: Painel de dados da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, consultado em 15/05/2023, disponível em www.gov.br/mdh/pt-br/ondh/painel-de-dados. Filtros utilizados: grupo vulnerável – violência contra criança ou adolescente; espécie da violação – liberdade sexual.


Dos casos denunciados nos quatro primeiros meses de 2023, 1.724 indicavam como local do abuso a casa da vítima e 4.029 a casa onde mora a vítima e o suspeito. As situações são percebidas também no ambiente virtual: foram 763 denúncias que tinham como cenário a internet. 

 

Centro Marista de Defesa da Infância
centrodedefesa.org.br

 


Saiba mais sobre os 5 tipos de carreira profissional

Passei Direto, maior rede de estudos do Brasil e uma marca do UOL EdTech, explica cada área e auxilia estudantes a tomarem decisões bem-sucedidas 

 

A fase final da faculdade é um momento decisivo em que os jovens se encontram em uma constante dúvida, por se depararem com uma grande variedade de opções de carreira que podem ser escolhidas. O processo gera muitas dúvidas, pois há diversas possibilidades, a depender dos interesses, habilidades e áreas de estudo. 

Com o objetivo de auxiliar os jovens nesse momento de tomada de decisão, o Passei Direto, maior rede de estudos do Brasil, preparou um conteúdo que pode servir como um guia para quem busca ter uma visão ampla sobre os tipos de segmentos profissionais.   

Confira abaixo alguns caminhos para considerar: 


PROTEANA 

A carreira proteana é um modelo de trajetória profissional caracterizado pela flexibilidade, adaptabilidade e busca constante por autenticidade e autorrealização. Ao contrário do modelo tradicional e linear, os profissionais dessa área estão abertos a mudanças, exploram diferentes caminhos, desenvolvem habilidades diversificadas e buscam um trabalho alinhado com seus valores e interesses. A abordagem enfatiza o crescimento pessoal e profissional contínuo, permitindo aos indivíduos se adaptarem às demandas e transformações do mercado de trabalho. 

Estes são alguns dos motivos pelos quais os profissionais que decidem seguir a área, podem atuar em diversos mercados. Um exemplo é o setor de tecnologia, que está em constante movimento. 

 

ACADÊMICA 

A área é direcionada para aqueles que se consideram apaixonados pela pesquisa e desejam continuar estudando. Este segmento envolve prosseguir com estudos de pós-graduação, como mestrado e doutorado, e buscar uma posição como professor, pesquisador ou cientista em uma instituição acadêmica. 

 

EMPRESARIAL 

Algumas pessoas, no entanto, preferem posições em empresas e corporações, independentemente de sua área de formação. Isso pode incluir trabalhar em setores como marketing, recursos humanos, finanças, gerenciamento de projetos, consultoria, vendas e muito mais. 

Essa também é uma ótima opção para aqueles que pretendem criar seu próprio negócio. 

 

ARTÍSTICA 

Os estudantes que possuem habilidades artísticas ou criativas podem optar por uma carreira nas indústrias criativas, como música, teatro, dança, artes plásticas, literatura, entre outras. Essas atividades permitem que você expresse sua criatividade e trabalhe em projetos estimulantes e inovadores. 

Mas é importante ter em mente que, assim como os outros segmentos, também será preciso desenvolver essas habilidades constantemente, adquirir conhecimentos técnicos e utilizar as ferramentas disponíveis para se destacar no mercado. 

 

POLÍTICA 

Para seguir na política não há pré-requisito de formação. No entanto, a faculdade de ciências políticas pode dar uma visão ampla aos que desejam atuar na área. 

Para os profissionais que desejam ir além e construir uma base sólida em conhecimento sobre política e questões sociais, participar de debates, seminários e eventos políticos pode ampliar a compreensão e rede de contatos. Além disso, é recomendado buscar estágios ou empregos em organizações políticas, órgãos governamentais ou ONGs relacionadas, para adquirir experiência prática e entender melhor o funcionamento do sistema político. 

É fundamental ter em mente que essas são apenas algumas opções de carreira e é essencial reconhecer que o mercado de trabalho está em constante evolução. Além disso, é aconselhável que antes de tomar uma decisão, sejam exploradas as paixões, objetivos e oportunidades disponíveis, a fim de encontrar uma atividade que proporcione gratificação e esteja alinhada aos interesses pessoais e profissionais. 

Ademais, fazer essa escolha pode ser um processo longo e complicado, porém, não exige pressa. Não há problemas em recomeçar, caso o caminho que esteja seguindo não pareça o mais adequado. Por isso, é essencial manter a cabeça aberta para novas oportunidades até perceber que faz a escolha certa. 

Para mais informações, acesse o link. 

 

Qual a importância da diversidade nos cargos C-Level?


Garantir o sucesso da empresa no mercado deixou de ser apenas associada ao crescimento dos lucros. Hoje, a diversidade e inclusão ganharam os holofotes como estratégias vitais para alavancar as companhias em seu segmento, principalmente, quando difundidas desde os cargos C-Level. Ambientes de trabalho pautados nesses valores tendem a tornar os negócios mais inovadores, destacando-os frente a seus concorrentes e adquirindo vantagens valiosas para sua prosperidade.

Segundo uma pesquisa realizada pela consultoria Willis Towers Watson, em 2016, apenas 49% das empresas compreendiam o peso da diversidade e inclusão para seu funcionamento. Mas hoje, esse índice já entrou no radar de 90% dos gestores, que pretendem implementar completamente este tema até o final de 2023. Um salto importante, mas que ainda peca em medidas realmente efetivas.

Em um mercado cada vez mais competitivo, fortalecer este pilar social junto com os de sustentabilidade e de governança – integrantes do conceito de ESG – se tornou um diferencial competitivo em nível internacional. Aquelas que implementam este selo em vista de trazer boas práticas à sociedade elevam sua imagem corporativa, atraindo mais investidores, parceiros de negócios e consumidores. Todos, benefícios importantes para seu destaque, mas que, nem sempre, são genuinamente incorporados.

Até hoje, muitas organizações difundem estes pilares por obrigação, e não como algo essencial para seu funcionamento. Esse é um equívoco muito comum de ser visto e que deve ser contornado o quanto antes, considerando a contribuição do ESG para a elaboração de processos mais sustentáveis, rentáveis e produtivos. Especialmente, quando orientadas por um olhar diverso e inclusivo característico do pilar social desta sigla.

Ampliar a pluralidade no ambiente profissional vai além do que apenas questões raciais. Na prática, significa reunir pessoas vindas de diferentes contextos, com diferentes pensamentos, experiências, idades, culturas, e muitos outros valores. Realidades distintas que, quando unidas, proporcionarão a criação de times diversos com pensamentos variados para trabalharem em conjunto, em um espaço representativo e saudável.

É claro que cada segmento e empresa estará em um nível diferente no que tange a maturidade no olhar para essa temática, até porque ele permeia profundamente os valores e culturas da companhia. Por isso, a melhor forma de levar esse âmbito social de diversidade e inclusão internamente é a partir de uma estratégia top down, partindo daqueles que ocupam os cargos de liderança da companhia: os C-Levels.

Afinal, são eles que desempenham alguns dos papéis mais importantes no direcionamento estratégico das empresas, conduzindo seus times e garantindo que toda a operação ocorra de forma eficiente. Líderes diversos inspiram, servem de exemplo para comportamentos semelhantes e a essencialidade desta representatividade para uma maior inclusão, e facilitarão que este tema seja levado internamente com sucesso.

Uma dica importante para iniciar essa jornada é contar com a formação de um conselho dedicado a essa tarefa, que deverá estudar o que os acionistas, o mercado e a sociedade demandam sobre este assunto e como assegurar sua manutenção a longo prazo. Será preciso escutar ativamente todos esses pilares, deliberando os insights colhidos e estabelecendo metas a serem cumpridas a partir disso. Essa é uma das melhores formas de colocar em ação um plano executivo concreto que atinja essas expectativas e evitando que fique apenas no discurso.

Para fortalecer ainda mais essa causa, as organizações podem fomentar programas de mentoria de aceleração a carreira dos talentos e gestores que representem a diversidade, assim como estimular a construção de comitês de livre adesão sobre esse tema e a sua importância para que os mesmos sejam multiplicadores deste ideal às suas equipes e à organização como um todo. Quanto mais ações forem tomadas em conjunto, maior será este olhar de diversidade, transmitindo-o para cada vez mais empresas para que se tornem verdadeiros negócios inclusos.

 


Jordano Rischter - sócio da Wide, consultoria boutique de recrutamento e seleção.


Wide
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