Bastante especulada após dois de pandemia e
isolamento social, a Copa do Mundo 2022, que acontecerá entre novembro e
dezembro, tende a ser ainda mais impactante do que as últimas edições. O
principal evento esportivo global, proporciona o sentimento de esperança, união
e celebração entre os países, que se unem pelo mesmo propósito de um campeonato
que é referência mundial. Freepik
Mas e na moda, qual é a influência da Copa este
ano?
De acordo com a Beatriz Caron, professora de Moda
do Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (Ceunsp), no cenário da
moda nacional e internacional, as camisetas das seleções naturalmente
consideradas favoritas e tradicionais ganham maior destaque, entre elas:
Brasil, França (última a vencer), Espanha, Argentina e Alemanha, são alguns dos
uniformes que ganham bastante destaque, e maior procura no mercado.
“Outra grande tendência neste ano, é o apelo da
moda com elementos temáticos e culturais de cada país, unidos a cores fortes e
contrastantes, que também surgem com uma forte intenção de vestimentas, a
exemplos disso temos: a camiseta do time do Brasil com referências a
onça-pintada, e a camiseta do México com elementos astecas”, salienta Beatriz.
Outro fator determinante na busca dos torcedores
para torcida, é o fato de que essa provavelmente será a última copa de alta
performance de grandes personalidades e estrelas do mundo do futebol, como
Neymar no Brasil, Messi na Argentina e Cristiano Ronaldo em Portugal, tornando
a procura pela camiseta desses atletas muito alta.
Tendência BrazilCore
A professora de Moda do Ceunsp explica que neste
ano ficou em evidência também a tendência BRAZILCORE. “É a estética de moda
que viralizou nas redes sociais, em especial no TIK TOK, com uma série de
produções nas cores verde e amarelo, esse viral teve início quando várias
personalidades internacionais consideradas referências no mundo da moda, (como
a modelo Hailey Bieber) apareceram em posts em suas mídias vestindo as cores da
bandeira brasileira”.
Caron destaca ainda que analistas de tendências
apontam que a nascente dessa tendência foi a coleção inspirada no futebol da
marca espanhola Balenciaga em 2020, além disso, também coincidem com o retorno
forte da estética dos anos 2000 (Y2K) que apresentam cores vibrantes e entre
elas o verde e amarelo.
“E claro que não podemos ignorar o fator principal,
o Brasil é conhecido no mundo todo como “o país do futebol”, e desde que a Copa
do Mundo foi criada em 1930, ele é o único país que participou de todas as edições
do campeonato, sendo a seleção brasileira a maior campeã do futebol masculino,
e a única a conquistar cinco taças no mundial, o que faz com que diversos
outros países também celebrem e torçam para o Brasil. Portanto, a soma de todos
esses fatores foram fundamentais para a disseminação da tendência Brazilcore de
maneira nacional e internacional”.
Para auxiliar os amantes da Moda e da Copa, Beatriz
elencou algumas formas de produções com a tendência BrazilCore.
“Para montar looks com a estética BrazilCore, vale
criar produções compostas por peças simples que se tenha em casa como a
camiseta de futebol da seleção brasileira atual ou vintage, bonés, e as
tradicionais sandálias Havaianas”.
Já na moda feminina, além das camisetas verde e amarela,
vale apostar em biquínis e tops coloridos com as cores da bandeira nacional.
“Roupas leves e confortáveis, como regatas e bermudas valem para todos, visto
que pela primeira vez a Copa do Mundo vai ocorrer em pleno verão brasileiro,
pois nunca antes o mundial foi disputado nos meses de novembro e dezembro,
época de alto verão no Brasil, e essa a mudança ocorreu para evitar a exposição
dos atletas ao forte calor dos meses de junho e julho do Oriente Médio que é
onde se localiza o Qatar pais sede dos jogos de 2022”, ressalta a professora.
Beatriz orienta ainda investir em peças com
estampas bem-humoradas e peças que evocam o clima tropical brasileiro com
referências a praia, boteco e futebol. “As adaptações menos literais dos
símbolos nacionais também ganham força e têm sido preferidas pelas marcas
locais, sobretudo, devido ao cenário político polarizado em um ano de eleição
tão conturbado como esse”.
Além disso, Beatriz explica que o Sport Vintage é
uma tendência entre os uniformes esportivos, utilizando peças oficiais de
décadas anteriores. “Nas composições, a alfaiataria tem se tornado a principal
escolha para garantir um visual clássico. E para compor com as camisas, calças
e bermudas de alfaiataria aparecem em cores neutras, contrastando com a parte de
cima colorida. A camisa também aparece como sobreposição a camiseta de malha”.
Por fim, a professora do Ceunsp alerta para uma
atenção especial aos Designers de Moda e criadores de peças para vestuário com
a temática BrazilCore: para utilizar logos, escudos e menções à Copa do Mundo,
é necessária uma autorização legal e direito de uso. Ainda que procure
elementos mais literais para sua coleção, evite usar brasões oficiais, nomes de
organizações como FIFA e Qatar e o nome dos atletas.