Em
2020 e 2021 o cenário econômico global foi afetado por causa da pandemia - a
qual deixou grandes lições para gestores de negócios. Para se ter uma ideia,
segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o PIB
(Produto Interno Bruto) sofreu uma queda histórica de 9,7% no segundo trimestre
de 2020.
Assim,
as empresas tiveram que enxergar novas possibilidades de crescimento em meio a
dificuldades, sendo que uma delas foi o fortalecimento da relação
empresa-colaborador e da cultura organizacional.
Esses
dois pontos são extremamente importantes dar esteio a empresas de todos os
portes em momentos de crise. Uma lição foi a valorização da comunicação entre
funcionários e gestores de forma remota e constante para evitar ruídos e
desalinhamentos que pudessem interferir no desempenho das tarefas.
Abaixo, listo
as 10 lições que os colaboradores aprenderam em 2021. Confira:
1. Tecnologia
e equipes estruturadas têm de ter total foco no cliente e na
resolução de possíveis problemas.
2.
Planejamento com opções A, B e C são fundamentais para
um bom andamento das corporações nesse momento de readaptação.
3.
Lidar com novas gerações
de colaboradores requer da liderança
entendê-las e, sobretudo, as engajar. Acredito que o uso de tecnologias e
formatos que se assemelham com redes sociais são boas alternativas nesse
sentido.
4.
Conhecer colaboradores significa também gerar e analisar
métricas de alcance, absorção e engajamento.
5.
Encontrar influenciadores internos
é um benefício, já que todas as empresas têm alguns colaboradores que são mais
“populares”. Esse colaborador pode ajudar tanto no processo de comunicação
dentro da empresa, quanto engajar outros colegas.
6.
Flexibilização em relação à
quantidade de dias que o
colaborador precisa estar presente no escritório. Hoje, o modelo híbrido é bem
mais aceito no mundo corporativo e há ferramentas que contribuem para manter a
cultura organizacional em pleno funcionamento.
7.
O colaborador precisa
conhecer diferentes setores
e unidades da empresa e incentivá-lo a publicar conteúdos em canais horizontais
de comunicação interna, descentralizando a função que normalmente é atribuída a
um único departamento, criando uma cultura de comunicação horizontal.
8.
A contratação de
novos talentos para as empresas passou
por uma implantação de processos realizados de forma remota no recrutamento, no
onboarding e no engajamento do dia a dia.
9.
Uma preparação adequada
na política de
trabalho remoto fez toda a diferença para desenvolver
planos de contingência no gerenciamento das equipes que trabalhavam de forma
remota.
10.
Para finalizar, considero importante
também ressaltar que
a comunicação da
empresa pode andar
de forma integrada
com o RH. As redes
sociais corporativas também tornaram possível entregar métricas aos gestores de
RH e ter uma visão clara do alcance, absorção e eficácia dos comunicados
internos.
Gabriel
Kessler - CGO do Dialog.ci
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