Pesquisar no Blog

terça-feira, 13 de novembro de 2018

Os desafios de cursar uma faculdade em outra cidade


Escolher a faculdade é um passo importante e desafiador para um futuro promissor. É preciso estar preparado para estudar longe de casa. Esse movimento migratório de estudantes é comum no Brasil, uma vez que as grandes metrópoles, como São Paulo, oferecem ótimas oportunidades de carreira por possuírem instituições de ensino de qualidade e grandes empresas nacionais e multinacionais.

Cidades do interior também são destinos de estudantes em busca de boas oportunidades, onde se concentram um grande número de universidades estaduais e federais, além de ótimas universidades privadas. Independente da cidade a ser escolhida para morar, faz toda a diferença se sentir em casa, amparado e com uma estrutura ideal para viver esse período focado nos estudos. 

Confira algumas dicas para driblar os obstáculos e as vantagens dessa experiência para quem está fazendo as malas para morar em outra cidade:


Bem-vindo a sua nova rotina!

As primeiras semanas parecem muito atribuladas para quem sai da casa dos pais. Fazer a própria comida, ir ao supermercado e lavar a roupa são algumas das atividades básicas do dia a dia. Faça uma lista das suas atividades, dias e horários das novas obrigações. É uma forma de se organizar e não deixar nada para trás.


Saudades de casa

É natural que, em qualquer momento dessa fase, o jovem sinta falta dos pais e dos amigos. Moradias compartilhadas podem ser uma boa alternativa para viver essa fase da vida. Segundo Juliano Antunes, CEO e cofundador da ULIVING, empresa pioneira em residência estudantil no Brasil, reforça essa ideia. “Escolha um local em que exista interação entre os estudantes, que possua ambientes de convivência. Além disso, é importante ter sempre alguém 24 horas à disposição dos jovens para que nunca estejam ou se sintam sozinhos”.


Estrutura

É importante que o jovem tenha ao seu alcance tudo o que ele precisa para dar o melhor de si na faculdade. Para estudar, uma sala reservada e silenciosa pode aumentar o rendimento. Descansar não é menos importante. “Na ULIVING, os apartamentos - individuais ou compartilhados - são mobiliados –com camas confortáveis, mesas para estudo e armários individuais com chave. Oferecemos também sala de tv, sala de estudo, lavanderia, cozinha equipada e espaço para eventos”, afirma Juliano. 


Celebrar as vantagens

Sair de casa também traz muitas coisas boas! Além da liberdade para definir horários e a rotina, a convivência com outras pessoas pode proporcionar uma troca positiva de experiências e maturidade para enfrentar a vida adulta. “A residência estudantil cria o ambiente ideal para que os jovens se formem não só na faculdade, mas também auxilia na transição para a vida adulta, com conforto e segurança”, completa Juliano.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados