Pesquisar no Blog

terça-feira, 25 de outubro de 2016

Nutricionista revela alimentos que beneficiam a saúde bucal



Ter um sorriso bonito é o cartão de visita mais representativo em uma pessoa. Segundo a nutricionista funcional, Regina Moraes Teixeira, para manter os dentes e as gengivas saudáveis, além da escovação e o uso do fio dental diariamente, assim como recomendam os dentistas, manter uma dieta balanceada é importante para a conservação de uma boca saudável. “Há uma série de alimentos ricos em vitaminas e minerais importantes para os dentes e devem ser consumidos com frequência. Além disso, evitar excesso de doces, refrigerantes, café e vinho tinto é fundamental, pois o açúcar e os pigmentos contidos neles se associam à placa e enfraquecem o esmalte, podendo ocasionar cáries e manchas”, explica a especialista que, abaixo, comenta os benefícios desses alimentos para a saúde bucal:

Maçã: por ser rica em fibras, ajuda na limpeza dos dentes, além de estimular a produção salivar, evitando a formação da placa bacteriana.

Verduras de cor verde escura: verduras como couve, agrião, acelga, alface, almeirão, chicória, couve-de-bruxelas, espinafre, mostarda, escarola, folha de brócolis, folha de beterraba e rúcula contém ferro e cálcio, que ajudam na proteção do esmalte dos dentes, além de serem ricas em cálcio.

Cebola: Por conter propriedades antibacterianas, previne o aparecimento de cáries.

Grãos Integrais: São ricos em vitaminas e minerais, em especial vitamina do complexo B e ferro, essenciais para a saúde da gengiva. Por serem boas fontes de magnésio, são excelentes para ossos e dentes. Arroz integral, cereais integrais, macarrão integral, pães integrais e farelo de trigo são algumas opções.

Queijos: Os queijos são ricos em cálcio e também caseína, uma proteína que contribui para o fortalecimento dos dentes.

Peixes: Por serem boas fontes de cálcio e também ricos em vitamina D, atuam diretamente na absorção e fixação do cálcio. Opte por peixes de pequeno porte, como sardinha e pescada.

Chá verde: Poderoso antioxidante, diminui a incidência de cáries e impede a formação de placas bacterianas.

Água: Importante para o bom funcionamento do nosso organismo no geral e para a limpeza dos dentes também. Caso coma algo e não possa escovar os dentes naquele momento, tomar um copo de água ajuda a limpar os resquícios maiores de comida dos dentes, até que se possa escová-los. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados