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sábado, 13 de abril de 2024

Parar de reclamar ajuda seu cérebro

Já parou para pensar em quantas vezes você reclama por dia? 

Reclamar é como fumar, comer fast food ou tomar refrigerante com frequência.  

São hábitos tentadores e que nos dão uma sensação de prazer imediata, mas na prática, não fazem bem para o nosso corpo.

Nosso cérebro é eficiente, porém, também é bastante preguiçoso. 

 

Quando repetimos um comportamento constantemente, os neurônios se ramificam para facilitar o fluxo de informações.  

Assim, é mais simples repetir essa mesma ação no futuro. É tão fácil que nem percebemos que adquirimos um novo vício.  

Dessa forma, reclamar diariamente reprograma seu cérebro para que você reclame com mais rapidez e praticidade em oportunidades futuras.  

Com o tempo, mesmo sem perceber, você vai se tornando uma pessoa negativa, mesmo que coisas boas estejam acontecendo em sua vida.  

Isso pode mudar diversos aspectos na sua rotina, inclusive a forma com que as pessoas te enxergam.

 Além disso, é cientificamente provado que as reclamações danificam o funcionamento do cérebro. 

De acordo com uma pesquisa da Universidade de Stanford, reclamar pode encolher o hipocampo. 

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores analisaram o cérebro dos voluntários com um aparelho de ressonância magnética de alta resolução.  

Assim, eles conseguiram relacionar situações estressantes com os hormônios que produzimos nesses momentos e ao encolhimento do hipocampo. 

O hipocampo é uma parte essencial do cérebro, pois está relacionada a nossa capacidade de resolver problemas e ao pensamento inteligente.  

Por isso, danos nessa região são perigosos e podem causar outras doenças, como o Alzheimer, por exemplo. 



Por que reclamar faz tão mal para a saúde?

Quando nos queixamos de algo, nosso corpo libera um hormônio chamado cortisol, que é relacionado ao estresse.  

Essa substância é responsável pela sensação de “lutar ou fugir” que sentimos quando nos deparamos com qualquer problema.  

Nesse momento, o nosso corpo está se preparando para uma verdadeira batalha. Oxigênio, sangue e energia são direcionados para sistemas essenciais para sobrevivência imediata.  

Como exemplo, podemos citar o aumento da pressão arterial e o nível de açúcar no sangue para que você esteja preparado para fugir ou atacar a qualquer momento.  

Todo esse preparo podia até ser útil na época das cavernas, onde os seres humanos precisavam estar mais atentos para se protegerem dos perigos da natureza. 

O problema é que, hoje em dia, nos preparamos para perigos que nem sequer existem, quando estamos apenas imaginando situações hipotéticas em nossas cabeças.  

Dessa forma, o cortisol extra liberado pelas reclamações frequentes prejudica o sistema imunológico, aumenta os níveis de colesterol, doenças cardíacas, obesidade, além de tornar o cérebro mais suscetível a derrames



Reclamar é “contagioso” 

Se você achou que não tinha como piorar, infelizmente achou errado.  

Somos seres sociais. Isso significa que nosso cérebro tem a tendência de imitar o comportamento de pessoas que nos cercam.  

Esse processo é chamado de espelhamento neuronal e é por meio dele que sentimos empatia.  

Ainda que o espelhamento neuronal ofereça benefícios para o organismo, ele também traz malefícios. Um exemplo é que, por causa dele, reclamar é como o hábito de fumar.  

Assim, não sofremos sozinhos pelos efeitos negativos, pois também atingimos aqueles que estão à nossa volta. Por isso, é importante tomar cuidado ao se relacionar com pessoas que se queixam de tudo.  

É comum que os reclamões tenham a necessidade de andar com aqueles que têm os mesmos hábitos, para que eles não se sintam sozinhos.  

Mas, assim como não queremos inalar fumaça de pessoas que estão fumando perto de nós, também podemos nos afastar de quem tem atitudes nocivas. 



E como parar de reclamar?

A boa notícia é que você tem duas opções quando sentir aquela vontade gigante de reclamar.  

A primeira é tentar cultivar um pensamento de gratidão 

Longe de mim indicar que você tenha “positividade tóxica”, ou seja, quando forçamos pensamentos positivos e negligenciamos qualquer outra emoção negativa.  

Mas, tirar seu pensamento de uma reclamação e pensar em algo que você é realmente grato pode trazer benefícios para a sua saúde.  

Essa prática reduz a produção do estresse cortisol em 25%! 

Segundo uma pesquisa feita na Universidade da Califórnia, pessoas que praticam a gratidão diariamente demonstram bom humor e energia 

O pesquisador responsável por esse estudo chama-se Robert Emmons.  

Ele passou anos estudando o sentimento de gratidão, seus efeitos na vida das pessoas e os benefícios que essa atitude gerava.  

Como exemplo, podemos citar: 

  • Mais otimismo, felicidade, energia e entusiasmo 
  • Fortalecimento do sistema imunológico 
  • Diminuição da pressão arterial 
  • Redução de dores e mal-estar
  • Melhora na qualidade do sono 
  • Disposição ao acordar 
  • Menos inveja, rancor, medo e raiva 
  • Vida social mais ativa 
  • Redução no isolamento, solidão e sensação de inadequação  

Consequentemente, há menos ansiedade e sintomas de depressão, já que os níveis de estresse cortisol também são reduzidos.  

Assim como reclamar, pensamentos positivos também podem se transformar em um novo hábito na sua vida.  

A outra dica deve ser usada apenas quando a reclamação for importante e que vale a pena colocar para fora.  

Para evitar que o ato de reclamar seja nocivo para o corpo, é preciso orientá-lo a alguma solução ou propósito.  

Por exemplo, sabe quando precisamos resolver um problema com um atendente de telemarketing?  

Nesse caso, e em muitos outros, você deve fazer o seguinte:



Tenha um norte

Antes de começar a reclamação, saiba qual é o resultado que você espera obter.  

Se você não conseguir identificar essa resposta, existe uma grande chance de você querer reclamar por reclamar.  

É exatamente esse tipo de ação que queremos evitar para uma boa saúde mental. 



Comece dizendo algo positivo

Dá para reclamar elogiando o outro? 

Parece algo estranho de se fazer, mas é essa atitude que vai impedir que a outra pessoa fique na defensiva e vocês iniciem uma discussão.  

No exemplo do atendimento de telemarketing, você pode começar a conversa dizendo que é cliente da empresa há alguns anos e que sempre gostou do serviço. 



Foque no presente 

Você tem o hábito de desenterrar acontecimentos do passado quando está reclamando com alguém? 

Eu sei que é quase impossível evitar, mas não é um bom momento para discutir coisas que já passaram.  

Foque na situação atual e seja bastante específico para que seu problema seja solucionado.  

Por exemplo, ao invés de dizer que o funcionário da empresa foi rude no atendimento, conte exatamente o que aconteceu e porque você ficou incomodado. 

 

Finalize positivamente 

Se você encerrar a ligação dizendo que nunca mais irá comprar nada da empresa novamente, o atendente não tem motivos para resolver o seu problema, certo? 

Ao invés disso, você pode reafirmar o motivo da sua reclamação e mostrar que deseja que a questão seja solucionada.  

Quando reclamar vira um hábito, é muito simples continuar nessa prática.  

Mas, adotar uma atitude positiva e voltada para resoluções traz mais resultados para sua saúde mental.  

Para ter uma vida plena, devemos nos preocupar com o nosso físico e a nossa mente.

 

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