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terça-feira, 31 de maio de 2016

Saúde realiza blitz educativa da Lei Antifumo no Dia Mundial sem Tabaco




Fiscais visitarão bares e restaurantes hoje para orientar sobre a lei antifumo e verificar o cumprimento da legislação; mais de 1,5 milhão de inspeções já foram realizadas desde a publicação da lei em 2009

         Nesta terça-feira, 31 de maio, em que é celebrado o Dia Mundial sem Tabaco, equipes da Vigilância Sanitária Estadual realizam às 14h e às 18h blitz educativas na Avenida Paulista para orientar sobre a lei antifumo e inspecionar o cumprimento da legislação. Também serão distribuídos folhetos sobre a lei. Outras fiscalizações, com agentes à paisana, também serão realizadas em todo o estado.

Levantamento da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo aponta que já foram realizadas, até o dia 30 de maio, mais de 1,5 milhão de inspeções e aplicadas 3.543 multas em estabelecimentos comerciais para combater o tabagismo passivo, terceira causa de morte evitável segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde).  

O índice de cumprimento da legislação é de 99,7% dos estabelecimentos vistoriados desde agosto de 2009, quando a restrição de fumar em ambientes fechados de uso coletivo passou a vigorar.  
         As regiões que tiveram maior número de infrações são a capital paulistana, com 992 multas, Baixada Santista (337), Grande ABC (272) Campinas (255), e Araraquara (160). O ranking das cinco regiões contabiliza  2.016 autuações, o que representa 56,9% do total de multas aplicadas em todo o Estado desde 2009.

         Segundo o balanço da Secretaria, uma a cada cinco multas aplicadas nesses cinco anos foram fruto de denúncia da população. As queixas podem ser feitas pelo telefone 0800-771-3541 e as ações ocorrem interruptamente com agentes à paisana. 

         A Lei Antifumo proíbe o consumo de cigarros, cigarilhas, charutos, cachimbos ou de qualquer outro produto fumígeno, derivado ou não do tabaco em locais total ou parcialmente fechados. O valor da multa por descumprimento à lei é de R$ 1.177,50, e dobra em caso de reincidência. Na terceira vez, o estabelecimento é interditado por 48 horas, e na quarta o fechamento é por 30 dias.

         “A lei tem um importante caráter de prevenção e promoção da saúde, garantindo ambientes livres de tabaco e combatendo, principalmente, o tabagismo passivo, que é a terceira causa de morte evitável no mundo. A população paulista entendeu e apoiou, e o resultado se reflete no alto índice de cumprimento pelos estabelecimentos comerciais em todo o Estado”, a diretora da Vigilância Sanitária Estadual, Maria Cristina Megid.
         

Agência brasileira assina campanha global da OMS pelo Dia Mundial Sem Tabaco




A nova/sb criou peças publicitárias para sensibilizar população, formadores de opinião e, sobretudo, legisladores do mundo todo sobre a atratividade danosa das embalagens de cigarro

A Organização Mundial da Saúde (OMS) quer conscientizar o mundo da importância de uma legislação que padronize as embalagens de cigarro neste Dia Mundial Sem Tabaco (World No Tabacco Day 2016, em inglês), 31 de maio. O intuito é chamar os países para a implementação de embalagens de cigarro genéricas. Para conseguir atingir esse objetivo, a OMS selecionou a agência brasileira nova/sb depois de uma concorrência entre empresas de publicidade do mundo.

Os materiais foram desenvolvidos para explicar ponto a ponto como a embalagem padrão funciona e seus respectivos benefícios. Por isso, a criação traz uma embalagem desconstruída que mostra isso de forma bastante didática no intuito de familiarizar o público que muitas vezes não conhece a padronizada. As peças usaram a embalagem adotada pela Austrália, com três variações que mostram os riscos do tabaco para gestação e desenvolvimento do feto, gangrena e cegueira.

A campanha foi desenvolvida para os 6 idiomas oficiais da ONU: Inglês, Francês, Espanhol, Chinês, Russo e Árabe. Também foi desenvolvido poster, folder para evento, banners de web, posts de facebook, material promocinal, banners impressos, além de um vídeo de 45 segundos que será veiculado em canais com os quais a OMS está trabalhando parcerias pelo mundo. O vídeo já está disponível no YouTube. www.youtube.com/watch?v=rXUCTSp2_58

Bob Vieira da Costa, CEO e sócio-fundador da nova/sb, destaca a relevância desse trabalho: “A Comunicação de Interesse Público é o tipo de ferramenta que impulsiona transformações positivas significativas para a sociedade. Essa campanha que preparamos para a OMS se trata exatamente disso. Considerando os inúmeros riscos do fumo, milhares de pessoas impactadas poderão ter uma outra história de vida”. Atualmente, o único país a adotar um modelo padrão de embalagem é a Austrália.

No Brasil, a indústria de tabaco vem se adaptando à atualização constante das regras para fumantes e para a produção e comercialização de cigarros. Em 2011, a chamada Lei Antifumo restringiu a atividade ao determinar que os usuários não poderiam mais fumar em locais fechados, públicos ou privados. Pouco tempo depois, em abril de 2015, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) determinou que 30% da parte inferior frontal dos maços devem trazer um novo alerta e recomendação: a frase "Este produto causa câncer. Pare de fumar. Disque 136".

Experiência de longa data - A agência nova/sb é a única empresa brasileira a trabalhar com a publicidade da OMS. Ela foi responsável pelas campanhas de doação de sangue da Organização de todos os anos entre 2011 e 2015. Mas foi antes disso, em 2008, que a agência trabalhou pela primeira vez com o tema Consumo de Tabaco. Em 2010, ela voltou a desenvolver campanha para esse tema, onde as peças dos dois anos procuravam impactar, sobretudo, jovens e mulheres.


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