Pesquisar no Blog

sábado, 20 de abril de 2024

O propósito da mulher vai além do autoconhecimento: a chave está na autenticidade

 

De acordo com Alana Anijar, psicóloga especialista em TCC, muitas mulheres não conseguem enxergar seu propósito diante de tantas obrigações e expectativas que são depositadas nelas

 

Mark Twain, escritor norte-americano, tem uma frase que reforça a importância de ter um propósito de vida: “Há dois dias particularmente importantes em nossas vidas: um é o dia em que nascemos, e o outro o dia em que descobrimos o porquê”. Entretanto, apesar da importância, muitas mulheres não conseguem enxergar seu propósito diante de tantas obrigações e expectativas depositadas nelas. 

O primeiro passo para combater a sensação de que os dias são vividos sem significado é desenvolver consciência sobre si mesma, pensamentos e emoções. O autoconhecimento permitirá que as mulheres entrem em contato e consigam identificar seus valores, mas, para poder viver com propósito, é necessário externalizar as conclusões de tais reflexões e fazer com que o próprio comportamento seja pautado na consciência adquirida. Isso envolve autenticidade e autoestima, ou seja, envolve ser verdadeiro consigo e se aceitar como é. 

“A busca pelo propósito da mulher é uma jornada de autenticidade e autoaceitação”, diz Alana Anijar, psicóloga especialista em Terapia Cognitivo Comportamental. “É sobre se libertar das expectativas externas e se permitir ser verdadeiramente quem você é, sem desculpas ou concessões”, completa.
 

A busca pela autenticidade envolve reconhecer e aceitar todas as partes de si mesma — as boas, as ruins e as imperfeições. É sobre permitir-se ser vulnerável e se expressar genuinamente, sem medo de julgamento ou rejeição. 

À medida que mais mulheres se comprometem com essa jornada de autodescoberta e autenticidade, elas estão catalisando uma mudança significativa na sociedade. Estão desafiando as normas tradicionais de gênero, redefinindo o sucesso e inspirando outras mulheres a se unirem a elas nessa jornada de empoderamento e realização pessoal.

 

Alana Anijar - psicóloga formada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), especializada em Terapia Cognitivo Comportamental e mestranda. Fundou junto com o marido, em março de 2020, o Psi do Futuro, especialistas em empreendedorismo digital para psicólogos, ajudando milhares de estudantes e profissionais a conquistar a tão sonhada agenda lotada e viver bem da profissão. Hoje, já alcançou mais de 3 milhões de pessoas direta e indiretamente para mostrar que a Psicologia pode ser moderna, dinâmica e acessível para todos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados