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quinta-feira, 30 de setembro de 2021

Conheça os 3 fundos de previdência que mais renderam no C6 Bank

Fundos mais rentáveis disponíveis no banco digital tiveram remuneração entre 6% e 11% em 12 meses


A previdência privada, um dos produtos de investimento que o C6 Bank oferece em sua plataforma, tem ganhado cada vez mais espaço como uma forma de complementar a renda da aposentadoria paga pelo INSS. Ela tem um funcionamento parecido com o de fundos de investimentos, mas com um objetivo bem específico: garantir renda para um futuro mais confortável. 

O investidor pode, naturalmente, planejar renda extra para a terceira idade de outras maneiras, investindo em outros produtos. Mas, segundo especialistas em finanças, se o plano é ter renda para quando não se está mais trabalhando, a previdência privada oferece algumas vantagens importantes em relação aos demais produtos de investimento, como a praticidade dos aportes mensais automáticos e os benefícios tributários e sucessórios. 

O C6 Bank tem mais de 30 opções de fundos de previdência privada em sua plataforma de investimentos. Nos últimos 12 meses, os que apresentaram a maior rentabilidade foram: 

- Studio Icatu 49 Previdenciário FI MM (11,47%)

- Icatu Kadima Fie Prev FIC de FI MM Créd Priv (9,43%)

- Icatu Seg Duration FI RF (6,24%)

Para ver essas e outras opções ofertadas pelo banco, basta selecionar C6 Invest na home do app e, depois, Previdência. O usuário pode navegar pela lista de fundos de previdência ou fazer uma simulação, considerando a idade com a qual deseja se aposentar e quanto deseja receber por mês.

 

Vantagens

Na previdência privada, o usuário pode programar investimentos mensais automáticos com débito direto em conta. Assim, não há o risco de esquecer de fazer a aplicação ou de aportar menos do que o pretendido para alcançar o montante desejado no futuro. 

Outro benefício está na tributação do imposto de renda. As taxas que incidem sobre a previdência privada são diferentes de outros produtos, e o investidor escolhe se deseja ser tributado de forma progressiva ou de forma regressiva. No primeiro modo, o tributo é calculado com base no valor escolhido para resgatar ou receber mensalmente. No segundo, a tributação está relacionada ao período de investimento – quanto mais tempo ele mantiver o dinheiro aplicado, menor é a alíquota de IR. 

A previdência privada ainda apresenta outras duas vantagens: diferentemente dos fundos de investimentos comuns, os fundos de previdência não cobram taxa de performance nem come-cotas; e é possível fazer um planejamento sucessório do investimento, com vantagens relacionadas a inventário, imposto de transmissão, custos advocatícios e indicação de beneficiários. 

Em seu canal no YouTube, o C6 Bank explica como funciona a previdência privada e vários outros produtos de investimento: https://www.youtube.com/c/C6BankOficial/.

 


C6 Bank

https://www.c6bank.com.br


Madero: IPO ou Recuperação extrajudicial?

                                                                                                                                                                       

Nas últimas semanas vimos notícias sobre a situação financeira da rede de restaurantes Madero, cujo balanço do 1T2021 apontou endividamento bancário elevado (aproximadamente 4x o EBITDA da empresa, o que já configura distress), sendo grande parte dessas dívidas com vencimento em até 12 meses.

O cenário vivido pelo Madero não é diferente do cenário que viveram os 250 mil bares e restaurantes que fecharam as portas na pandemia, somente no estado de São Paulo. O que muda é que o Madero ainda tem balanço patrimonial para lastrear a emissão de novas dívidas para sustentar sua geração negativa de caixa, e a confiança de seus principais financiadores para a rolagem da dívida.

As demonstrações financeiras do Madero demonstram claramente a deterioração do patrimônio líquido, queda na geração de caixa, aumento expressivo no endividamento e redução de receitas e margens. Até aí, tudo normal e dentro do esperado num cenário de crise como o vivido atualmente.

O que chamou a atenção foi o aumento do imobilizado no ano mais marcado pela crise. Foram R$230mm investidos em imóveis de terceiros, R$44mm em equipamentos, R$30mm em informática, R$17mm em móveis, entre outros, que totalizaram R$370mm. Além do prejuízo ter aumentado em R$268mm, e a liquidez caído consideravelmente, a empresa se alavancou para financiar não só seu capital de giro, mas novos investimentos. Liquidez caindo, alavancagem operacional aumentando, financiada com taxas de rolagem cada vez mais elevadas. Sinal de alerta.

Concordo que na crise é que surgem as oportunidades, e talvez a gestão tenha percebido grandes vantagens de negociação de pontos comerciais, e resolveu expandir na contramão da crise, apostando numa retomada mais acelerada, e que ainda não veio. Entretanto essa alavancagem financeira adicional trouxe certo risco financeiro.

A companhia está sendo forçada a negociar waivers de covenants com bancos, linhas adicionais com taxas de juros mais elevadas (também recorrendo ao famoso descontando recebíveis), e se comprometendo contratualmente a entregar um EBITDA mais elevado, a fim de reduzir a alavancagem financeira, em curto espaço de tempo, sob pena de vencimento antecipado das dívidas. 

Chamo a atenção para a composição do ativo imobilizado da empresa, em que R$ 573mm são benefícios em imóveis de terceiros que, no caso de descumprimento de contratos de locação, seriam praticamente perdidos (fora as multas aplicáveis). Se fizermos um cenário de insolvência ou liquidação, sobraria pouco ativo para pagamento dos credores, que seriam basicamente quirografários.

Apesar de os credores terem flexibilizado termos contratuais e concedido mais crédito para a empresa, momentaneamente (criou-se um folego de 6 meses a um ano), por entender que o cenário macro irá se estabilizar e a empresa vai voltar aos trilhos que vinha seguindo, e a velocidade do ramp-up de consumo, a retomada da receita e margem devem ser acompanhadas de perto.

A entrada do Carlyle, em 2019, aportando R$700mm com absoluta certeza garantiu a sobrevivência do negócio, que, caso contrário, dificilmente teria robustez financeira para conseguir tais negociações e o IPO para captar recursos, a fim de reduzir a alavancagem, será um divisor de águas.

Caso a empresa consiga o IPO bem sucedido, conseguirá melhorar seu mix de capital e provavelmente sairá da crise fortalecida (o investimento feito durante a crise vai com o tempo passar a dar resultado, e boa parte da concorrência simplesmente quebrou). Acredito que pela composição das partes interessadas no negócio, esse seja o cenário mais provável, ou, se não um IPO, uma capitalização por parte dos sócios ou um private placement.

Caso o IPO não aconteça, restará talvez mais uma rodada de negociação com bancos, que poderá ser feita dentro de um contexto de recuperação extrajudicial, como fez a Restoque que, também severamente afetada pela pandemia, renegociou suas dívidas com parcela bullet de R$1.1 bi para 2025. A composição dos ativos/ garantias da Restoque (varejo) é mais ou menos a mesma do Madero, benfeitorias em imóveis de terceiros, alguns ativos, e estoques.

A recuperação extrajudicial se aplica quando a gravidade da crise é menor, ainda reversível, e, sobretudo, quando ainda há confiança e bom relacionamento entre devedor e seus credores, como parece ser o caso do Madero. Nela, o stay period (período de suspensão das execuções) é restrito aos credores abrangidos pelo plano de recuperação extrajudicial e, neste, é possível incluir quase todas as dívidas, até mesmo trabalhistas (desde a reforma pela qual a lei passou no final do ano passado). Ficam de fora as dívidas tributárias e as que estariam excluídas da recuperação judicial ordinária, tais como as garantidas por alienação fiduciária e as decorrentes de contratos de adiantamento de câmbio.

Na extra, o pedido poderá ser apresentado com 1/3 de adesões de credores abrangidos, para obtenção de stay period por 90 dias, prazo no qual a empresa poderá chegar aos exigidos 50%+1 voto, necessários para homologar o plano (e, com isso, sujeitar os credores dissidentes, aqueles que não concordaram com a proposta do devedor). Os credores podem ser reunidos por espécie ou por natureza de crédito, o que possibilita flexibilidade na montagem da estratégia de negociação com aqueles que serão sujeitos ao pedido.

Em um claro movimento de desjudicialização da crise, há incentivo para que as empresas passem a usar mais esse instrumento, inclusive com a proteção dos negócios jurídicos feitos no âmbito da recuperação extrajudicial, que não são passíveis de revogação, o que traz segurança aos credores e, muito especialmente, a terceiros que estejam dispostos a adquirir ativos.

No caso do IPO, tudo ficará bem. Caso não ocorra, resta saber como Bradesco, BTG Pactual, Banco do Brasil e demais credores vão reagir neste cenário. Uma recuperação extrajudicial faria sentido, ainda mais pela fragilidade das garantias dos créditos envolvidos.

Eu, como adoro Madero, espero que a qualidade de sempre continue mantida, e que até o final deste ano tenhamos um desfecho positivo para a empresa.

 


Estevão Seccatto Rocha - professor de Turnaround na FIA Business School. Engenheiro naval (Poli/USP), extensão em economia (Harvard), finanças e marketing (FEA/USP), tecnologia (Singularty University), mestrando (University of Liverpool). Foi head global de M&A da Atento (NYSE), reestruturador de empresas pela KPMG e IVIX , diretor da G4S (LSE) e associado no private equity Artesia. Assessorou mais de uma centena de empresas. www.turnaroundtalks.com

  

Qual a importância da digitalização do BPO?

A digitalização organizacional é uma tendência sinalizada há anos e, impulsionada fortemente pela pandemia. Contudo, mesmo diante de tamanhos avanços tecnológicos, cerca de metade das empresas nacionais ainda estão longe de conquistar essa transformação, segundo um estudo feito pela Dell Technologies a Forrester Consulting. Nesse cenário, o investimento em ferramentas que otimizem e automatizem atividades administrativas e operacionais por meio do BPO (Business Process Outsourcing), é fundamental para a continuidade dos negócios, capaz de proporcionar vantagens competitivas fundamentais no mercado.

Comandar um negócio requer grande organização e estratégia. A depender do porte ou segmento, a quantidade de dados gerados e administrados diariamente é enorme. Os processos manuais de organização de documentos, digitação de notas de entrada, saída e relacionados ao envio da parte contábil, eram severamente demorados. Sem falar no alto risco de erros na anotação de dados e informações importantes ao negócio que, se seguirem incorretos, podem trazer consequências sérias.

Cerca de 73% das companhias brasileiras já orientam seus negócios por dados, mas apenas 28% afirmam que os tratam da forma adequada, ainda segundo o mesmo estudo. Para piorar, o entendimento de origem empresarial em lucro simples, real ou presumido, por dependência de análise na Receita Federal, é mais uma burocracia que poderia ser otimizada com a digitalização dos processos internos por meio do BPO.

A terceirização, seja ela completa ou parcial da gestão financeira do negócio, é extremamente benéfica como estratégia interna. Além de automatizar processos que antes demandavam grande tempo e trazer a segurança devida aos dados sigilosos, a redução de custos durante o processo é significativa.

O desenvolvimento de bots é uma das estratégias mais adotadas e valorizadas pelas organizações. Independentemente de seu porte ou segmento, esses robôs auxiliam na captura e leitura dos documentos cadastrados no sistema, facilitando a rotina interna dos responsáveis por esse departamento. Existem diversos sistemas de gestão no mercado, cada qual com suas características e usualidades – que devem ser analisados cuidadosamente a fim de selecionar o ideal que atenda as demandas do seu negócio.

Mesmo que ainda não tenhamos um mercado 100% digitalizado, o caminho é próspero. Para que possamos percorrer esse processo com eficiência, a mudança interna de mindset é indispensável. Migrar do físico para o digital não é fácil, principalmente dentre aqueles que já estavam acostumados com métodos gerenciais predominantemente manuais. Estamos lidando com uma inovação cultural que, deve ser lidada adequadamente dentre todos os membros da empresa. 

Para que alcance os resultados desejados, as empresas precisam contar com a ajuda de profissionais especializados. Afinal, não adianta implantar um sistema de gestão voltado para a área contábil, com pessoas que não entendam ou façam parte desse universo. Quando capacitados, preparados e, constantemente atualizados sobre a inovação no setor, seu negócio poderá prosperar com maior eficiência e digitalização.

 

 

Renato Halt - Cofundador da b2finance, consultoria especializada em BPO - Business Process Outsourcing.

 

b2finance

http://b2finance.com

 

Cinco motivos para contratar um idoso

Cerca de 30 milhões de brasileiros têm 60 anos ou mais e por isso a contratação de idosos passa a ser necessária
Crédito: Freepik


O mercado de trabalho abre, cada vez mais, as portas para a terceira idade. Mais do que incentivada, a contratação de idosos passa a ser necessária. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), cerca de 30 milhões de brasileiros têm 60 anos ou mais. Além disso, a OMS (Organização Mundial de Saúde) garante que, em 2025, o Brasil será o sexto país do mundo com o maior número de idosos. “O preconceito que se tinha com relação às pessoas mais maduras no mercado de trabalho, aos poucos, vai ficando de lado, já que muitas empresas perceberam que esse segmento oferece vantagens aos negócios”, afirma o doutor em Administração e professor de Pós-Graduação da Universidade Positivo (UP), Fábio Vizeu.

Diversas ações tentam estimular a contratação desse público. O Projeto de Lei (PL) 4.890/2019, se aprovado na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), tem como finalidade oferecer incentivos fiscais, com duração de cinco anos, para empresas que contratarem funcionários com idade igual ou superior a 60 anos. Além disso, nos últimos anos, grandes empresas como Votorantim e Unilever criaram programas para empregar exclusivamente idosos. Startups estão surgindo e prometem lucrar muito com esse segmento. A Maturi, por exemplo, é uma plataforma que gera vagas de trabalho para pessoas acima dos 50 anos de idade. Segundo Vizeu, há pelo menos cinco bons motivos para empresas contratarem idosos. São eles:


  • Experiência de vida

“É inegável dizer que eles já passaram por ‘poucas e boas’, e que têm visão de mundo em funções nas quais, certamente, essa maturidade é importante. Principalmente em relação aos jovens que tiveram que se esforçar um pouco menos por ter o amparo dos pais”, explica.


  • Maturidade emocional 

Segundo Vizeu, a juventude, geralmente, tem pouco controle emocional, justamente por ter tido poucas vivências afetivas. “É comum ver jovens no ambiente de trabalho desafiando a chefia e sendo pouco resilientes. Em grande parte, essa postura se deve à imaturidade e à falta de experiência em lidar com pessoas, que é uma das habilidades que um idoso mais tem”, pontua.


  • Menor necessidade de conquistas financeiras

Para Vizeu, em determinados cargos, nos quais não há muita possibilidade de crescimento, é interessante preenchê-los com pessoas mais maduras, pois os jovens querem constituir uma família, comprar casa, carro, viajar e pagar estudos, por exemplo. “Os idosos não têm tanta necessidade de ganhos financeiros pois, em sua maioria, já alcançaram essas conquistas e não possuem a ansiedade de crescimento na empresa”, salienta.


  • Paciência com trabalhos repetitivos

“Os idosos são mais acostumados com trabalhos ‘monótonos’ do que os jovens, pois foram criados no conceito do trabalho massificado. São mais habituados a seguir uma rotina de trabalhos repetitivos e, consequentemente, mais tolerantes para realizar esse tipo de tarefa”, comenta.


  • Boa vontade das pessoas com os idosos

Todo mundo gosta e se sente bem convivendo com um idoso simpático. “Colocar um idoso para trabalhar no atendimento ao consumidor, por exemplo, pode despertar uma simpatia no cliente, o que se torna  algo proveitoso para uma série de questões de relacionamentos que a organização enfrenta em seu dia a dia. Afinal, o sorriso de um vovozinho ou de uma vovozinha encanta qualquer um”, brinca. 


 

Universidade Positivo

up.edu.br/


Luta das Pessoas com Deficiência: perspectiva inclusiva deve estar presente em todos os profissionais da escola

Redes de ensino devem oferecer formação aos profissionais e apoiar as escolas na definição de estratégias que considerem o contexto dos seus territórios


Desde a entrada da escola, com o atendimento dos porteiros, até à sala de aula, na didática dos professores, todos os profissionais de educação precisam se apropriar de uma perspectiva inclusiva para garantir acesso, permanência e aprendizagem com equidade aos estudantes com deficiência. Para responder a este desafio, redes de ensino devem oferecer formação e apoiar as equipes das escolas para a definição de estratégias que considerem o contexto dos seus territórios.

 

Está na Constituição Federal (artigo 6º e do artigo 205 ao 214): o direito à educação deve ser garantido para todos, sem qualquer distinção. Por isso, os estudantes com deficiência têm direito de frequentar escolas regulares, que atendem a todos os públicos.  

 

Por isso, a discussão não é se a escola deve matricular um aluno com deficiência, já que este é um direito previsto em lei, e sim garantir a aprendizagem desses estudantes. “É preciso mudar a ideia de que a criança com deficiência vai à escola para se socializar e que o professor não está preparado para lidar com ela”, ressalta a formadora do Instituto Rodrigo Mendes, Katia Cibas. Segundo a instituição, entre os princípios da educação inclusiva estão os que todas as pessoas aprendem e que cada processo de aprendizagem, independentemente se há ou não deficiência, é singular.

 

Mãe de uma criança com autismo, a escritora e jornalista Andrea Werner, defende que as escolas regulares recebam os estudantes com deficiência com mais preparo. “Nunca teremos uma sociedade mais inclusiva, que abrace a diversidade, se não convivermos com pessoas com deficiência desde cedo. Se desde o berçário pudermos conviver com uma criança com autismo, outra sem braço, uma criança cega, tenho certeza absoluta de que a realidade será outra.”

 

Para ela, é fundamental formação continuada aos profissionais de educação e uma mudança na grade curricular para as próximas gerações. “Os professores precisam aprender práticas, métodos, conteúdos para serem efetivamente usados. Por isso entendo o desespero deles quando dizem que não estão preparados”, conta.

 

Com o objetivo de apoiar as redes municipais na garantia de acesso dos estudantes com deficiência em classes regulares, o programa Melhoria da Educação lançou a tecnologia educacional “Gestão inclusiva: pessoas com deficiência”. “É importante que as secretarias se debrucem sobre sua realidade com o propósito de não deixar ninguém para trás, tendo diálogo com a comunidade e propondo estratégias pedagógicas inclusivas”, explica Sonia Dias, coordenadora de Implementação Municipal do Itaú Social, responsável pela iniciativa.  


 

Exemplo


Itapevi (SP) é um dos municípios beneficiados pelo Programa Melhoria da Educação e coautor da tecnologia Gestão Inclusiva, que tem a parceria técnica do Instituto Rodrigo Mendes. O município concentrou seus esforços para tornar a rede de ensino mais inclusiva e foram realizados diversos encontros formativos com os funcionários da Secretaria Municipal de Educação, da secretária ao funcionário administrativo, da nutricionista ao motorista, o que garantiu uma diversidade de olhares sobre as necessidades das pessoas com deficiência.

 

Para a professora Sandra Mara Robles Domingues, os encontros formativos mostraram que todos os profissionais da escola são responsáveis pela educação inclusiva. “Permitiu aos participantes desconstruir a visão assistencialista para com esses estudantes. Nosso papel é o de derrubar barreiras e pensar maneiras de favorecer a aprendizagem, pois toda pessoa é capaz de aprender”, contou.  

No primeiro semestre de 2021, as escolas de Itapevi atendiam mais de 430 crianças e adolescentes com deficiência, público ao qual se destina a educação inclusiva; esse número varia, pois chegam laudos diariamente à secretaria. Um passo importante para a rede foi enfocar as necessidades do aluno, e não a deficiência. “Aprendemos a colocar a pessoa na frente da deficiência. Ele não é o autista fulano de tal, ele é o João, que tem seus gostos e preferências e sua forma de aprender”, explica Malu Sobreira, da equipe técnica do Gerenciamento de Atendimento Educacional Especializado (Gaee) do município.


Outubro é mês de licenciar veículos com placas terminadas em 8

Caminhões com placas final 3,4 e 5 também devem ser regularizados; todo o procedimento é feito de forma digital

 

Atenções motoristas: O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) informa que no mês de outubro devem ser licenciados os veículos com final de placa 8, além dos caminhões com placas terminadas em 3,4 e 5. Todo o processo é realizado de maneira 100% online, por meio do sistema bancário. 

Portanto, o motorista não precisa ir a uma unidade de atendimento Detran.SP ou Poupatempo para emissão anual eletrônica do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV-e), documento de porte obrigatório, que permite a circulação do veículo. 

Em 2021, o valor da taxa para licenciar veículos usados é de R$ 98,91, independentemente do calendário de vencimento. É importante reforçar que em 2021 não há cobrança de taxa do seguro DPVAT. 

Vale reforçar que a falta de licenciamento é uma infração gravíssima e pode acarretar uma série de problemas para o condutor, como apreensão do veículo, multa de R$ 293,47 e sete pontos na carteira, conforme determina o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

 

Como Licenciar:

Para licenciar o veículo é preciso informar o número do Renavam e pagar via internet banking, aplicativo ou caixa eletrônico, os débitos do veículo, como por exemplo: IPVA, possíveis multas e a taxa de licenciamento.

O pagamento poderá ser feito via internet banking, aplicativo ou caixa eletrônico nos bancos conveniados (Santander, Bradesco, Banco do Brasil, Safra, Itaú, Caixa Econômica Federal) e nas Lotéricas. 

Um dia após o recebimento, o CRLV ficará disponível para download e impressão no item Licenciamento Digital nos portais do Poupatempo (www.poupatempo.sp.gov.br), Detran.SP (www.detran.sp.gov.br) e Denatran (portalservicos.denatran.serpro.gov.br), além dos aplicativos Poupatempo Digital, Detran.SP e Carteira Digital de Trânsito – CDT. O motorista poderá salvar o documento no próprio celular ou imprimir na sua casa, em papel sulfite comum.


Calendário de Licenciamento do Estado de São Paulo para veículos de passageiros, ônibus, reboque e semirreboque


Calendário de Licenciamento no Estado de São Paulo para veículos registrados como caminhão



São Paulo e Rio de Janeiro são os destinos mais procurados para os próximos feriados deste ano, aponta ViajaNe

Retomada no setor de turismo movimenta interesse por voos domésticos nos feriados de outubro e novembro, e região Nordeste do país também se destaca

 

Os feriados e datas comemorativas costumam ser um marco para a economia e para o turismo, sendo datas muito rentáveis e esperadas. Com a chegada da pandemia, no entanto, os setores foram bastante afetados. Agora, com o avanço da vacinação, reabertura de comércios e pontos turísticos, os brasileiros estão voltando, aos poucos, a retomar hábitos e desejos a níveis pré-pandêmicos, como viajar. 

 

Quem aponta isso são os números e a mudança de comportamento dos turistas. De acordo com um levantamento feito pelo ViajaNet, agência virtual de turismo, a cidade de São Paulo é o destino mais procurado pelos turistas, com 16,3% de interesse, que vão se deslocar de avião no feriado do Dia das Crianças, que também homenageia oficialmente o Dia de Nossa Senhora Aparecida. 

 

Na sequência, aparecem Rio de Janeiro, representando 7,5% de busca, seguida por Salvador, com 5,2%, Recife, com 4,9% e Brasília, com 4,6%, fechando as cinco cidades brasileiras mais procuradas para o próximo feriado prolongado. 

Segundo a pesquisa, que apurou o volume de vendas de passagens aéreas para o período de 08 a 13 de outubro, do total, a região Sul (Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba) e o Nordeste (Salvador, Recife e Fortaleza) aparecem no topo da lista com viagens para três cidades cada uma. Em seguida, a segunda região mais procurada é a Sudeste, com voos para SP e RJ. Abaixo, confira a listagem completa:

ViajaNet

Perspectivas para os próximos feriados

Seguindo a tendência de crescimento, a pesquisa também traçou as perspectivas de viagens para os próximos feriados deste ano. Até o momento, no feriado de Finados, a cidade paulistana também lidera, com folga, e retém mais de 16% do volume de busca. Logo após, surgem Rio de Janeiro (12,7%), Fortaleza (6,8%), Recife (6,4%) e Porto Alegre (5,4%). 

 

A cidade de Porto Seguro, na Bahia, que não havia aparecido nas tendências de destinos mais procurados para o feriado anterior, aparece como destaque, assumindo a oitava posição (com 2,6% de interesse) para o feriado celebrado no dia 02 de novembro. 

 

Com o aumento da confiança dos turistas brasileiros para fazer viagens, o segmento de turismo se prepara e observa o momento de retomada com otimismo. De acordo com a movimentação e o comportamento dos viajantes, é possível apontar também os destinos mais desejados para o feriado da Proclamação da República, que ocorre no dia 15 de novembro. 

 

A região metropolitana de São Paulo permanece na primeira posição. Desta vez, com quase 19% do volume de compra de voos domésticos pelos brasileiros. Logo atrás, somando 7,1% de procura por passagens aéreas, aparece Salvador, seguido por Rio de Janeiro (6,2%) e Fortaleza (5,7%), fechando as quatro cidades com maior busca.  

Para Daniely Oliveira, gerente de comunicação do ViajaNet, o constante interesse pela maior cidade do país está associado à pluralidade e versatilidade. “Além de ser o principal destino de turismo para negócios, São Paulo oferece muitas opções de pontos turísticos e atrações, que conseguem agradar todos os tipos de públicos, em uma viagem solo ou não. É um local que pode ser visitado em qualquer época do ano”, destaca.


Circuito das Águas Paulista é destino também para a turma 60+

Foto por divulgação CICAP

Holambra



No Circuito das Águas Paulista, há opções para quem gosta de aventuras, quem procura momentos românticos, quem gosta de uma boa mesa e quem prefere as boas compras. As nove cidades do circuito oferecem também passeios para aqueles que já passaram dos 60, mas que adoram viver a vida. Veja o que cada uma oferece para essa turma:


Águas de Lindóia

Nada melhor do que tirar um fim de semana para relaxar no Balneário Municipal, aproveitando os banhos medicinas nas águas com várias propriedades terapêuticas ou uma ducha escocesa, terminando o dia com uma massagem relaxante. Não deixe de se deliciar com a gastronomia local, que tem um toque da comida mineira.


Amparo

Visitar as propriedades rurais pode trazer boas surpresas gastronômicas. Várias delas têm produção própria de vinhos, com direito a degustação. Algumas oferecem almoço feito em fogão à lenha e espaços para viver a experiência do campo.


Holambra

Quem visita a cidade tem que fazer uma parada no portal para uma foto. Depois, uma boa opção de passeio é o Parque Van Gogh, com largas alamedas e réplicas de quadros do pintor holandês. Na Orla dos Chalés, há casinhas com arquitetura temática. Uma parada no lago para contemplar a paisagem e se deliciar com doces holandeses do café que há no local vai fazer a viagem ainda mais especial. Aproveite para comprar flores no entreposto na entrada da cidade.


Jaguariúna

Visite a estação ferroviária, que foi a última parada do primeiro trecho da Companhia Mogiana de Estradas de Ferro, inaugurada em 1875 sob a denominação Viação Férrea Campinas-Jaguariúna. O atual prédio da estação foi inaugurado em 1945 e suas características arquitetônicas neocoloniais agregam ao edifício maior significado entre as demais estações da linha. Na estação há o Museu Ferroviário e passeios de maria fumaça.


Lindóia

Um bom destino para relaxar. O rio que corta a cidade é bastante convidativo para momentos de contemplação ou para pescar.


Monte Alegre do Sul

O Radicais da Natureza, no bairro do Lambedor, tem um passeio diferente a bordo de um Jeep F85, percorrendo fazendas e alambiques tradicionais da cidade. O empreendimento ainda oferece trilhas em ambientes naturais, históricos e rurais, com diversos graus de dificuldade.


Pedreira

Quem não gosta de boas compras? A cidade de Pedreira é um shopping a céu aberto. Há lojas de porcelanas, desde as mais tradicionais às com designs mais modernos, principalmente na avenida principal, que tem largas calçadas e muita tranquilidade. Para quem gosta da tradicional comida caipira feita em fogão à lenha, há boas opções nas chácaras que estão nas áreas rurais.


Serra Negra

Além do clima ameno das montanhas e o lindo cenário da Serra da Mantiqueira paulista, a cidade acolhe o público 60+, com calçadas perfeitas e lojas de itens em couro, blusas de lã e delícias artesanais, como geleias e licores. A praça central é um ponto de encontro e convida o visitante a sentar em um de seus bancos e aproveitar a paisagem exuberante e o ar puro da cidade.


Socorro

A cidade é exemplo de acessibilidade, seja nas calçadas largas, nos equipamentos públicos e nas atrações turísticas. Nos três grandes shoppings de venda de malhas e tricôs é possível comprar blusas e outras peças de vestuário com preços de fábrica. Passear pela cidade é bastante agradável – além das praças floridas, em algumas ruas existem bancos com estilo antigo e pontes bucólicas.

 


Circuito das Águas Paulista (CICAP)

www.circuitodasaguaspaulista.sp.gov.br

 

Assistência jurídica gratuita da Univali terá novo endereço em Biguaçu

Serviço voltado para pessoas carentes terá atendimento presencial transferido para o Campus da Universidade localizado nas margens da BR101, ao lado do Brasil Atacadista. . A cerimônia de inauguração do novo ambiente ocorre na quarta-feira, 6, às 15h.

 

O serviço de assistência jurídica gratuita oferecido pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), para pessoas carentes de Biguaçu e região, passará a ter novo endereço a partir do dia 6 de outubro. 

Ele será transferido para o piso térreo do bloco B do Campus da Univali localizado nas margens da BR 101, ao lado do Brasil Atacadista, em Biguaçu, e passará a chamar-se Laboratório de Práticas Profissionais. A cerimônia de inauguração ocorrerá na quarta-feira, 6, às 15h.

No novo endereço os atendimentos realizados por alunos de Direito sob supervisão de professores ganhará o reforço de professores e alunos do curso de Psicologia, que passarão a atuar, também, na resolução de traumas e conflitos. 

O atendimento da Universidade é opção de acesso a justiça para a população carente da região e sua importância pode ser percebida pelo número diário de consultas realizadas. 

As grandes demandas são de causas cíveis, com a liderança de disputas familiares, e de juizado especial, explica José Everton da Silva, diretor da Escola de Ciências Jurídicas e Sociais da Univali: 

“São reclamações de pensões alimentícias, pedidos de divórcio e teste de paternidade. Sem dinheiro para pagar um advogado particular estas pessoas recorrem ao nosso atendimento gratuito”, detalha o professor. 

Nas salas de espera para o atendimento sobram histórias de pobreza e até extrema miserabilidade: “Sem o atendimento gratuito dificilmente estas pessoas conseguiriam resolver os seus problemas judiciais, por causa dos preços cobrados pelos advogados, inclusive nos casos de deferimento da justiça gratuita e nomeações do judiciário, e das custas judiciais”, avalia José Everton. 

Luciane Gobbo Brandão, coordenadora dos cursos de Psicologia da Univali na Grande Florianópolis destaca a importância de conciliar esse serviço com o apoio psicológico: "O comprometimento pela emoção e vivencia de perdas não deixam espaços para o diálogo e análise objetiva de atos e fatos. Diante dessas situações a psicologia terá o papel acolhedor e auxiliará na conciliação. Pronto para ouvir e minorar o impacto emocional decorrente de situações de conflitos, bem como uniões desfeitas", resume. 

Ela explica ainda que o empenho técnico e qualificado de professores e estagiários de psicologia permitirá que, muitas vezes, os próprios divergentes conduzam suas incompatibilidades e oposições de ideias, superem dificuldades e antagonismo e obtenham a respostas conciliatórias e adequadas às suas discordâncias.


Tabela de URH explica demanda pelo serviço gratuito 

A tabela de Unidade de Referência de Honorários (URH) da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) ajuda a explicar a demanda pelo serviço gratuito. Pela tabela, uma URH está cotada em R$ 118,43. Assim, uma consulta a um advogado particular, que tem preço mínimo de quatro URHs, não sai por menos de R$ 473,72.

Já o reconhecimento de paternidade via judicial custa 31 URHs (R$ 3.671,33), a revisão de pensão alimentícia tem preço estipulado em 21 URHs (R$ 2.487,03) e o divórcio litigioso com bens custa entre 5% a 20% do valor do patrimônio ou o mínimo de 126 URHs (R$ 14.922,18). Estes são os preços mínimos estipulados pela OAB, mas o custo final de uma ação varia pela experiência do advogado escolhido e pelo tempo que a ação se desenrola na Justiça. 

Na Univali esses serviços são gratuitos para aqueles que, após triagem para análise da condição financeira, comprovarem não ter condições de pagar um profissional de advocacia. Entre os critérios para atendimento estão: renda familiar não superior a dois salários mínimos e bens imóveis de valor de até R$ 150 mil. 

 

Atendimentos são realizados por alunos sob supervisão de professores 

Fabiano Pires Castagna, coordenador do curso de Direito da Univali em Biguaçu, explica que o serviço segue a portaria 1.886, editada pelo Ministério da Educação de 1994: 

“A finalidade é oferecer a disciplina de prática jurídica aos alunos que cursam as últimas fases de direito, aliando isso à oferta de assistência à população carente, que não tem condições de custear o pagamento de advogados particulares e custas processuais”, pontua.

Os alunos que prestam o atendimento são orientados por professores e advogados a buscar o consenso entre as partes. Uma das vantagens é que isso reduz os números de possíveis ações que ficariam anos se arrastando na justiça. 

O ganho é mutuo, garante Fabiano: “Estudantes e sociedade ganham com a assistência jurídica gratuita. Os alunos têm oportunidade de antecipar os problemas que vão vivenciar na profissão, facilitando o acesso ao mercado de trabalho e a população mais carente encontra respaldo para atender as suas necessidades em relação a demandas jurídicas”, afirma.

 

É necessário agendar atendimento 

Principalmente por conta da necessidade de distanciamento social imposta pela pandemia de Covid-19, o atendimento dos serviços jurídicos gratuitos oferecidos pela Univali em Biguaçu funciona apenas mediante agendamento. 

Na hora marcada a pessoa que será atendida é encaminhada para um espaço isolado e com computador. De lá ele será atendido remotamente por professores e alunos que, de suas casas, fazem o atendimento e dão os encaminhamentos necessários para a resolução da questão. 

O Laboratório de Práticas Profissionais atenderá em Biguaçu de segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30. Os agendamentos podem ser feitos pelo (48) 3279-9544 ou ema.big@univali.br. Além do Campus da Univali em Biguaçu Instituição oferece serviços de assistência jurídica gratuita nos campi de Balneário Camboriú, Itajaí, São José e Tijucas.


Atividade representa papel comunitário da Universidade 

Mesmo com a pandemia, os escritórios que prestam assistência jurídica gratuita na Univali realizaram mais de 4,5 mil atendimentos para a comunidade carente. Essa, no entanto, não é uma ação isolada da Instituição.

 

Durante o ano de 2020 a Vice-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Univali promoveu 604 ações de extensão comunitária, artística, cultural, esportiva, além de programas, projetos, eventos e cursos, que beneficiaram diretamente 423 instituições parceiras. 

Foram 237 mil pessoas do entorno da Universidade atendidas diretamente. De forma indireta, esse número chega a quase um milhão de pessoas.


SERVIÇO 

O que: Assistência Jurídica Gratuita;

Quando: Segunda a sexta-feira das 8h00 às 12h00 e das 13h30 às 17h30;

Onde:

·         São José - Campus Kobrasol – Rodovia BR 101, km 207, Kobrasol. Telefone: (48) 3211-2007/3211-2008/3211-2009;

·         Biguaçu - Campus Centro – Rua João Coan, 400 – Bloco B – Piso Térreo – Bairro Universitário. Telefone: (48) 3279-9556/3279-9544/3279-9557;

·         Tijucas - Campus Tijucas - Rua Pará, 315 – Bairro Universitário. Telefone: (48) 3345-3236/3345-3237;

·         Balneário Camboriú - 5ª Avenida, 990 – Bairro dos Municípios. Telefone: (47) 3261-1318;

·         Itajaí - Avenida Joca Brandão, 655 – Centro. Telefone: (47) 3341-7706.

 

 

Wagner Mezoni - SC 02740 JP - Gerência de Marketing e Comunicação - Univali
wagner.mezoni@univali.br

 

ESTÁGIO: O INÍCIO DE UMA CARREIRA DE SUCESSO

Na atuação, o jovem adquire conhecimentos práticos e, ainda, ajuda a movimentar a economia


Ter uma carreira de sucesso é o objetivo de muitos jovens e adultos, mas quais são as melhores estratégias para essa conquista? Escolhas como curso e faculdade são muito difíceis de serem feitas, principalmente diante da pressão financeira e familiar, dos amigos e do próprio mercado de trabalho. Então, são muitas ondas contrárias confrontando a carreira dos sonhos. 

Por isso, quem está iniciando a vida profissional, agora, precisa analisar seu atual momento, pensar nas alternativas possíveis e ver os pontos positivos e negativos de cada área desejada. Assim, o estágio é, inclusive, um caminho de entender na prática se aquela atuação satisfaz ou não seus anseios. 

Nessa jornada, o ideal é pedir uma devolutiva dos professores ou pessoas influentes em tais setores aspirados para compreender melhor como está indo o seu desempenho. Assim, percebem-se os potenciais e os pontos a serem ajustados, gerando segurança, engajamento e motivação. Afinal, o feedback, muitas vezes mal visto, não te derruba, mas te impulsiona para o alto. 

Independentemente do sonho, vale a pena entender mais a fundo a jornada a qual está desejando, quais são os principais desafios, etc. Para isso, estude e aprenda com referências da área. Muitos CEOs de hoje já passaram por esses dilemas e, vários, inclusive, começaram como estagiários. Então, é preciso ter foco!

 

É um bom início para os estudantes 

Nesse sentido, o estágio - determinado como ato educativo escolar supervisionado - é indicado e muito positivo para o início de uma jornada profissional de sucesso. Veja só: a Lei 11.788/08 limita a carga horária em seis horas diárias e 30h semanais. Além disso, proíbe horas extras. Isso é um grande auxílio para o acadêmico organizar sua rotina entre a corporação e a classe.  

Além disso, é mandatório o pagamento da bolsa-auxílio, do auxílio-transporte e recesso remunerado, no modelo extracurricular ou não-obrigatório, aquele válido como atividade opcional. Essa é uma forma de ajudar o indivíduo a custear seu ensino e até despesas domésticas. 

 

As empresas também ganham 

Essas normas foram criadas para facilitar a admissão dos estudantes brasileiros. Afinal, eles são a parcela da população mais necessitada de uma chance no meio empresarial. Então, para impulsionar essas contratações, as corporações ficam livres de pagar encargos trabalhistas, tais como o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), sobre as férias, 13º salário e eventual multa rescisória.  

Ou seja, é favorável para todos os envolvidos, pois assim tanto as entidades adquirem novos talentos, sem vícios, quanto a moçada conquista, muitas vezes, a primeira posição nesse universo laboral. Com esse treinamento na prática, quem sabe aproveitar, no final do contrato, pode até conquistar a efetivação e se tornar parte do quadro fixo de colaboradores.  

Sobretudo, o objetivo é difundir o conhecimento de maneira estratégica, pois somente a educação é capaz de transformar essa grande crise mundial. A partir daí, vem a reestruturação das competências, como a empatia ou a inteligência emocional, muito abaladas frente a essa situação delicada do país.  

Portanto, essa é uma alternativa muito importante para a nação. Faça parte desse projeto e conserve nossa garotada aprendendo. Vamos lutar pelo Brasil juntos! 

 

Carlos Henrique Mencaci - presidente da Abres - Associação Brasileira de Estágios


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