SBCP fez levantamento com o objetivo de desmitificar as propagandas milagrosas de “antes e depois”, dando sequência ao alerta sobre fake news nas redes sociais envolvendo promessas de resultados em procedimentos estéticos
Como
continuidade à campanha “Cirurgia Plástica: não existe milagre. Existe Ciência,
Responsabilidade e Especialização!”, que realiza nas redes sociais e canais de
comunicação, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) fez um
levantamento das principais hashtags postadas quando se envolve este tipo de
procedimento médico.
Entre
os principais assuntos pesquisados e/ou postados no Instagram estão
#harmonizaçãofacial, #preenchimento, #botox, #plastica, e #abdominoplastia. “O
que chama a atenção, é que a maioria dos perfis que usa essas hashtags é de não
médicos ou não especialistas, que fazem propagandas de cirurgias plásticas como
se fossem objetos simples de consumo”, afirma o presidente da SBCP, Dr. Dênis
Calazans.
Perfis
de cirurgiões dentistas e até de clínicas de estética são os mais assíduos
usuários da Hashtag #harmonizaçãofacial. Já a #preenchimento é utilizada por
perfis de odontólogos, biomédicos e dermatologistas. A #plastica foi encontrada
em postagens em perfis de dermatologistas, odontólogos e até de
fisioterapeutas. Por fim, #abdominoplastia foi usada por perfis de
fisioterapia, estética e ginecologia.
“O
perigo de se ter hashtags, como as apontadas, usadas por perfis de não médicos
ou não especialistas é que se cria no paciente a falsa expectativa de
resultados milagrosos, com essas fotos de antes e depois. Mesmo para médicos e
especialistas, a resolução CFM 1.974/11 (artigo 9), determina que o médico deve
evitar sua autopromoção e sensacionalismo, preservando, sempre, o decoro da
profissão. A resolução também proíbe a publicação nas mídias sociais de
autorretrato (selfie), imagens e/ou áudios que caracterizem sensacionalismo,
autopromoção ou concorrência desleal. Ou seja, o médico precisa ser
extremamente criterioso ao publicar selfies em suas páginas de trabalho”,
reforça o presidente da SBCP.
A
campanha “Cirurgia Plástica: não existe milagre. Existe Ciência,
Responsabilidade e Especialização!” conta com vídeos de entrevistas com
diversos especialistas sobre os riscos da realização de procedimentos com
profissionais sem formação em Cirurgia Plástica; postagens semanais em suas
redes sociais sobre o processo de tratamento, manipulação de imagens (truques
como: ângulo, iluminação e maquiagem usados por profissionais não médicos); e
tutoriais com informações relevantes de como escolher o cirurgião plástico para
uma cirurgia plástica mais segura.
Ficha
técnica
Campanha:
“Cirurgia Plástica: não existe milagre. Existe Ciência, Responsabilidade e
Especialização!”
Agência:
Selles Comunicação
Cliente:
Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP)
Produto:
Institucional
Veiculação:
Instagram:
https://www.instagram.com/sbcpoficial/?hl=pt-br
e Facebook: https://www.facebook.com/sbcpoficial
Site: https://www.naoexistemmilagres.com.br
Vigência: Até dezembro de 2020
Nenhum comentário:
Postar um comentário