Pesquisar no Blog

quinta-feira, 4 de junho de 2020

Estresse na pandemia pode provocar problemas na pele


 Marcelo Matusiak

Médicos relatam uma piora no quadro de uma série de doenças dermatológicas


O período de distanciamento social provocado pela pandemia do coronavírus traz repercussões na saúde da pele de muitas pessoas e o estresse pode ser uma das causas envolvidas. A pele tem a mesma origem do sistema nervoso central, ambos provêm do mesmo tecido, o ectoderma, a camada mais externa do embrião. E são os dois primeiros órgãos a se formar no nosso corpo. Segundo a dermatologista e diretora da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Secção RS (SBD-RS), Juliana Boza, na resposta do organismo ao estresse, seja físico ou psicológico ocorre liberação de hormônios, tais como as catecolaminas (entre elas a adrenalina) e o cortisol, isso desencadeia uma ampla gama de respostas, inclusive na pele.

“Dermatite seborreica, psoríase, vitiligo, dermatite atópica, rosácea, acne e queda de cabelos são exemplos de problemas de pele que sofrem grande influência do estado emocional de cada pessoa. Todas essas doenças têm tratamento e sempre faz parte do manejo avaliar os aspectos emocionais que estão presentes e tentar melhorar eles também”, afirma.

A médica reforça que é importante estar atento aos sinais de estresse psicológico e traçar estratégias para enfrentar este período da melhor maneira possível, uma vez que isso tem repercussões em todo nosso organismo, inclusive na pele.

“Para isso é importante ter uma alimentação saudável, realizar exercícios físicos, dormir bem (é reconhecido que a privação de sono tem um impacto importante na saúde). Lembramos que todos estes problemas de pele tem tratamento, em caso de crise é importante procurar o dermatologista. E lembrar que faz parte do tratamento da pele cuidar dos aspectos emocionais que envolvem a doença”, afirma.

Psoríase: a psoríase afeta cerca de 1-2% da população, é uma doença inflamatória sistêmica. O estresse tanto pode desencadear ou exacerbar a psoríase, ou surgir durante o curso da doença, devido a todas as repercussões que ela gera na qualidade de vida. Pacientes com psoríase também têm uma prevalência aumentada de doenças como depressão e ansiedade.

Dermatite atópica: doença inflamatória crônica, em que ocorrem alterações na barreira cutânea, levando a prurido (coceira). É mais frequente em crianças, mas pode ocorrer em adultos também. O estresse através de citocinas pro inflamatórias causa alterações na barreira cutânea, levando a piora dos sintomas. Assim como na psoríase pode ocorrer um ciclo vicioso, em que o estresse causa mais inflamação, que piora a doença.

Acne: a liberação de catecolaminas estimula as glândulas sebáceas, com isso há aumento da oleosidade.

Envelhecimento: o estresse pode levar a um aumento na produção de radicais livres, que atuam em enzimas que degradam o colágeno e fibras elásticas.




Marcelo Matusiak

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados