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domingo, 19 de fevereiro de 2017

6 dicas para fazer sua PME crescer em 2017



Se é verdade que o ano chinês do galo se mostra perfeito para pessoas dotadas de coragem, honestidade e (por que não?) ambição, para nós, aqui no Brasil, o desafio será em dobro. Afinal, o cenário econômico ainda carece de atenção por parte de todos nós. Mas, por outro lado, também deve ser encarado como uma boa oportunidade para investir na sua PME e fazê-la crescer contra a maré. 

Pensando nisso, compartilho com você, leitor e leitora, seis dicas que podem ajudar a dar uma turbinada na sua empresa - e aumentar o faturamento.


Leve seu negócio para a internet já!
Acredite: seu site é o que há de mais importante nesse momento. É por meio dele que potenciais consumidores no mundo inteiro conhecerão sua marca, se interessarão por seus produtos e/ou serviços e irão interagir com eles. Por isso, compare diferentes plataformas de e-commerce e as muitas opções de design até encontrar um de que você realmente goste - aquele que fará diferença para o seu e-commerce. Dica essencial: tente ser funcional tanto para seus clientes quanto para seu negócio. Mesmo que seu orçamento seja baixo e você nunca tenha programado na vida, é possível ser feliz na internet usando modelos personalizáveis.


Mobilidade é a palavra-chave
Os jovens, e mesmo aqueles que já não são tanto, vivem pendurados em seus telefones celulares - a geração dos Millennials que o diga. Além disso, se você quer alcançar um público internacional (em muitos países, incluindo o Brasil, os dispositivos móveis já são mais usados para conexão à web do que os PCs), já passou da hora de considerar esse formato. Isso significa que você deve investir em um site 100% responsivo, ou seja, que possa ser visualizado da melhor forma possível em qualquer tipo de aparelho. Algumas plataformas têm a opção de exibir sua loja online em seus múltiplos formatos, de modo que você pode conhecer e ajustar exatamente o que os consumidores veem a partir de cada tipo de equipamento. Ele leva em conta todo o fluxo de experiência de compra do usuário, a partir de pesquisa do item ou serviço para a seleção até o pagamento.


Agilize o check-out para não perder clientes
Você pode ter a loja online mais bonita do mundo e produtos incríveis, mas, se sua experiência de pagamento é demorada e complexa, vai perder vendas e clientes. E perder clientes não pode ser uma opção nunca! Certifique-se, portanto, de que seu e-commerce tem o menor número de etapas possível entre a escolha de um produto/serviço por seu cliente e o check-out. Lembre-se: pedir ao consumidor para preencher um formulário pode até parecer uma boa ideia (seu banco de dados certamente agradecerá), mas isso também dificultará o processo de conclusão da compra e se tornará um inimigo do seu caixa. Se você conhece a expressão "taxa de conversão de compra" sabe bem o que estou querendo dizer. 


Atraia o tráfego para você
Sua comunidade e seus clientes estão (todos) na internet, comprando de você ou não. Por isso, fazer seu e-commerce ser facilmente encontrado na rede é um passo essencial. Quem aparece primeiro nas páginas de resultados de sites de buscas leva imensa vantagem sobre a concorrência. E uma maneira de conseguir isso é por meio de uma estratégia de SEO (Search Engine Optimization), cujo objetivo é fazer sua loja aparecer logo na primeira varredura do Google ou do Yahoo, por exemplo. Vale muito a pena investir tempo e algum dinheiro nessa ferramenta. Não tenha a ilusão de que só as lojas grandes devem fazer investimento em marketing. Muito pelo contrário, ou seja, se até elas fazem para serem lembradas, os pequenos também têm de investir com inteligência. 


Ponha dinheiro para aumentar a receita
Cortar custos é sempre importante, mas essa atitude pode parecer melhor do que de fato é. Mais do que economizar a qualquer preço, o empreendedor deve investir sua energia para encontrar maneiras de incrementar a receita, independentemente dos cortes que precisar fazer. Como? Reinvestindo o valor economizado em ações que impulsionem suas vendas, como campanhas comerciais e de publicidade - principalmente na internet (olha o SEO aí de novo...). Outra estratégia bem-vinda é investir em seus funcionários. Anote: o RH é seu melhor amigo quando a economia de um país parece estar patinando. Isso porque uma equipe motivada trabalha com mais afinco na busca por oportunidades.


Não tire os olhos do fluxo de caixa
Saber com exatidão quais os recursos que entram e os que saem do caixa é fundamental para qualquer negócio. Dica importante: analise os fluxos de contas a pagar e receber e tente negociar (ou renegociar) os prazos de pagamentos a seus fornecedores. Para um controle ainda mais afinado, considere a aquisição de um sistema profissional de gestão. Ah, e mantenha o telefone de seu contador na discagem rápida do smartphone.
Se você conseguir seguir esses seis conselhos, 2017 terá tudo para ser um ano melhor para a sua empresa. Ninguém disse que seria fácil empreender, mas as oportunidades estão aí para quem tiver espírito vencedor e acreditar nas premissas do ano do galo.




Gabriela Szprinc - head de PMEs do PayPal Brasil



Número de uniões estáveis cresce cinco vezes mais rápido do que o de casamentos



Estatísticas revelam que os brasileiros estão mudando a forma de relacionamento conjugal


Os dados da CENSEC, central de dados do Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal (CNB/CF), entidade que congrega os cartórios de notas, confirmam a percepção comumente compartilhada entre as pessoas de que os casais estão preferindo se juntar a se casar. Os tabelionatos de notas de todo o Brasil registraram um aumento de 57% no número de formalizações de uniões estáveis de 2011 (87.085) a 2015 (136.941), enquanto os casamentos cresceram aproximadamente 10% no mesmo período, segundo o Sistema IBGE de Recuperação Automática (SIDRA), passando de 1.026.736 para 1.131.734 atos realizados. 

A união estável é configurada pela convivência pública, contínua e duradoura com o objetivo de constituição de família. Vale lembrar que desde 2011, o Supremo Tribunal Federal (STF) atribuiu à união homoafetiva os mesmos efeitos da união estável heteroafetiva. Nos dois casos, aplicam-se os deveres de lealdade, respeito, assistência, e de guarda, sustento e educação dos filhos.

O casal pode formalizar a existência da união mediante escritura pública declaratória de união estável. O documento pode ser utilizado para fixar a data do início da união estável, o regime de bens entre os conviventes, eventual alteração do nome, bem como para garantir direitos junto ao INSS, convênios médicos, odontológicos, clubes etc.


Requisitos da escritura de união estável

- A lei não exige prazo mínimo de duração da convivência para que se constitua a união estável e também não exige que o casal viva na mesma casa ou tenha o mesmo domicílio, bastando o intuito de constituir família.

- O casal interessado em formalizar a união estável por escritura pública deve comparecer ao cartório de notas portando os documentos pessoais originais e declarar a data de início da união, bem como o regime de bens aplicável à relação.

- Não há necessidade de presença de testemunhas na escritura. A união estável não se constituirá se houver impedimentos matrimoniais. Podem viver em união estável as pessoas casadas, desde que separadas de fato ou judicialmente. 

- Recomenda-se ainda que, após lavrada a união estável no cartório de notas, os casais registrem a escritura no Livro “E” do Registro Civil de Pessoas Naturais onde os companheiros têm o seu domicílio. “A medida visa conferir mais segurança jurídica à relação mantida entre os companheiros e desses com terceiros, inclusive no que tange aos aspectos patrimoniais”, afirma Andrey Guimarães Duarte, presidente do CNB/SP.


10 motivos para fazer escritura de união estável 


1 Segurança
Com a escritura pública, o casal terá prova da data de início da convivência e do regime de bens que vigora na união estável.

2 Liberdade
O casal pode estipular o regime de bens que desejar (comunhão parcial, comunhão universal, separação de bens ou participação final nos aquestos), salvo o caso de separação obrigatória de bens. 

3 Prova plena
O tabelião de notas tem fé pública e a declaração feita em sua presença independe de outras provas para comprovação da existência da união.

4 Garantia
Os companheiros têm direito à herança um do outro e a escritura de união estável gera garantias ao sobrevivente. 

5 Perenidade
Com a escritura pública feita em cartório, é possível obter uma segunda via (certidão) do documento a qualquer tempo.

6 Facilidade
A escritura permitirá que o companheiro seja incluído como dependente em planos de saúde, odontológicos, clubes, órgãos previdenciários e outros, sem burocracia.

7 Legitimidade
A escritura pública autoriza o levantamento integral do seguro obrigatório DPVAT em caso de acidente do companheiro.

8 Praticidade
A escritura de união estável facilita o recebimento de pensão do INSS em caso de falecimento do companheiro.

9 Igualdade
Casais do mesmo sexo podem utilizar a escritura de união estável para garantir segurança e proteção em âmbito patrimonial, sendo facilitada a sua conversão em casamento. 

10 Celebração
O casal pode fazer da assinatura da escritura um evento para comemorar a formalização da união estável.




Colégio Notarial do Brasil – Seção São Paulo (CNB/SP) 





SOBREVIVI À CRISE DE 2016. QUAIS SÃO OS PRÓXIMOS PASSOS PARA AMPLIAR OS NEGÓCIOS?



O ano de 2016 foi marcado pelo agravamento da crise econômica que afeta o Brasil nos últimos tempos. Os índices de desemprego subiram, com um saldo de mais de 12 milhões de pessoas sem ocupação e mais de 100 mil pontos de trabalho foram fechados, segundo os dados do IBGE. Esse cenário de instabilidade preocupou a todos, inclusive os brasileiros que são donos do próprio negócio.

Mas, mesmo em meio à turbulência, foi possível atravessar este desafiador cenário e até prosperar. O setor de franquias, segmento em que atuo, obteve crescimento de 8% no último ano, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF) e tem a projeção de aumento de 7 a 9% neste ano.

Quem sobreviveu à crise deve estar pensando qual é o próximo passo para ampliar os negócios e alcançar a estabilidade. Com o país caminhando para mudanças no cenário político e econômico, acredito que ainda é preciso ter cautela em sua empresa. O controle das finanças agora deve ser ainda mais rigoroso. Investimentos são importantes e fundamentais, mas é preciso avaliar com calma todas as vantagens e desvantagens antes de correr riscos. O momento pede atenção.

Porém, os detalhes mais importantes e que definem o sobressalto mesmo depois da  crise são a qualidade e inovação dos  produtos e serviços oferecidos.  Esses fatores te diferenciam dos concorrentes. Seja único, inovador, ofereça algo que os outros não têm isso fará com que você conquiste credibilidade no mercado. Em meu investimento, por exemplo, busquei novos horizontes para expandir os negócios e mesmo neste cenário, dei o primeiro passo para a internacionalização da empresa: abri a primeira franquia na Angola. Outra medida, foi trazer inovação à marca em uma aliança com a famosa turminha dos gibis. Além disso, ampliei o  leque de opções de cursos na área digital, que é uma das áreas mais promissoras do século 21. Acreditem, deu muito certo.

E, por último, e não menos importante, é estar atento às tendências do mercado.  Uma grande novidade é o interesse da geração Y nos negócios. Os jovens vêm se mostrando mais avessos aos modelos de trabalhos convencionais e indo em busca do próprio negócio. A ABF também apontou que a maioria dos donos de microfranquias possuem entre 25 e 36 anos, pertencentes à geração Y. Logo, este é um nicho que tem muito potencial. Com o dinheiro em falta, estes modelos com investimento até R$ 90 mil, têm se tornado um ponto forte da área.

Por isso, se você acredita em seu segmento, não é hora de desanimar! Seu negócio passou por todas essas dificuldades, isso mostra que ele tem força para continuar crescendo. Veja as oportunidades que o  setor apresenta e vá a luta. Lembre-se, o sucesso do empreendimento está no esforço do empreendedor!






Rogério Gabriel - fundador e presidente do Grupo Prepara, detentor das marcas Prepara Cursos, Ensina Mais e das recém-lançadas English Talk e Pingu’s English. Atualmente o Grupo possui mais de 800 franquias, distribuídas por todo o Brasil. Formado em Ciência da Matemática e Computação pela Unicamp, com MBA em Marketing pela FGV, Rogério há doze anos fundou o Grupo, que viria a construir a maior rede de cursos profissionalizantes do Brasil, a  Prepara Cursos. Empreendedor Endeavor desde 2012, ele teve a sua trajetória retratada no #VQD - VAI QUE DÁ, livro que traz dez histórias de empreendedores que criaram empresas de alto impacto.




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