Pesquisar este blog

terça-feira, 9 de maio de 2017

Proposta de pauta: Endorfina é um antidoto poderoso contra o stress



"A pratica de atividades física tem sido uma grande válvula de escape para o mal do século"


Caos é uma boa palavra para definir a vida das pessoas, e até das crianças, na sociedade moderna. Muitos se perdem no meio do furacão de funções múltiplas, transito intenso, horários apertados e pressão de todos os lados. Esta rotina conturbada e tão comum tem feito suas vítimas e tem cobrado seu preço.

Estudos revelam que o stress, que é considerado o grande mal do século, é a causa de diversas doenças e tem levado a óbito milhares de pessoas por ano ao redor do mundo. Os dados são tão alarmantes e os efeitos do stress são tão intensos que a luta para combatê-lo tem se tornado cada vez mais acirrada e, comprovadamente, existe uma arma secreta para vencer o stress, que é produzida pelo nosso próprio corpo, a endorfina!

A endorfina é uma substância natural produzida pelo cérebro que ajuda a relaxar e a reduzir o stress e a ansiedade, ela é liberada, principalmente, após a prática de atividades físicas e tem sido uma poderosa aliada para diminuir os níveis de tensão, entre outros benefícios.

Executivos com carreiras de sucesso admitem que os exercícios físicos são determinantes para manterem o foco e o pique nas rotinas cada dia mais exigentes e intensas, no entanto, relatam que atividades físicas repetitivas e maçantes não são efetivas no combate ao stress.

Aulas de boxe, artes marciais mistas e treinamento funcional tem sido as modalidades mais procuradas por este público, que vê no dinamismo das atividades e na intensidade dos exercícios um chamariz para a prática, que em muitos casos, chega a ser diária.

Pesquisas realizadas em uma universidade americana revelam que a prática cotidiana de atividades físicas com alta intensidade reduz em até 30% os sintomas do stress nas primeiras oito semanas, diminui em até 27% os sintomas da tristeza e preocupação e atenua em 14% as emoções negativas, como medo e irritação.

“Eu procurei uma atividade física para praticar por orientação médica, meu ritmo de trabalho estava tão acelerado que em um checkup de rotina percebi que todos os meus exames estavam alterados, sem contar que quanto mais eu trabalhava, parece que menos capacidade de concentração eu tinha, por consequência, menos eu produzia. Tentei as academias tradicionais, mas logo desisti, não me sentia estimulado, aí uma amigo disse que estava treinando boxe e gostando bastante e eu decidi experimentar”, afirma Bruno Turco, 26, gestor de planejamento de um dos maiores bancos da América Latina.

Bruno ainda conta que viu na arte marcial uma chance de ir além de aprimorar a forma física, mas uma forma de ganhar equilíbrio, força e resistência, no entanto, ainda sentia falta de uma atividade que privilegiasse tanto os membros inferiores, quanto superiores e foi aí que ele conheceu um studio paulista, que possui quatro modalidades exclusivas que misturam artes marciais mistas e exercícios de treinamento funcional e que, em pouco tempo, tem conseguido muitos adeptos.


Localizada em uma região predominantemente comercial, com arranha-céus recheados de executivos stressados e ocupados, a SoulBox já virou point e tem registrado um aumento significativo na procura desses profissionais que buscam nas modalidades oferecidas, um trunfo contra o stress, tendo como bônus: boa forma, saúde e uma injeção de ânimo para o dia a dia. Para que a proposta seja atrativa para os executivos da região, a SoulBox tem realizado parcerias com empresas, oferecendo inúmeros benefícios, inclusive descontos e bonificações nas compras de pacotes. Algumas empresas, inclusive, têm colocado aulas de BodyBag, SoulBox e RingueClass, modalidades exclusivas do studio, como benefício para funcionários que se destacam em suas funções, e também para aqueles que batem recorde de horas extras.
“Faz parte da política da nossa empresa pensar sempre no bem-estar do funcionário e oferecermos como benefício a possibilidade da pratica de uma atividade física que, entre todas as melhorias esperadas, ainda auxilia na diminuição da tensão e stress, entendemos que não estamos apenas investindo na saúde do funcionário, estamos, de certa forma, investindo em uma estratégia para fazer o rendimento do colaborador subir”, afirma Daniella Marqueti, gerente de RH do Grupo CRM.
Os horários mais lotados na SoulBox são os primeiros horários da manhã, o horário da hora do almoço e no início da noite, que são as pausas típicas de quem trabalha nos arredores.
Outro atrativo do studio é que ele opera em sistema “pay per use”, ou seja, as aulas são vendidas avulsas ou em pacotes de 5, 10, 20 e 40 aulas, sem nenhuma taxa de matrícula ou mensalidade, você só paga pela aula realizada. Mas atenção, as aulas agendadas e não canceladas com até 3 horas de antecedência são cobradas, mesmo se a pessoa não comparecer.
“O sistema “pay per use” é mais justo, uma vez que a pessoa só paga o que consumir, no entanto, temos a regra de cancelamento que é clara e é rígida, se a pessoa reservou a bag e não compareceu à aula ou não fez o cancelamento com até 3 horas de antecedência terá o credito consumido da mesma forma. É como comprar um ingresso no cinema e não comparecer, ele só é valido para aquele filme e horário, não adianta argumentar. Precisamos ser rígidos quanto a isso porque a bag que foi reservada pelo aluno é automaticamente invalidada pra compra no nosso sistema via site e aplicativo”, explica André Audi, um dos sócios da SoulBox.        


Studio SoulBox



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados