Pesquisar no Blog

terça-feira, 26 de março de 2024

Vacina do HPV e exame preventivo são as principais formas de combater o câncer do colo do útero

 Campanha Março Lilás reforça métodos de prevenção do terceiro tipo de câncer mais comum entre as mulheres e seus principais sintomas

 

O câncer do colo do útero é considerado, pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca), o terceiro tipo mais comum entre as mulheres e a quarta maior causa de morte feminina no Brasil, com estimativa de mais de 17 mil novos casos registrados entre 2023 e 2025, segundo o Inca. Apesar de ser um dos tumores mais frequentes no país, as chances de prevenção e diagnóstico precoce são altas, por meio da realização do exame preventivo e da imunização com a vacina do HPV.

De acordo com o dr. Alberto Chebabo, infectologista do Sérgio Franco, que faz parte da Dasa, a maior rede de saúde integrada do Brasil, a doença é causada pelo contágio por Papilomavírus Humano (HPV), uma infecção sexualmente transmissível (IST) que já possui vacina. Hoje, o imunizante é a melhor maneira de evitar a contaminação pelo vírus e, consequentemente, a prevenção do câncer do colo do útero.

“A vacinação é feita de forma injetável em três doses, sendo a segunda dois meses depois da primeira; e, a terceira, seis meses depois da primeira. Ela está indicada para meninas, meninos, homens e mulheres de 9 a 45 anos. Mesmo que o período ideal para a imunização seja entre 9 e 14 anos, os jovens devem continuar a ser encorajados a se protegerem depois dessa idade”, detalha o dr. Chebabo.

A vacina está disponível na rede privada para todo esse público e, na rede pública, ela é oferecida para meninos e meninas de 9 a 14 anos, além de pessoas de 9 a 26 anos portadoras do vírus HIV ou que sejam imunossuprimidas. Já o exame de Papanicolau é feito com o auxílio de uma coleta simples de material da região do colo do útero e analisa possíveis alterações nas células da área e lesões compatíveis com o desenvolvimento do câncer.

“Essa avaliação é indolor e muito importante para detectar casos ainda em estágio inicial. Por isso, indicamos que ele faça parte da rotina de cuidados de todas as mulheres sexualmente ativas entre 25 e 64 anos, sendo feito uma vez por ano”, explica a dra. Manuele Calil, ginecologista e obstetra do Complexo Hospitalar de Niterói (CHN), também da Dasa. Quando o resultado aparece alterado, a especialista indica a realização da colposcopia, exame que visualiza o colo do útero e a região da vagina, para confirmação do diagnóstico. 

Como o câncer do colo do útero não apresenta sintomas expressivos até atingir a fase avançada, o exame preventivo torna-se ainda mais importante para o diagnóstico precoce. De acordo com dados do Inca, quando o tumor é confirmado ainda no início, o tratamento tem mais chances de ser bem-sucedido e pode alcançar 95% de possibilidade de cura.

“Também é importante estar atento aos sinais que a doença tende a mostrar quando já está estabelecida, como sangramento vaginal fora do normal, sangramento depois das relações sexuais, secreções vaginais anormais, dor abdominal acompanhada por problemas urinários e intestinais, náuseas, fadiga e perda de peso sem motivo aparente”, detalha a especialista. “É indicado buscar a orientação de um ginecologista o quanto antes ao identificar um ou mais desses sintomas.”

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados