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quarta-feira, 31 de outubro de 2018

77% dos empresários que vão aderir a Black Friday apostam na oportunidade de aumentar as vendas, apontam CNDL/SPC Brasil


Mais da metade pretende realizar promoções especiais, 32% investir na divulgação de sua empresa e 29% ampliar o estoque. Desconto médio deve girar em torno de 29%


Mesmo em meio a um cenário de incertezas na economia do país, a expectativa de parte dos empresários para a Black Friday brasileira deste ano é de bons resultados. Ao chegar em sua nona edição, se consolida como uma das principais datas para o varejo. Um levantamento feito em todas as capitais pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) revela que 11% das empresas pretendem aderir a Black Friday — percentual que sobe para 16% no setor de comércio. Desse total, 77% enxergam uma oportunidade para aumentar suas vendas e 19% em girar produtos em estoque.

As principais estratégias de preparação que devem ser adotadas pelos empresários que participarão da Black Friday envolvem realização de promoções especiais (52%), investimento na divulgação de seu negócio (32%) e ampliação do estoque (29%). Para atrair os consumidores, o desconto médio a ser aplicado nos produtos ou serviços durante o período do evento será de 29%, sendo que 33% dos empresários prometem descontos que variam entre 31% e 50%.

Outro dado apontado pela pesquisa mostra que um em cada quatro (25%) empresários participantes do evento acredita que as vendas no Black Friday 2018 serão melhores em relação ao ano passado, enquanto 35% acham que serão iguais e apenas 10% avaliam que serão piores. “Este é um bom momento para o varejo oferecer descontos atrativos e impulsionar suas vendas, já aquecendo seus negócios para o fim de ano”, afirma o presidente da CNDL, José César da Costa.
  


26% dos empresários brasileiros acreditam que a data é um indicativo para vendas no Natal e em maior número está o comércio

Ainda que a Black Friday seja tradicionalmente realizada na última sexta-feira de novembro, a apenas um mês das festas de final de ano, 26% dos empresários consideram que o evento é um indicativo de como serão vendas para o Natal — em maior medida no setor de comércio (29%).

Além disto, 47% acreditam que a Black Friday não interfere nas vendas de Natal, enquanto para 32% contribui para aumentar o faturamento e apenas 10% afirmam que há algum tipo de prejuízo. Na avaliação do presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro, Natal e Black Friday são eventos com propósitos diferentes.

“O hábito de presentear no Natal já é tradição no mundo todo, que envolve familiares e amigos. Já a Black Friday trata-se de uma compra pessoal, com a finalidade de aproveitar um grande desconto”, observa. “Ainda assim, as vendas no Black Friday podem indicar um consumidor mais otimista e com mais apetite para as compras no Natal”, completa o presidente do SPC Brasil.








Metodologia


Foram ouvidos 1.168 empresários de serviços e comércio varejista localizados nas capitais e no interior do país. A margem de erro é de 3,0 p.p. com um intervalo de confiança de 95%.


 www.spcbrasil.org.br/pesquisas




Saiba como se preparar para as compras da Black Friday


Com cerca de 3,8 milhões de pedidos em 2017, data ainda gera dúvidas no consumidor


Considerada a melhor época do ano para se fazer compras, a Black Friday chegou ao Brasil em 2010 e se tornou uma data muito utilizada pelos consumidores de todo país. Em 2017, segundo dados da e-Bit, empresa especializada em comércio eletrônico, foram realizadas mais de 3,8 milhões de compras, movimentando R$ 2,1 bilhões em vendas - cerca de R$ 200 milhões a mais que no ano anterior. Apesar do alto valor de consumo, ainda existem muitas dúvidas de como se preparar e aproveitar melhor o período.

Confira algumas dicas da Malu Tolentino, Head Comercial do Méliuz:


Confira se a loja oferece recompensas

Diversas lojas oferecem benefícios nas compras. Amazon, Americanas, Netshoes e Saraiva são alguns dos e-commerces que trabalham com recompensas em dinheiro, pelo Méliuz, devolvendo parte do valor pago pelos produtos. O site e aplicativo do Méliuz reúne mais de 1600 lojas confiáveis que devolvem até 50% do valor pago pelo produto, gratuitamente.


Liste suas prioridades

O primeiro passo é listar os produtos desejados. Anotar o que pretende comprar e as lojas em que os itens estão disponíveis é essencial para que, na ocasião da Black Friday, o consumidor consiga priorizar os itens mais importantes e não se esqueça de comprar nada.


Planeje-se financeiramente

As diversas promoções da data podem instigar o consumidor a comprar além do limite do orçamento. Ficar de olho no planejamento bancário, controlar o saldo e saber quais são os limites são algumas dicas para evitar complicações.


Confira se o site é seguro

Quando o assunto é segurança, independentemente do pagamento ser efetuado com cartão de crédito ou boleto bancário, o ideal é sempre verificar a legitimidade do site de compras. O Procon, órgão público de defesa do consumidor, atualiza uma lista de lojas não recomendadas.


Entenda os valores do frete

O objetivo de comprar durante o período da Black Friday é aproveitar todas as promoções que o mercado tem a oferecer. Entretanto, existem comércios que escondem o desconto do produto no valor que será pago pelo frete, prática conhecida como maquiagem de preços. Consumidores desatentos podem cair no golpe e acabar pagando o preço integral do produto sem perceber.



Manual da qualidade é o coração da empresa


Poucos líderes da indústria se dão conta de que o manual da qualidade é mais do que um simples anexo às atividades já definidas. Ele é um indicador administrativo importante de uma empresa. A finalidade do manual é justamente descrever o funcionamento de uma organização, de tal modo a assegurar que tudo seja sempre realizado da mesma maneira.
A descrição de um processo indicado no manual deve estar adequada à realidade da empresa e o gerente de qualidade deve seguir este caminho em alinhamento com a diretoria para garantir a padronização do fluxo de atividades. Se um novo processo é fielmente descrito no manual, com devidas entradas e saídas, toda a organização poderá se adequar simultaneamente.

Além de atender demandas de certificação, o manual da qualidade abre facilidades para a adoção de atividades que sejam padronizadas, porque é responsável pela descrição de estrutura dos processos internos. É importante destacar que um processo padronizado oferece a vantagem de garantir que o produto também sempre seja fabricado da mesma maneira.

Uma constatação após 22 anos no País é que os brasileiros em geral demonstram uma maior predisposição para aceitar novas regras e seguir procedimentos. Aqui as pessoas são mais flexíveis do que os europeus, norte-americanos ou canadenses, que geralmente apresentam muita resistência para a adaptação a uma nova maneira de realizar os processos.

Exemplo disso é que recentemente a unidade da Umicore no Brasil foi escolhida para implementar primeiramente, a título de teste, novos sistemas de segurança ocupacional e obter a certificação. Outras unidades ao redor do mundo seguiram o mesmo caminho depois que os sistemas foram implementados e certificados aqui com sucesso. É um elogio à capacidade do brasileiro de se adaptar. 

Mas muitos ainda enxergam a qualidade como a capacidade de um produto, em vez de uma importante ferramenta para o gerenciamento de uma empresa inteira. Os líderes precisam ser convencidos de que o manual é o centro da operação por descrever todos os processos internos, como compras, desenvolvimento de produto e manufatura.

Tudo fica descrito no manual, com muitos detalhes e links para outros procedimentos, que apresentam descrições com ainda maior volume de dados. São responsabilidades do gestor da qualidade organizar, estruturar e manter atualizado o manual da qualidade, assim como apontar desvios, para que sejam corrigidos também na organização. 

Neste sentido, o Instituto da Qualidade Automotiva (IQA) faz um apelo aos dirigentes das empresas, que precisam dar o devido valor ao manual de qualidade. Assim, fica lançado o desafio para cada um utilizar essa ferramenta com a finalidade de assegurar uma fiel descrição dos processos da empresa para garantir a padronização do fluxo de atividades, o que é fundamental para realizar processos e produtos de QUALIDADE.
     






Stephan Blumrich - engenheiro mecânico, vice-presidente e diretor da Umicore no Brasil e diretor do Instituto da Qualidade Automotiva (IQA)


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