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segunda-feira, 28 de novembro de 2016

PROTESTE constata protetor solar facial com quase metade da proteção prometida




Uso do produto é importante  e o teste  aponta opções  de produtos adequados e de preços mais acessíveis no mercado


Metade dos protetores solares para o rosto testados pela PROTESTE Associação de Consumidores não tiveram o desempenho esperado, com proteção inferior a indicada na embalagem. O consumidor é prejudicado, pois paga o preço proporcional ao Fator de Proteção Solar (quanto mais alto o FPS, mais caro), não tem acesso à informação correta e está menos protegido dos efeitos dos raios solares.

Das dez marcas levadas ao laboratório para testar a eficácia não apresentaram o FPS que constam dos rótulos os produtos da Sundown, L'Oreal, ROC, Sunmax e La Roche Posay. O La Roche Posay  tinha 42% a menos do que o indicado de fator de proteção solar (FPS). A metodologia indicada na norma da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) permite uma variação de até 17% em relação ao que é informado na embalagem, mas os outros quatro produtos ( Sundown, L'Oreal, ROC e Sunmax )  também tinham acima desse percentual.

Também foi avaliada a proteção  UVA dos produtos, que desde 2012 são obrigados a cumprir uma nova exigência da Anvisa: a legislação brasileira determina que, nos filtros solares, a proteção UVA deve ser um terço do FPS. Ou seja: um protetor com FPS 60 precisa ter proteção UVA igual a 20, no mínimo. O protetor da L'Oreal foi considerado ruim por apresentar 26% do FPS rotulado ao invés dos 33% exigidos para UVA

Os raios UVA atingem as camadas mais profundas da pele. Eles são os principais responsáveis pelo envelhecimento precoce, bronzeamento (escurecimento), além de também contribuírem para o câncer de pele.

O FPS avalia a capacidade de os produtos filtrarem a radiação do tipo UVB, que atinge a camada mais superficial da pele, podendo causar vermelhidão, queimaduras e câncer de pele. O valor de FPS consiste na razão entre o tempo de exposição à radiação ultravioleta necessário para produzir vermelhidão na pele protegida pelo protetor solar e o tempo, para o mesmo efeito, com a pele desprotegida.  Quando se usa um filtro solar com FPS 30, por exemplo, a mesma pele leva 30 vezes mais tempo para ficar vermelha. Por isso, saber o exato fator de proteção é fundamental, pois indica o quanto se está protegido contra a radiação UVB.

Foi a quarta vez que a PROTESTE  fez teste com protetores solares (agora na versão para o rosto) tendo persistido o problema  de discrepância entre o indicado nos rótulos e o que o laboratório constata de proteção oferecida. A PROTESTE solicita uma fiscalização mais adequada dos produtos comercializados para evitar estes  reiterados descumprimentos.

Preocupada com os resultados do teste, a PROTESTE solicitou aos fabricantes dos produtos com FPS inferior ao indicado que corrijam a informação nos rótulos dos protetores solares. Também pediu à Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça, que obrigue os fabricantes a fazer um recall desses protetores. Os fabricantes teriam que comunicar a quem os adquiriram, que o FPS é inferior ao informado no rótulo.

A PROTESTE orienta  que o protetor solar faça parte do dia-a-dia, basta escolher os produtos adequados, pois além de proteger contra o envelhecimento precoce da pele, colabora para a prevenção de manchas e marcas de expressão causadas pela exposição excessiva ao sol, além de problemas mais sérios como o câncer de pele, que corresponde a 30% dos tumores malignos registrados no Brasil.



Top 8 ações que atrapalham a mulher no mercado de trabalho



A consultora financeira Patrícia Lages dá dicas de como enfrentar as principais causas para empreendedoras e trabalhadoras pararem de crescer


No mundo corporativo, há diversos fatores que fazem com que a mulher empreendedora fique estagnada ou regrida alguns degraus na carreira profissional. Contrariando o que a maioria pensa, os fatores externos – concorrentes e impostos - não são os maiores vilões.
Para auxiliar as empreendedoras nessa questão, a consultora financeira Patricia Lages lista em sua nova obra “Lugar de mulher é onde ela quiser”, publicado pelo selo Vida Melhor da editora Thomas Nelson Brasil, os principais inimigos do crescimento:


Comodismo: A pessoa que deseja crescer e vencer na vida deve ser inquieta, buscando sempre fazer algo melhor, de um jeito melhor, para que sua empresa ou sua carreira seja cada vez melhor. Acomodação não pode fazer parte do vocabulário da boa empreendedora.


Conformismo: O conformismo paralisa, faz com que a pessoa se prostre diante das situações e traz um grande perigo para quem vive sob a própria responsabilidade. Ser empreendedora é ser responsável por si mesma. Se a empreendedora se conformar, nada muda.


Excesso de cobrança: Faça o melhor, mas não estabeleça padrões impossíveis de serem alcançados. A autocobrança é algo positivo, mas dentro de limites aceitáveis, caso contrário a empreendedora viverá pulando de frustração em frustração.


Individualismo: Procure sempre aprender com alguém, ouvir opiniões e fazer tudo o que seja possível para trazer para o negócio ou a carreira algo que possa fazê-la crescer. Acredite em si mesma, mas não desacredite dos outros.


Egocentrismo: Quando o produto passa a ser visto como algo mais importante do que o cliente ou o ego da empreendedora supera o negócio em si, a coisa pode desandar.


Distrações: É preciso ficar atenta a tudo o que exige demais da atenção e a distrai de permanecer focada naquilo que é importante. Essa dica vale especialmente se a empreendedora trabalha em casa, pois a quantidade de distrações é grande.


Reclamações: Está comprovado cientificamente que a reclamação — além de não resolver nada — altera negativamente o cérebro humano. É fundamental não deixar essa peste acometer a mente e prejudicar não só o empreendimento, mas toda a vida. Cuidado e, ao primeiro sinal de reclamação, fuja!


Elogios: Esses são um dos piores inimigos que alguém pode ter. É preferível uma crítica construtiva a um elogio vazio, pois isso pode livrar a empreendedora de algumas situações embaraçosas.


Saiba como enfrentar esses e outros problemas quanto a carreira e em como ser uma mulher empreendedora no livro Lugar de mulher é onde ela quiser, da consultora financeira Patricia Lages.
 

 Com o objetivo de esclarecer que o empreendedorismo não é só sobre gerir o próprio negócio, ela explica que empreender é também um estilo de vida e tem mais em comum com a rotina feminina do que se pode imaginar. Falando das dificuldades da mulher no mercado de trabalho, imposições estabelecidas pela sociedade e empoderamento feminino, Patricia desvenda os segredos do mundo corporativo, dá dicas valiosas sobre empreendedorismo e mostra que a mulher quer mais do que trabalhar: ela deseja ter a liberdade de conquistar o seu espaço. Não o lugar onde dizem que ela deve estar, mas aquele em que ela escolheu estar.





7 frases que devem ser evitadas no trabalho para melhorar a comunicação



Especialistas em desenvolvimento pessoal listam 7 frases negativas que deixam o ambiente profissional pesado e explicam como melhorar a comunicação e deixar o clima mais leve


No ambiente corporativo é comum encontrar um clima pesado, e isso pode comprometer o desenvolvimento e a produtividade da equipe. Segundo o especialista em desenvolvimento pessoal Antonio Prates, o que mais compromete a vida profissional dentro do ambiente de trabalho são os desentendimentos e a má comunicação. “Os desentendimentos entre a equipe de trabalho afetam não só clima do ambiente, como também contribuem para a desmotivação dos profissionais”, explica. Segundo uma pesquisa realizada pela Catho com mais de 40 mil executivos o bom relacionamento com os colegas de trabalho é o principal fator de motivação.

Antonio, que é também criador do projeto Vida com Método junto com Taty Nascimento, trabalha para levar mais leveza aos ambientes profissionais, pois conforme a pesquisa aponta, um ambiente mais leve é capaz de proporcionar o maior desempenho da equipe e mantê-la unida. “As pequenas mudanças podem fazer uma grande diferença nas relações e no clima emocional que prevalece no ambiente”, ressalta o especialista.

Taty, também especialista em desenvolvimento pessoal, conta que os líderes da equipe são responsáveis por dar o primeiro passo e começar uma boa comunicação no ambiente profissional. “Tomar cuidado para dar um feedback à equipe, por exemplo, é uma boa forma de começar, pois às vezes, na correria da rotina profissional, dizemos coisas sem pensar, que podem abalar o desenvolvimento da equipe”, explica. Ela ressalta que, quando alguém dá aquela “bola fora”, forma-se uma nuvem cinza no ambiente, deixando o clima pesado.
Assim, os especialistas listam 7 frases negativas que devem ser evitadas e indicam uma outra forma de dizer a mesma coisa de uma maneira mais leve a fim de melhorar a comunicação e deixar o ambiente mais saudável:


1.   Eu avisei, eu sabia que não ia dar certo!
Para deixar um clima mais leve, o correto a dizer é: "Da próxima vez, que tal se fizéssemos de outra forma?"


2.   Em time que está ganhando não se mexe
O ideal a falar nessa situação é: "Vamos fazer algo diferente? Talvez funcione ainda melhor"


3.   Isso eu não sei fazer!
Ao invés de criar obstáculos, o correto é pedir ajuda e dizer: "Será que você pode me mostrar como se faz?"


4.   Resolva você mesmo, faça como quiser
O ideal é trabalhar em equipe para resolver um problema, então prefira dizer: "Vamos resolver isso juntos!"


5.   Como você é preguiçoso, não faz nada
Neste caso, o correto é: "Nesse momento a sua ajuda seria muito bem-vinda".


6.   Você fez isso de propósito
Que tal dizer: "Está tudo bem, os acidentes acontecem".


7.   Eu não quero falar com você
Neste momento, é melhor dizer: "Será que podemos conversar sobre isso mais tarde?"




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