Pesquisar no Blog

quinta-feira, 11 de agosto de 2022

Colesterol: entenda a diferença dos tipos e saiba como se cuidar

O colesterol é caracterizado como um tipo de gordura e, quando está em níveis adequados, auxilia no bom funcionamento do organismo, por isso é fundamental a checagem do nível que ele se encontra em nosso sangue. Cerca de 70% do colesterol é fabricado pelo nosso corpo e 30% é adquirido por meio da alimentação.

Há dois tipos de colesterol, o HDL (High-density lipoprotein), conhecido como bom, que é responsável por eliminar a gordura das artérias e os leva para o fígado, impedindo o acúmulo no sangue, auxiliando assim na prevenção de doenças do coração e na produção de diversos hormônios e de algumas vitaminas. Para o funcionamento adequado do corpo é importante este tipo de colesterol estar em alta.

O outro tipo é chamado de colesterol ruim, o LDL (Low-density lipoprotein), que é quando se tem um nível elevado de colesterol no sangue. Este tipo é o mais prejudicial para o nosso organismo, porque dificulta o fluxo sanguíneo, ocasionando o excesso de gordura que pode “entupir” as artérias, podendo causar um infarto ou AVC (acidente vascular cerebral), entre outros problemas de saúde.

Segundo dados do Ministério da Saúde, cerca de 40% dos adultos apresentam nível de colesterol elevado. Há fatores que podem resultar neste colesterol, como genético, estilo de vida, alimentação inadequada, tabagismo, consumo excessivo de bebidas alcoólicas, obesidade e sedentarismo.

Ele é uma doença silenciosa e não provoca sintomas no corpo. Mas vale estar atento se houver dor no peito, falta de ar e palpitações, que podem estar relacionados a doenças causadas por níveis elevados de colesterol, que também são acompanhados até mesmo de infarto agudo do miocárdio.

Um aliado na diminuição do nível do colesterol ruim é adotar hábitos saudáveis na vida, como atividade física e dieta adequada, assim como a perda de peso, parar de fumar, evitar o consumo em excesso de bebidas alcoólicas, a ingestão de gorduras saudáveis, entre outros.

Somente com a testagem por meio da coleta de sangue é possível avaliar se há a necessidade de aumentar o colesterol bom ou diminuir o colesterol ruim. Cabe ao médico avaliar esse histórico para então recomendar o tratamento adequado. O acompanhamento de maneira regular desses índices é fundamental para uma boa saúde, cuide-se!

 

Simone Esser - Gerente Farmacêutica da Drogaria São Paulo


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados