Pesquisar no Blog

terça-feira, 19 de novembro de 2019

Vamos comemorar o Dia do Homem falando sobre prevenção de doenças vasculares?


No dia 19 de novembro é comemorado o Dia do Homem, que tal abordarmos temas importantes para a saúde deles, afinal na média populacional eles não se cuidam preventivamente


É essencial falarmos sobre a importância dos exames e tratamentos prévios, pois, a forma como levamos nosso estilo de vida influencia muito em nossa saúde física e mental. Manter uma alimentação balanceada, praticar exercícios quando possível, não fumar, evitar o estresse e manter-se hidratado são dicas fundamentais para precaver diversos males.

Robert Guimarães, médico especialista em cirurgia vascular, endovascular e angiorradiologia explica sobre a importância dos cuidados que devemos ter com nossa saúde. “Sabemos que muitos homens deixam de fazer exames gerais por acharem que a saúde está perfeita ou por colocarem a culpa na falta de tempo. Porém, ter este cuidado é primordial, pois doenças como essas podem ser curadas se forem tratadas previamente.

A trombose por exemplo, pode causar uma obstrução total das artérias do cérebro, chamado de acidente vascular cerebral, o conhecido AVC. “O maior problema é quando ocorre o processo de embolia fazendo um coágulo na corrente sanguínea. Uma embolia pode ficar presa nos pulmões, no cérebro, coração ou em outra área, levando a graves lesões e até a morte”, explica o Dr. Robert.

Segundo o especialista, as varizes, que se baseiam na dilatação das veias, prejudicam a circulação do sangue, afetando a parte mais superficial da pele, principalmente nas pernas e pés. Além de ser uma preocupação estética, as varizes podem causar grandes problemas de saúde, como a flebite, uma inflamação que se não for tratada, leva à trombose, que é a formação de um trombo ou coágulo no interior de um vaso sanguíneo em partes inferiores do corpo e que mais tarde pode afetar o sistema cardiovascular, ocasionado um AVC.

“Essa e outras doenças podem ser evitadas com a realização frequente de um check-up. O especialista identifica a situação e toma medidas iniciais para que o quadro não se agrave. Como, por exemplo, mudança nos hábitos alimentares, atividades físicas e, caso necessário, receitar uma medicação”, conclui Guimarães.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados