Pesquisar no Blog

sexta-feira, 19 de julho de 2019

Como transformar resíduos orgânicos em nutrientes para suas plantas?

Confira algumas dicas para uma compostagem de sucesso


A compostagem é uma técnica fundamental para manter o jardim ou horta saudável, sem uso de adubos e pesticidas químicos. O composto, quando estabilizado e disposto em meio às plantas, contribui para aumentar a fertilidade do solo, reduzindo a necessidade de outros tipos de adubos, além de proporcionar um destino correto aos rejeitos orgânicos gerados em casa.

É possível aproveitar, por exemplo, os galhos e folhas da poda recém feita, triturando-os e incorporando o resultado gerado à compostagem. 

Os trituradores são equipamentos versáteis amplamente utilizados na agricultura e em pequenas propriedades, pois permitem triturar inúmeros materiais vegetais, que em seguida podem ser destinados à alimentação animal ou material para compostagem.



 Confira a seguir algumas dicas da Tramontina para fazer sua compostagem dar certo:


  • Separe e triture todos os resíduos gerados na limpeza do jardim, horta e da poda das plantas, como galhos, restos de vegetais, cascas, ervas espontâneas, etc.

 

  • Misture a proporção de 3 partes de materiais úmidos e orgânicos (cascas, frutas, hortaliças) para 1 parte de materiais secos (composto triturado, serragem, palha) e coloque em um canto da horta, uma caixa, ou uma composteira.



  • É fundamental revirar o conteúdo com frequência para oxigenar a mistura, favorecer a evaporação do excesso de umidade e aumentar a quantidade de ar. O tempo estimado de maturação do material é de 3 a 6 meses dependendo do clima­. Após este período o composto estará estabilizado, com cor escura, cheiro de terra, temperatura ambiente e pronto para ser utilizado em suas floreiras e canteiros.


 

Dica extra: caso possua grande quantidade de resíduos secos em sua propriedade, aproveite-os para utilizar sobre canteiros ou sobre o solo, reduzindo o surgimento de plantas espontâneas e evitando erosão do solo com as chuvas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados