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segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Top 8 ações que atrapalham a mulher no mercado de trabalho



A consultora financeira Patrícia Lages dá dicas de como enfrentar as principais causas para empreendedoras e trabalhadoras pararem de crescer


No mundo corporativo, há diversos fatores que fazem com que a mulher empreendedora fique estagnada ou regrida alguns degraus na carreira profissional. Contrariando o que a maioria pensa, os fatores externos – concorrentes e impostos - não são os maiores vilões.
Para auxiliar as empreendedoras nessa questão, a consultora financeira Patricia Lages lista em sua nova obra “Lugar de mulher é onde ela quiser”, publicado pelo selo Vida Melhor da editora Thomas Nelson Brasil, os principais inimigos do crescimento:


Comodismo: A pessoa que deseja crescer e vencer na vida deve ser inquieta, buscando sempre fazer algo melhor, de um jeito melhor, para que sua empresa ou sua carreira seja cada vez melhor. Acomodação não pode fazer parte do vocabulário da boa empreendedora.


Conformismo: O conformismo paralisa, faz com que a pessoa se prostre diante das situações e traz um grande perigo para quem vive sob a própria responsabilidade. Ser empreendedora é ser responsável por si mesma. Se a empreendedora se conformar, nada muda.


Excesso de cobrança: Faça o melhor, mas não estabeleça padrões impossíveis de serem alcançados. A autocobrança é algo positivo, mas dentro de limites aceitáveis, caso contrário a empreendedora viverá pulando de frustração em frustração.


Individualismo: Procure sempre aprender com alguém, ouvir opiniões e fazer tudo o que seja possível para trazer para o negócio ou a carreira algo que possa fazê-la crescer. Acredite em si mesma, mas não desacredite dos outros.


Egocentrismo: Quando o produto passa a ser visto como algo mais importante do que o cliente ou o ego da empreendedora supera o negócio em si, a coisa pode desandar.


Distrações: É preciso ficar atenta a tudo o que exige demais da atenção e a distrai de permanecer focada naquilo que é importante. Essa dica vale especialmente se a empreendedora trabalha em casa, pois a quantidade de distrações é grande.


Reclamações: Está comprovado cientificamente que a reclamação — além de não resolver nada — altera negativamente o cérebro humano. É fundamental não deixar essa peste acometer a mente e prejudicar não só o empreendimento, mas toda a vida. Cuidado e, ao primeiro sinal de reclamação, fuja!


Elogios: Esses são um dos piores inimigos que alguém pode ter. É preferível uma crítica construtiva a um elogio vazio, pois isso pode livrar a empreendedora de algumas situações embaraçosas.


Saiba como enfrentar esses e outros problemas quanto a carreira e em como ser uma mulher empreendedora no livro Lugar de mulher é onde ela quiser, da consultora financeira Patricia Lages.
 

 Com o objetivo de esclarecer que o empreendedorismo não é só sobre gerir o próprio negócio, ela explica que empreender é também um estilo de vida e tem mais em comum com a rotina feminina do que se pode imaginar. Falando das dificuldades da mulher no mercado de trabalho, imposições estabelecidas pela sociedade e empoderamento feminino, Patricia desvenda os segredos do mundo corporativo, dá dicas valiosas sobre empreendedorismo e mostra que a mulher quer mais do que trabalhar: ela deseja ter a liberdade de conquistar o seu espaço. Não o lugar onde dizem que ela deve estar, mas aquele em que ela escolheu estar.





7 frases que devem ser evitadas no trabalho para melhorar a comunicação



Especialistas em desenvolvimento pessoal listam 7 frases negativas que deixam o ambiente profissional pesado e explicam como melhorar a comunicação e deixar o clima mais leve


No ambiente corporativo é comum encontrar um clima pesado, e isso pode comprometer o desenvolvimento e a produtividade da equipe. Segundo o especialista em desenvolvimento pessoal Antonio Prates, o que mais compromete a vida profissional dentro do ambiente de trabalho são os desentendimentos e a má comunicação. “Os desentendimentos entre a equipe de trabalho afetam não só clima do ambiente, como também contribuem para a desmotivação dos profissionais”, explica. Segundo uma pesquisa realizada pela Catho com mais de 40 mil executivos o bom relacionamento com os colegas de trabalho é o principal fator de motivação.

Antonio, que é também criador do projeto Vida com Método junto com Taty Nascimento, trabalha para levar mais leveza aos ambientes profissionais, pois conforme a pesquisa aponta, um ambiente mais leve é capaz de proporcionar o maior desempenho da equipe e mantê-la unida. “As pequenas mudanças podem fazer uma grande diferença nas relações e no clima emocional que prevalece no ambiente”, ressalta o especialista.

Taty, também especialista em desenvolvimento pessoal, conta que os líderes da equipe são responsáveis por dar o primeiro passo e começar uma boa comunicação no ambiente profissional. “Tomar cuidado para dar um feedback à equipe, por exemplo, é uma boa forma de começar, pois às vezes, na correria da rotina profissional, dizemos coisas sem pensar, que podem abalar o desenvolvimento da equipe”, explica. Ela ressalta que, quando alguém dá aquela “bola fora”, forma-se uma nuvem cinza no ambiente, deixando o clima pesado.
Assim, os especialistas listam 7 frases negativas que devem ser evitadas e indicam uma outra forma de dizer a mesma coisa de uma maneira mais leve a fim de melhorar a comunicação e deixar o ambiente mais saudável:


1.   Eu avisei, eu sabia que não ia dar certo!
Para deixar um clima mais leve, o correto a dizer é: "Da próxima vez, que tal se fizéssemos de outra forma?"


2.   Em time que está ganhando não se mexe
O ideal a falar nessa situação é: "Vamos fazer algo diferente? Talvez funcione ainda melhor"


3.   Isso eu não sei fazer!
Ao invés de criar obstáculos, o correto é pedir ajuda e dizer: "Será que você pode me mostrar como se faz?"


4.   Resolva você mesmo, faça como quiser
O ideal é trabalhar em equipe para resolver um problema, então prefira dizer: "Vamos resolver isso juntos!"


5.   Como você é preguiçoso, não faz nada
Neste caso, o correto é: "Nesse momento a sua ajuda seria muito bem-vinda".


6.   Você fez isso de propósito
Que tal dizer: "Está tudo bem, os acidentes acontecem".


7.   Eu não quero falar com você
Neste momento, é melhor dizer: "Será que podemos conversar sobre isso mais tarde?"




Como avançar na carreira de forma estratégica?



O fim do ano já se aproxima e é chegado o momento de avaliar o período que passou para traçar novos objetivos. Dentre as famosas resoluções de ano novo, as relacionadas à carreira estão sempre no topo da lista. Mas, você sabe qual a melhor maneira de traçar ações eficazes e estratégicas para alcançar o tão almejado sucesso e reconhecimento profissional? 

Pode parecer uma tarefa bem difícil, mas existem alguns atalhos que você pode tomar para ter mais clareza sobre como conquistar o estágio profissional que deseja. Veja a seguir algumas atitudes que poderão te ajudar a avançar na carreira de forma estratégica.


Antecipe tendências – atualmente, vivemos no mundo da informação e da tecnologia, portanto, se olharmos com um pouco mais de atenção ao que acontece a nossa volta, conseguimos prever alguns cenários com os dados que temos disponíveis. Grandes organizações e empresas que trabalham com um bom planejamento estratégico fazem isso com facilidade. Crises econômicas e apagões, por exemplo, muito antes de acontecerem já estão no radar de profissionais para que os impactos sejam minimizados. A boa notícia é que você também pode utilizar essas informações e acompanhar de perto as novidades da sua área de atuação para prever e se preparar para as novas tendências do mercado.


Avalie seus pontos fortes – depois de estar atualizado sobre que é ou não tendência na sua área, é importante que você faça uma análise bem estruturada dos seus principais diferenciais para descobrir quais convergem melhor com essas oportunidades. Assim, você poderá utilizar e desenvolver ainda mais seus pontos fortes para atender as novas demandas do seu segmento.


Desenvolva sua humildade – da mesma forma que você olhou para os seus pontos positivos, você deve ter humildade para reconhecer, avaliar e trabalhar seus pontos passíveis de melhoria. Para fazer isso, você pode começar com uma análise interna, ponderando sobre quais aspectos você deveria se desenvolver. Contudo, a melhor maneira de fazer isso é perguntando a opinião das pessoas mais próximas de você e ouvindo-as sem contestar. Assim, poderá analisar com clareza e perceber onde precisa melhorar. Depois disso, é só sair da zona de conforto para fazer as mudanças necessárias ao seu crescimento profissional e, até mesmo, pessoal.

Ao refletir com base nestes três aspectos você conseguirá criar metas e planos muito mais estratégicos para se desenvolver na carreira. Em tempos em que a busca por melhoria contínua está cada vez mais valorizada, nada melhor do que aliar o autoconhecimento aos cenários externos para obter os melhores resultados. Essa já pode ser sua primeira resolução de ano novo! 






Luciano Zorzal - palestrante, consultor, diretor de expansão da Zorzal Franquias e sócio-fundador da Zorzal Consultores & Auditores Associados, empresa com onze anos de atuação nacional na área de gestão empresarial e da qualidade, já certificada em conformidade com a ISO9001:2015 em janeiro de 2016.


 

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