Pesquisar no Blog

terça-feira, 26 de março de 2024

“Classificar o chocolate como vilão da dieta é um erro”, explica nutricionista

Substâncias presente no chocolate ajudam a reduzir o risco de doenças cardíacas, melhorar níveis de colesterol e controlar a pressão arterial

 

Recentes estudos têm desmistificado a ideia de que o chocolate é um vilão da alimentação saudável. A professora do curso de Nutrição da São Judas, Anna Caroline Pereira Vivi destaca que chocolates escuros, especialmente aqueles com maior concentração de cacau, oferecem benefícios à saúde. Com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, os polifenóis presentes nesses chocolates não só reduzem o risco de doenças cardíacas, mas também melhoram os níveis de colesterol bom e controlam a pressão arterial. 

Anna Vivi enfatiza que "os polifenóis estão relacionados à proteção contra diversas condições clínicas que levam ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares, como hipertensão arterial, alteração dos níveis de colesterol, triglicérides e do perfil glicêmico". 

A professora explica que “os flavonóides estão presentes no cacau, sobretudo no cacau em pó. Por isso, quanto maior a quantidade de cacau presente no chocolate, maior será a concentração dessas substâncias benéficas. Quanto maior a quantidade de cacau, mais amargo o chocolate será. Além disso, quanto menor a quantidade de cacau, maior será a quantidade de ingredientes como açúcar, gorduras e aditivos. Esses ingredientes apresentam ação oposta aos flavonóides, o que pode aumentar o risco das doenças crônicas e cardiovasculares”, alerta Anna Vivi.

 

Nem todos os chocolates são iguais: 

Entretanto, a nutricionista alerta que nem todos os chocolates são iguais. O chocolate amargo ou com maior teor de cacau é preferível, pois contém uma concentração mais elevada de flavonoides benéficos. Chocolates com menor teor de cacau tendem a ser ricos em açúcar, gorduras não saudáveis e aditivos artificiais, que podem aumentar o risco de doenças crônicas e cardiovasculares. 

Para incorporar o chocolate de forma saudável na dieta, Anna Vivi recomenda escolher chocolates com alta concentração de cacau, pouca quantidade de açúcar e sem aditivos artificiais. Além disso, é crucial moderar o consumo e optar por consumi-lo após refeições ricas em fibras, o que ajuda a minimizar o impacto do açúcar no organismo. 

Por fim, a nutricionista adverte sobre "os perigos do consumo excessivo de chocolate", que está associado ao "aumento do risco de doenças cardiovasculares, diabetes e câncer". No entanto, ela enfatiza que "uma dieta equilibrada, composta por alimentos integrais e naturais, é essencial para manter uma boa saúde cardíaca", evitando assim "os males do consumo desmedido de alimentos industrializados e ricos em açúcares e gorduras saturadas".

 

São Judas

Ânima Educação 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados