Confira
as estratégias de sucesso da fundadora da Modab, e-commerce de moda feminina
inclusiva, para aumentar vendas de sua loja online
Independente do
segmento em que atuam, os negócios buscam se destacar dos concorrentes, para
dar o pontapé inicial em 2023 com estabilidade e potencial de crescimento nos
meses seguintes. O e-commerce, advindo de um longo período de crescimento, deve
se manter em alta em 2023 – estima-se um aumento das compras online no país de
20,73% ao ano até 2025, segundo último levantamento realizado pela CupomValido.
O segmento tem
ganhado cada vez mais força pelas facilidades que oferece, como fazer compras
sem sair de casa, evitar filas quilométricas nos caixas das lojas e até mesmo
permitir troca e devolução sem tanta burocracia, por meio de processos de
logística reversa. O Brasil, por exemplo, é o líder no ranking global de
crescimento das vendas online, com 22,2% já em 2022, segundo a mesma pesquisa.
"A
concorrência é certamente grande, mas, em um mercado em pleno crescimento, há
espaço e oportunidades para todos conquistarem seus clientes. Basta saber como
operacionalizar e como manter-se relevante durante as constantes mudanças por
que o mercado vem passando", afirma Bruna Havresko, CEO e fundadora da
Modab, e-commerce de moda feminina criado por uma mulher para todas as
mulheres.
A Modab nasceu a
partir da necessidade das mulheres de encontrar peças de diferentes recortes,
para corpos diversos, e continua a todo vapor desde sua criação, em 2013. Bruna
compartilha, a seguir, sua experiência para alavancar as vendas em 2023.
Confira:
Promoções
sazonais
Engana-se quem
pensa que o início do ano é uma época parada para o comércio. Na verdade, é um
dos períodos com mais temas sazonais: verão, férias escolares e carnaval, por
exemplo. Aliar as datas com combos de produtos ou descontos progressivos são
boas estratégias para começar 2023 alavancando as vendas.
“Aqui, o ideal é
destacar as promoções na página inicial do site, assim você prende a atenção do
consumidor logo de cara e faz com que ele navegue em busca de outras ofertas
para aproveitar a promoção. Isso também contribui para o aumento do ticket
médio, sem impactar a margem de lucro de cada item”, destaca Bruna.
Esteja
presente nas redes sociais
As redes sociais
são, sem dúvida, um dos canais de mais longo alcance para se destacar, já que
elas estão na palma da mão de todos. Por isso, mantenha-se ativo nos canais do
seu negócio para gerar engajamento, pois esse pode ser o condutor da conversão
e do aumento nas vendas.
“Publicar vídeos e
fotos, fazer lives e contagens regressivas de lançamentos despertam a
curiosidade do consumidor e criam um vínculo com o cliente. Fale dos seus produtos,
os diferenciais, tecnologias e benefícios. Se possível, traga exemplos e
depoimentos de clientes reais", sugere Bruna.
Invista em atendimentos multicanais
Um dos principais benefícios das compras online é poder
tirar todas as dúvidas no conforto de casa. Invista em diferentes meios de
contato com o seu cliente, como redes sociais, e-mails, telefones e aplicativos
de mensagem. Cada um prefere ser atendido de um jeito diferente, e possibilitar
diversos canais dá a liberdade de o comprador escolher como prefere ser
contatado. Essa personalização faz toda a diferença na fidelização e na
experiência de compra.“Ouvir o cliente, inclusive, é um dos segredos do sucesso
da Modab, além do foco nas modelagens diversas. Por isso, utilizamos um sistema
integrado de atendimento digital para facilitar o pronto-atendimento”, declara
Bruna.
Fidelizar
clientes e ter um bom pós-venda
Conquistar novos
compradores é sempre importante para alavancar as vendas, mas ser lembrado por
quem já é cliente garante uma base fiel de consumidores. Quando eles encontram
o produto de uma marca com a qual se identificam, o seu nível de interesse em
retornar à loja aumenta consideravelmente. Por isso, a fidelização é uma fase
crucial do relacionamento.
"Existem
vários caminhos para conquistar um cliente, mas o importante é entender suas
necessidades. Se você não perguntar, não mantiver contato, é provável que ele
não fale, nem dê retorno sobre a experiência de compra. Então, faça uma
pesquisa de satisfação proativa; o início do ano é um período muito bom para
entender as expectativas do cliente e conseguir melhorar a relação, além de
descobrir os pontos fortes da sua marca de acordo com quem compra nela",
comenta Bruna.
Promova
ações que atraiam a curiosidade e gerem engajamento
A identidade da
marca é o cartão de visitas, é como as pessoas reconhecem o negócio. Somos
seres visuais; por isso, fazer campanhas chamativas de acordo com o design já
consolidado ajuda a chamar atenção e reforçar a imagem no mercado. Acompanhada
de mídias bem elaboradas, uma ação visual pode ser realmente impactante e
benéfica para as vendas.
“Conte a história de um lançamento
através de vídeos, fotos e o famoso save the date.Funciona tanto para
lançamentos de produtos quanto para vendas de início do ano, atraindo o
consumidor para uma semana de descontos de carnaval, verão ou outro data
comemorativa”, aconselha Bruna.
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