Pesquisar no Blog

sexta-feira, 16 de novembro de 2018

Empoderado e Autoconfiante



Que tal se autoconhecer?

O que define o que você é, segundo o terapeuta João Gonsalves, é um conjunto de sentimentos e associações daquilo que vive: quando se tem um conceito de aceitação, o ser entende aquilo o que representa e o que pode vir a representar.
Neste século há uma luta entre o empoderamento e a sociedade. Quando de um lado têm-se a liberdade de ser quem deseja, de outro tem um padrão pré-selecionado.

A pergunta que fica é: é melhor se aceitar gordo ou fazer uma mudança de concepção?

Conhecer a si, segundo o terapeuta, possibilita uma mudança gradativa e saudável que pode ser tanto mental – com a aceitação do seu corpo -, como física – buscando o corpo que deseja ter: “Aprovando-nos e reconhecendo nossa legitimidade, nossa utilidade e a mudança gradativa, a qual podemos fazer de forma saudável, nos leva a um estado de pacificação, eliminando assim muitos conflitos internos”, ressalta João em seu livro “Quem é você? Eu te ajudo a se lembrar”.

Mas é importante explicar que a mudança não anula a aceitação. Quando se tem consciência sobre si, sabe-se que a sua mente e o seu corpo precisam de cuidados, e quando se confunde que a aceitação significa permanecer igual ao que era e mudar traz uma culpa de não ser empoderado, tem algo errado. “Se colocarmos uma meta, mas nos sentimos culpados, essa culpa é uma trava. Se somos culpados, não merecemos que isso que estamos desejando se materialize. É preciso primeiro que nos coloquemos em um estado de merecimento. É preciso olharmos para nossa história com apreciação, inclusive daquilo que nós nos envergonhávamos”, explica João.

Ser empoderado, nos dias de hoje, é ir à luta. Aceitar seu corpo não necessariamente é aceitar-se gordo e permanecer deste modo. O importante aqui é se amar. Se amando, naturalmente, você procurará meios de cuidar de sua saúde física e mental. “Quando nos aprovamos, nos consideramos dignos e podemos estabelecer metas ousadas”.

O criador da Autosofia ainda diz: “Cada um age de acordo com as convicções que tem“. É importante respeitar aqueles que ao se autoconhecerem, decidiram que emagrecer é a melhor opção para se amar e cuidar de sua saúde.

“A mudança se faz por meio do amor por si e por todas as nossas facetas, que se manifestam externamente como uma fiel reprodução do que somos internamente”, ressalta o terapeuta em seu livro. Neste dia especial, escolha se autoconhecer, amar-se e mudar o modo como se enxerga. Seja consciente de quem é e corra atrás daquilo que deseja, sem medo da mudança.





João Gonsalves - Terapeuta e assessor de Autoconhecimento
Endereço: Estrada Manoel Lages do Chão, 1335 - Cotia - São Paulo


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados