Pesquisar no Blog

sábado, 20 de julho de 2019

Especialista indica 5 maneiras para incentivar o hábito da lição de casa


Depois da aula, o aprendizado continua com as lições de casa. As tarefas são uma oportunidade de reflexão e de crescimento pessoal do aluno, além de auxiliarem no desenvolvimento de responsabilidade e senso de organização. “O incentivo e o interesse da família são muito importantes. É fundamental que os pais entendam a importância da lição, que ajuda as crianças a prosseguirem por conta própria em seus estudos, diz Natália Germano, gerente do setor pedagógico do Kumon, com mais de 15 anos de experiência na área de educação.

Para que o objetivo das lições de casa seja atingido, a criança precisa ter um horário definido para se dedicar aos exercícios. Este horário deve ser um momento em que ela esteja descansada e possa fazer as tarefas com tempo. Além disso, é muito importante acompanhar a realização dessas tarefas. Permaneça no mesmo cômodo que seu filho, lendo ou trabalhando. Assim, é criada uma atmosfera de estudo e concentração, o que pode otimizar o aproveitamento das lições.

“Também é recomendado montar um planejamento de estudo e ter um local específico para estudar em casa, se possível um cômodo iluminado, organizado e longe de distrações para que a criança consiga realizar os exercícios e se concentrar”, comenta Natália.

Confira mais dicas da especialista para ajudar os pequenos nas tarefas de casa:


1.   Ajude, mas não faça por ela


Se a criança apresentar dificuldades durante a tarefa de casa, os pais devem tentar entender o motivo para conseguir ajudar. Mas, o ideal é não fazê-las por ela. Os pais podem auxiliar checando no livro/apostila se tem alguma informação que pode ser utilizada, tomar por base as lições anteriores, e até mesmo ajudar a entender melhor o enunciado da questão. Mostre como analisar o conteúdo, mas deixe-o tirar suas conclusões. Se for preciso, aponte o erro, mas não corrija para ele; faça uma comparação com um exercício semelhante, mostre um exemplo. Outro caminho é compartilhar com a escola a dificuldade da criança para juntos, definirem a melhor solução.

Além disso, é bem importante estarmos atentos aos sentimentos da criança, pois ansiedade, frustração e medo em relação às tarefas escolares muitas vezes podem resultar em um baixo desempenho.


2.   Ajude a pensar e estimule a autonomia
Se surgirem dúvidas sobre os deveres de casa, procure ajudar, mas sem dar a resposta. Perceba onde estão os problemas e tente encontrar uma solução conjunta. Isso é importante para trabalhar a autonomia e a resolução de desafios.


3.   Crie hábitos nas crianças para que entendam a importância da tarefa como uma extensão do que é aprendido em sala de aula e não um “fardo”
Criar o hábito saudável de estudar um pouco todos os dias traz muitos benefícios, pois não se perde o ritmo dos estudos. “Pode parecer difícil convencer a criança sobre a importância do estudo diário, mas é um investimento que ela só compreenderá no futuro”, diz Natália.

Com o estudo todos os dias, ela aprende a ter responsabilidade, mantém a memória ativa, a persistir e a buscar seus sonhos, além de ajudar no ritmo do retorno às aulas. “No Kumon, incentivamos que o aluno estude, no mínimo, 30 minutos por dia, em casa, para que possa adquirir o hábito de estudar sempre, completa Natália.


4.   Elogie e ressalte os pontos fortes ao final de cada tarefa
O incentivo, os elogios e o acompanhamento da criança são importantes para que ela se mantenha motivada e queira continuar as atividades. 


5.   Respeite o ritmo da criança
Cada pessoa tem um ritmo próprio de aprendizado e desenvolvimento. Por isso, é muito importante não comparar o desempenho das crianças. Pressioná-las excessivamente ou proibi-las de brincar e se divertir também não serão medidas eficazes.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados