Sabemos que a criança brinca desde cedo e o brincar envolve múltiplas aprendizagens. O tempo integral de brincar é na educação infantil; à medida que as crianças crescem, as brincadeiras neste teor de ludicidade se modificam e diminuem.
Brincar é uma atividade humana criadora, na qual a imaginação, fantasia e
realidade interagem na produção de novas possibilidades de interpretação, de
ação, assim como de novas formas de construir relações sociais com outras
crianças e adultos. Desta forma, a criança reinterpreta o mundo e produz novos
significados, saberes e práticas.
Brincar fora da sala de aula desenvolve habilidades como correr, pular, subir,
expressar-se e comunicar-se com o outro, interagindo, participando, cooperando,
representando, argumentando, negociando e apropriando-se de muitas descobertas,
como: bichinhos do jardim, diferentes tipos de folhas, pintura, piquenique,
cuidados com a horta, contação de histórias, caminhada, pendurar roupas,
abrindo lugar para curiosidade.
Tanto Piaget como Vygotsky nos mostram a importância do jogo simbólico e das
brincadeiras na infância, na construção da personalidade e na interação do
cognitivo e afetivo.
Piaget (1998) diz que a atividade lúdica é o berço obrigatório das atividades
intelectuais da criança, sendo, por isso, indispensável à prática educativa. Já
Vygotsky (1978) define o brinquedo como algo que preenche as necessidades da
criança, o que significa entendê-lo como algo que motiva para a ação.
O professor estabelece pontes de oportunidades de observar, falar, analisar
expressões e gestos, registrar as hipóteses com anotações significativas,
escuta e vê capas que representam super-heróis, bonecas como filhinhas,
conduzindo o grupo com estratégias que estimulem atividades criativas e
psicomotoras.
Antes mesmo da pandemia, a Educação Infantil do Colégio Presbiteriano Mackenzie
Tamboré sempre primou por atividades fora da sala de aula. Somos privilegiados
pelo espaço e área verde da nossa unidade, o que possibilita a interação e
vivências com a natureza de forma direta.
Desenvolvemos um currículo apropriado para Educação Infantil, pautado na BNCC
(Base Nacional Comum Curricular) com fundamentos nos campos de experiências e
princípios, que compreendem que a criança seja atendida nos seus direitos de
aprendizagem: participar, explorar, brincar, expressar, conhecer-se e conviver.
É importante que a escola e a família estejam sempre estimulando as crianças
com brincadeiras ao ar livre, oferecendo propostas de atividades como: plantar,
correr, caminhar, andar de bicicleta, pular corda, caçar bichinhos com lupa,
criando desafios, respeitando o tempo da criança e estimulando o contato e zelo
pelo meio ambiente, auxiliando na saúde mental, emocional e física, além de
favorecer na relação pais e filhos.
Ivoneide Ribeiro Martin - Orientadora Pedagógica e Educacional do Colégio Presbiteriano Mackenzie Tamboré.
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