Pesquisar no Blog

quarta-feira, 17 de abril de 2024

Exames oftalmológicos preventivos garantem saúde visual

Os cuidados preventivos com a saúde ocular podem preservar a qualidade de vida e o bem-estar em todas as idades. 

 

À medida que avançamos em uma Era cada vez mais voltada para as telas digitais e dispositivos eletrônicos, a saúde ocular assume um papel crucial em nossa vida cotidiana.

Reconhecendo a importância dos exames oftalmológicos preventivos, o Banco de Olhos de Sorocaba (BOS), referência em diagnósticos e tratamentos de todas as complexidades, visa à conscientização da comunidade sobre a necessidade de cuidar da saúde visual e promover a prevenção de doenças oculares. 

É comum que as pessoas subestimem a saúde dos olhos. Muitas vezes, o problema é postergado até que uma complicação significativa apareça. No entanto, a prevenção é a chave para manter uma visão saudável ao longo de toda a vida. Os exames oftalmológicos preventivos não só detectam problemas de visão já existentes, como miopia e astigmatismo, mas também podem identificar precocemente condições oculares mais graves, como glaucoma, catarata e degeneração macular.

“É recomendável que adultos façam exames oftalmológicos preventivos a cada dois anos e, para aqueles com mais de 60 anos, a indicação é que sejam realizados anualmente. Para crianças, é essencial que os exames comecem desde cedo, pois muitos problemas de visão podem ser corrigidos de forma mais eficaz quando detectados precocemente”, explica a médica oftalmologista do BOS, Dra. Lindalva Carvalho de Morais.


Sinais de alerta

A visão desempenha um papel fundamental na qualidade de vida, permitindo a realização de uma variedade de atividades cotidianas, desde estudar e dirigir até apreciar a beleza de uma paisagem. Representando mais de 80% do conhecimento humano, a visão é um dos sentidos mais essenciais para a compreensão e a interação com o mundo ao nosso redor. Reconhecer os sinais de alerta que indicam a necessidade de exames oftalmológicos preventivos é fundamental para garantir uma saúde visual adequada em todas as fases da vida.

“Desde os primeiros meses de vida, sinais, como a falta de contato visual com a mãe durante a amamentação, até sintomas mais comuns, como visão embaçada, sensibilidade à luz, dores de cabeça frequentes e dificuldade para enxergar à noite, devem ser monitorados de perto. Além disso, a exposição prolongada a dispositivos eletrônicos durante a infância e adolescência pode gerar sintomas como olhos vermelhos, irritados e sensação de areia nos olhos”, esclarece a oftalmologista.

Para adultos na faixa dos 40 anos, a presbiopia, conhecida como "vista cansada", e o glaucoma representam preocupações comuns, enquanto, a partir dos 60 anos, a incidência de catarata e degeneração macular relacionada à idade aumenta significativamente. Reconhecer esses sinais e buscar avaliação oftalmológica regularmente pode ajudar na detecção precoce de problemas de visão e prevenir complicações mais graves.

Conforme dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), observa-se uma transformação significativa na estrutura etária da população brasileira nos últimos anos. 

Evidencia-se uma clara transição demográfica, com a redução dos grupos mais jovens e o aumento dos grupos com idade superior a 45 anos. Estatísticas apontam que a expectativa de vida dos brasileiros será de 78,33 anos até 2030, e em 2050, a população com mais de 60 anos será três vezes maior.

Essa mudança demográfica levanta preocupações sobre a saúde ocular da população. As principais causas de deficiência visual em adultos e idosos estão intrinsecamente ligadas ao envelhecimento da sociedade. Uma avaliação oftalmológica abrangente possibilita a identificação precoce de doenças oculares e, consequentemente, a prevenção de complicações mais graves.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 80% dos casos de cegueira poderiam ser evitados por meio de medidas preventivas e/ou tratamentos adequados. Além disso, cerca de 20% dos casos de cegueira já instalada podem ser revertidos com tratamento adequado.


Medidas preventivas e hábitos saudáveis

O cuidado pré-natal é essencial para prevenir doenças infecciosas que podem afetar a visão do recém-nascido, como rubéola, sífilis, diabetes e hipertensão. O acompanhamento oftalmológico desde os primeiros meses de vida é crucial, mesmo para bebês que parecem não apresentar problemas visuais. Por volta dos dois a três anos, é importante realizar exames para detectar possíveis condições como anisometropia, ambliopia e estrabismo. Durante a idade escolar, a avaliação oftalmológica é fundamental para determinar a necessidade de correção visual e tratar casos de miopia, astigmatismo ou hipermetropia, além de possíveis estrabismos. Na adolescência e idade adulta, a avaliação continua relevante para corrigir ametropias e monitorar condições, como o ceratocone, assegurando uma visão saudável ao longo da vida. Além disso, é de extrema importância adotar hábitos saudáveis para os olhos, como descansar a vista durante o uso prolongado de dispositivos eletrônicos e manter uma distância segura das telas.

 “É fundamental priorizar uma vida saudável, adotando hábitos como uma alimentação balanceada, garantindo o devido descanso e protegendo nossos olhos da radiação ultravioleta, pois a exposição excessiva aos raios UV pode desencadear problemas, como catarata e doenças degenerativas da retina. Além disso, devemos estar atentos à segurança em diferentes aspectos de nossas vidas, como utilizar cintos de segurança e tomar cuidado com a prática de esportes considerados ‘violentos’. No transporte, é essencial garantir a segurança das crianças, utilizando cadeiras apropriadas para os menores de dois anos e mantendo as crianças maiores no banco traseiro dos veículos. Em casa, devemos manter as crianças afastadas do fogão e, especialmente, evitar o hábito de coçar os olhos, pois isso pode causar irritações e, até mesmo, lesões oculares. Ao adotarmos essas medidas preventivas, contribuímos significativamente para a saúde ocular e o bem-estar geral de todos”, finaliza a médica oftalmologista do BOS.



Banco de Olhos de Sorocaba
Praça Nabek Shiroma, n.º 210, no Jardim Emília, em Sorocaba (SP)
www.bos.org.br
Telefone: (15) 3212-7000


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados