Pesquisar no Blog

domingo, 30 de setembro de 2018

ENVELHECER É INEVITAVEL, MAS PERDER OS DENTES É UMA ESCOLHA


Os cuidados com a saúde bucal devem ser um processo continuo, inclusive na melhor idade


Envelhecer, é um processo natural e com o avançar da idade, algumas coisas mudam no nosso corpo e também nos nossos dentes. Associar a terceira idade com o uso de dentaduras, não é correto. “Muitas pessoas pensam que quando envelhecer, consequentemente ficarão sem dentes; mas uma coisa não tem nada a ver com a outra. Dá para chegar na terceira idade sem deixar nenhum dente pelo caminho” – explica Helio Cano, cirurgião dentista e diretor clínico da Prez Odonto. Afinal, com uma alimentação saudável, uma boa rotina de higiene bucal e idas regulares ao dentista, pode-se garantir a saúde dos dentes por toda vida

De fato, existem condições que acometem principalmente os idosos, como a xerostomia (popularmente conhecida como boca seca). Geralmente, o idoso faz o uso continuo de alguns medicamentos e isso pode contribuir para essa condição. “A baixa produção do líquido salivar, pode prejudicar os dentes, afinal a saliva contém enzimas digestivas e anticorpos, evitando o acúmulo de bactérias e cáries, além de ser responsável por proteger toda a região e manter a temperatura ideal. Aumentar a quantidade de água ingerida, pode amenizar os sintomas e ajudar no tratamento”- pontua.

Devemos lembrar também dos cuidados com as próteses dentarias. Deve-se escová-las fora da boca (no caso de dentaduras e próteses móveis) com uma escova adequada - existem escovas apropriadas para este fim.  Outro problema que ganha destaque na terceira idade é a sensibilidade. Com o passar dos anos, a gengiva costuma se retrair e isso pode causar a exposição das raízes de alguns dentes, tornando-se sensíveis. “Nos casos de sensibilidade, o ideal é procurar um especialista, já que isso pode ser indício de algo mais sério”. 

 Para garantir dentes fortes e saudáveis em qualquer idade, a escovação deve ser feita todos os dias, principalmente após as refeições (café da manhã, almoço e janta), com uma escova de dentes de cerdas macias (para evitar lesões nas gengivas), pasta de dente com flúor e principalmente, fazendo o uso do fio dental. “Um grande desafio é fazer com que o idoso use o fio dental. Por ele exigir tempo e paciência, muitas vezes é deixado de lado” – finaliza.

Quer saber mais sobre o tema? Helio Cano, é especialista em prótese e reabilitação oral. Cirurgião dentista e membro da ADA (American Dental Association), possui pós-graduação em implante, odontologia estética e lentes de contato. 





Prez Odonto 

Unidades:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados