Pesquisar no Blog

sexta-feira, 19 de junho de 2020

Dia Mundial do Câncer de Rim – Doença silenciosa que afeta mais homens do que mulheres


·         Sintomas podem incluir presença de sangue na urina, dor lombar e nódulo na região lombar1

O Dia Mundial de Conscientização para o Câncer de Rim é celebrado anualmente, em 21 de junho, com objetivo de alertar sobre essa doença silenciosa que em 20 a 30% dos casos já é diagnosticada em estágio avançado2.
Isso acontece pois o câncer de rim não costuma causar sintomas nos estágios iniciais. Muitas vezes, o diagnóstico é feito quando a lesão atinge 10 cm de diâmetro ou mais. Outras vezes, o câncer de rim é descoberto acidentalmente, durante a realização de exames de check-up, como em uma ultrassonografia do abdômen³.
Eventualmente, alguns sinais aparecem e é preciso ficar atento. Os principais são: presença de sangue na urina, mesmo que em pequena quantidade; dor lombar em um dos lados; ou nódulo na região lombar1. Além disso, outros sintomas relacionados a vários tipos de câncer também podem surgir, como fadiga, perda de apetite, perda de peso espontânea e anemia1.
O câncer de rim afeta mais homens do que mulheres, e a maioria das pessoas é diagnosticada entre 65 e 74 anos2. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), estima-se que, em 2018, foram identificados mais de 6 mil novos casos de câncer de rim no Brasil4. Entre os fatores de risco, estão histórico familiar, tabagismo, obesidade, pressão alta, predisposição genética e exposição ao tricloroetileno1.
Os tratamentos variam de acordo com a extensão do tumor.
Recentemente, o Brasil recebeu a aprovação de uma imunoterapia, em combinação com uma terapia-alvo, para o tratamento de pacientes adultos com carcinoma de células renais avançado (CCRa).
Estudos demostraram que a combinação reduziu a progressão da doença ou morte, e duplicou a taxa de resposta objetiva em comparação com sunitinibe, em pacientes com CCR avançado5.  



Merck
Facebook (@grupomerckbrasil), Instagram (@merckbrasil) e LinkedIn (Merck Brasil).


Referências

1 - American Cancer Society. Disponível em: https://www.cancer.org/cancer/kidney-cancer/detection-diagnosis-staging.html. Acessado em maio de 2020.

2 - Ljungberg B, Campbell S and Cho H. The Epidemiology of renal cell carcinoma. European Urology. 2011;60:615-621

3 - Instituto Vencer o Câncer. Câncer de rim | Sintomas. Disponível em https://vencerocancer.org.br/tipos-de-cancer/cancer-de-rim-tipos-de-cancer/cancer-de-rim-sintomas-2/?catsel=tipos-de-cancer. Acessado em junho de 2020.
5 - Motzer R, Penkov K, Haanen J. Avelumab plus Axitinib versus Sunitinib for Advanced Renal-Cell Carcinoma. Engl J Med 2019; 380:1103-1115


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados