Pesquisar no Blog

segunda-feira, 31 de janeiro de 2022

Mudança de carreira: por onde começar?

Como é possível driblar o receio de iniciar algo novo?

 

Alterações de rotina são, na maioria das vezes, trabalhosas. A vida do ser humano está em constante mudança, mesmo que essas ocorrências sejam quase imperceptíveis no dia a dia. Seja alterar uma rota para o trabalho, um comportamento ou a utilização de um novo produto, mudar algo em si é algo árduo, mas benéfico para o indivíduo. 

“As verdadeiras transformações que impactam de modo significativo na sua vida são feitas com muita preparação, isso porque representam marcos importantes. Mudar de casa, de escola, de emprego ou de carreira são exemplos de modificações relevantes”, afirma a gestora de carreira, Madalena Feliciano.

Madalena também comenta que o receio é comum, mas que não deve ser um fator determinante na vida de alguém. “O medo interfere nos desejos de cada um, por isso, é necessário pensar no seu objetivo de vida e por qual motivo tal temor impacta nessa decisão”, explica Madalena.
 

Mas como dar o primeiro passo?

O início da jornada de transição é desafiador na maior parte das vezes. É essencial refletir sobre a razão pela qual a decisão foi tomada e, quando se entende o “porquê”, tomar a iniciativa se torna mais simples. No entanto, outras abordagens são necessárias a se tomar.
 

Autoconhecimento:

Durante esse processo, o conhecimento próprio é fundamental, principalmente para lembrar dos seus reais valores e objetivos de vida. Segundo a gestora, “se conhecer é um ato de extrema importância, especialmente para aqueles que querem ser vistos e lembrados de forma adequada.”
 

Acompanhamento profissional:

Para se ter uma boa preparação na transformação de vida, além de ter clareza nos seus propósitos, acompanhar esse momento com um gestor de carreira pode fazer toda a diferença.
 

Foco:

“Manter o foco no dia a dia é indispensável e, conservando isso, seu sucesso virá.”, diz Madalena Feliciano. É claro que ter apoio de pessoas queridas pode auxiliar nesse período, mas, vale ressaltar que não se deve depender apenas disso.
 

Cursos livres:

Nos dias atuais, ter uma segunda graduação para transicionar de carreira já não é mais urgente, haja vista que o meio virtual proporciona conteúdos gratuitos e/ou acessíveis de boa qualidade.
 

Agir:

Mesmo que para muitos indivíduos a mudança de carreira já esteja bem esclarecida, eles não efetivam a ideia, isso porque a auto sabotagem ainda os impede. Portanto, a avaliação dos receios deve ser realizada, em especial com um coach. “Converse, planeje e, acima de tudo, aja.”, finaliza Madalena Feliciano.

 

Madalena Feliciano - Empresária, CEO de duas empresas, Outliers Careers e IPCoaching, consultora executiva de carreira e master coach internacional. Atua como coach de líderes e de equipes e com orientação profissional há mais de 20 anos, sendo especialista em gestão de carreira e desenvolvimento humano. Estudou administração com ênfase em Recursos Humanos. Já concedeu entrevistas para diversos programas de televisão abordando os temas de carreira, empregabilidade, coaching, perfil comportamental, postura profissional e outros temas relacionados com o mundo corporativo. Mater Coach, Master em PNL e Hipnoterapeuta, Madalena realiza atendimentos personalizados para: Fobias, depressão, ansiedade, medos, gagueira, pânico, anorexia, entre muitos outros


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados