Pesquisar no Blog

quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Kaspersky Lab: ataques a bancos e caixas eletrônicos na América Latina continuam a aumentar




Novo malware detectado no México, o GreenDispenser, consegue sacar dinheiro de caixas eletrônicos

Nas previsões da Kaspersky Lab para 2015, os especialistas da empresa comentaram que os ataques cibernéticos por meio de malware direcionados aos bancos que permitem sacar dinheiros diretamente dos caixas eletrônicos (ATMs) aumentariam. Costin Raiu, da equipe global de pesquisa e análise (GReAT) da Kaspersky Lab, disse na época que os dias dos cibercriminosos focados exclusivamente em roubar dinheiro dos usuários finais tinham acabado. "Agora, eles irão atacar diretamente os bancos, pois é onde está o dinheiro", afirmou.

Esta previsão se mostrou verdadeira novamente há alguns dias com a detecção do GreenDispenser, um malware descoberto por pesquisadores da indústria que confere ao criminoso a capacidade de sacar dinheiro de caixas eletrônicos infectados.

De acordo com os analistas, o código malicioso afeta os programas XFS (eXtensions for Financial Services - um middleware utilizado por serviços financeiros) presentes em vários caixas eletrônicos rodando Windows. Esta plataforma faz a interação entre o software e os periféricos de um caixa eletrônico, como o teclado do PIN ou o mecanismo que libera as notas de dinheiro.

Uma vez instalado, o caixa eletrônico exibirá um alerta 'de equipamento fora de serviço' na tela. Os clientes regulares não conseguirão usar o ATM, enquanto isso, o golpista que digitar o código correto no PIN conseguirá sacar todo o dinheiro do caixa eletrônico e irá eliminar o malware usando um processo de remoção profunda, deixando pouco ou nenhum vestígio de como o ATM foi violado. Embora a detecção deste malware tenha ocorrido apenas no México até o momento, é esperado que ele se espalhe para outros países da América Latina.

Fabio Assolini, analista sênior da Kaspersky Lab, alerta que os cibercriminosos latino-americanos estão constantemente criando novos códigos maliciosos para atacar os caixas eletrônicos e adverte que os bancos e instituições financeiras da região devem estar atentos a esta ameaça.

"Os criminosos latinos, especialmente no México e no Brasil, são organizados e operam geralmente com cibercriminosos de outros países visando infectar o maior número possível de caixas eletrônicos. Eles utilizam seus conhecimentos locais com técnicas de malware exportadas de países do leste europeu para criar ataques únicos", explica Assolini.

Além disso, o que agrava esta situação, segundo o especialista, é que a maioria dos ATMs rodam sistemas operacionais antigos que são mais fáceis de serem infectados, como o Windows XP e o Windows 2000.

Os analistas da Kaspersky Lab preveem que esta tendência só crescerá. Durante o primeiro trimestre de 2015, a Kaspersky Lab anunciou a descoberta do Carbanak, uma ameaça persistente avançada (APT - Advanced Persistent Threat) que gerou perdas financeiras que podem ultrapassar um bilhão de dólares e que iniciou a era dos ataques APT no mundo do cibercrime. Já em 2014, a Kaspersky Lab reportou a campanha fraudulenta Luuuk que teve como alvo clientes de um importante banco europeu. No período de apenas uma semana, os cibercriminosos roubaram mais de meio milhão de euros dos correntistas do banco. Em outubro do mesmo ano, a equipe GReAT da Kaspersky Lab descobriu também os ataques cibernético do malware Tyupkin que afetava caixas eletrônicos em todo o mundo e permitia que os golpistas sacar milhões de dólares das máquinas sem o uso do cartão de crédito.

Os especialistas da Kaspersky Lab recomendam sempre manter os sistemas dos pontos de venda e caixas eletrônicos atualizados e manter uma solução antivírus instalada já que o fator comum da maioria dos ataques é o sistema operacional.

A tecnologia Default Deny presente no Kaspersky Antivirus bloqueia o comando de programas executáveis desconhecidos.

A Kaspersky Lab detecta e neutraliza o GreenDispenser como Trojan-Banker.Win32.GreenDispenser.a

Para mais informações sobre o panorama de ciberameaças financeiras, visite SecureList: https://securelist.com/analysis/kaspersky-security-bulletin/68720/financial-cyber-threats-in-2014-things-changed/

Campanha alerta sobre Esclerose Lateral Amiotrófica





Instituto Paulo Gontijo lança #EfeitoTsuru, para aumentar conscientização e construir banco de dados dos pacientes no Brasil

Ampliar o conhecimento sobre a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), cadastrar os pacientes no Brasil e, de quebra, aumentar os investimentos em pesquisas sobre a doença. Esses são os principais objetivos da campanha #efeitotsuru, lançada pelo Instituto Paulo Gontijo.
Ano passado, o IPG foi a entidade que ajudou a divulgar no Brasil a campanha que ficou conhecida como o Desafio do Balde de Gelo. Em todo o mundo, celebridades e personalidades participaram da “Ice Bucket Challenge”, em que desafiavam outras pessoas a jogar um balde de gelo sobre a própria cabeça em prol da luta pela doença.
A diretora executiva do instituto, Sílvia Tortorella, explica que a escolha do tsuru em 2015 está relacionada à crise hídrica que o Brasil atravessa. “Entendemos que o momento é de economia, e não cabe desperdício de água. Por isso, escolhemos usar o papel e a simbologia do tsuru para dar continuidade à campanha no Brasil.” O tsuru é uma ave sagrada no Japão e representa saúde, boa sorte, longevidade e felicidade. Diz uma antiga lenda que se a pessoa dobrar mil tsurus (pela técnica do origami), com o pensamento voltado para um desejo, ele se realizará.
“Estamos convidando as pessoas a dobrar pelo menos seis tsurus e postar uma foto ou um vídeo nas redes sociais, usando a hashtag #efeitotsuru. Além disso, nossa página tem links que permitem efetuar doações e, ainda, realizar o cadastro de pacientes”, explica Sílvia. Todos os pacientes cadastrados receberão gratuitamente um manual impresso sobre a ELA, e os pacientes podem, ainda, se submeter a um teste que mede a função pulmonar, a espirometria, aplicado por um fisioterapeuta respiratório. As doações são voltadas às pesquisas para a doença, por meio do Project Mine, que tem mais de 13 países participantes na luta pela descoberta das causas genéticas da ELA.
O coordenador médico do IPG, Francisco Rotta, é enfático ao afirmar que “a Esclerose Lateral Amiotrófica é um diagnóstico que muda para sempre a vida de todos os atingidos, sejam pacientes, familiares, amigos ou cuidadores”. A doença causa atrofia muscular e a sobrevida média do paciente é de apenas três anos. No Brasil, estima-se que haja de 12 a 15 mil pessoas com Esclerose Lateral Amiotrófica. No mundo todo, são cerca de 200 mil pessoas. A incidência maior é em homens, com idade entre 40 e 60 anos. Como não há conhecimento das causas, não há ainda cura nem tratamento efetivo. A ELA tornou-se conhecida no mundo com o cientista britânico Stephen Hawking, único que sobrevive há mais de 40 anos com o diagnóstico.
A meta do instituto é conseguir que sejam construídos e postados 15 milhões de tsurus, o que representa as mil aves para cada paciente de ELA. “A ideia é formar uma grande corrente de pensamentos positivos pela cura da doença”, ressalta a diretora do IPG. “Queremos o envolvimento de empresas, associações e todas as pessoas que puderem contribuir, aumentando o comprometimento da sociedade e levando conhecimento sobre uma doença que é rara, mas extremamente grave.”
Mais informações sobre a campanha no www.efeitotsuru.org.br ou no site do Instituto, www.ipg.org.br. Para saber como são utilizadas as doações, vale conhecer ainda o www.projectmine.com/country/brazil/.

Sobre o IPG
O Instituto Paulo Gontijo é uma organização privada, sem fins lucrativos(Oscip), que atua para promover pesquisas e estudos científicos que contribuam para aumentar o nível de conhecimento a respeito da esclerose lateral amiotrófica (ELA). Além disso, tem como missão desenvolver ações de sensibilização e humanização que contribuam para o melhor atendimento dos profissionais, pacientes e de suas famílias.

Francesco Bogarin é o vencedor da 2ª edição do concurso NOVOS DESIGNERS BRASIL




Foto: Dorival Zucatto
Francesco Bogarin, 20 anos, aluno do Centro Universitário Anhanguera, foi o grande vencedor da 2ª edição do NOVOS DESIGNERS BRASIL (NDB), que teve como tema “Piratininga: a São Paulo de etnias tão misturadas". A final do concurso foi realizada na noite desta terça-feira (29/09) e contou com o desfile de 40 looks. Foram avaliados os quesitos de criatividade, originalidade, conceito, adequação ao tema e à estação (inverno 2016). Cada finalista apresentou uma coleção adulta, composta por quatro looks, além da reprodução de uma de suas criações para a Susi ou o Beto, da Brinquedos Estrela. 
“Lavoura das Fronteiras” foi a inspiração para a coleção de Francesco. Em 1870, os imigrantes, com suas culturas criaram a diversidade paulistana. O bairro do Bom Retiro é o ícone da diversidade em São Paulo, surgindo do convívio interétnico dos imigrantes, misturando a exótica população negra, o olhar frio dos coreanos, o comportamento dos judeus e o bom gosto no vestir dos italianos, são as mais fortes referências de vanguarda e estilo da cidade. “Me inspirei no Bom Retiro, bairro onde eu vivo e onde há muita mistura e mescla de culturas. Lá está a vanguarda, as diferenças e a moda de São Paulo”, contou o vencedor, que levou como prêmio uma viagem de pesquisa de moda para a China. Todas as peças apresentadas no desfile ficarão agora em exibição na feira GOTEX SHOW.
Outro destaque da noite foi a apresentação da designer convidada Jessica Jin, que conquistou a 1ª edição do NDB, realizada em 2014. Com oito looks, a coleção Jinju foi inspirada nos índios brasileiros Karajás e nas fadas dos contos típicos coreanos.
   
Além do vencedor estavam entre os finalistas: Danilo Ibrahim e Jack Vailatt, do SENAI; Fernanda Douat, Mariana Takikawa e Renata De La Rosa, do IED - Istituto Europeo di Design; Rafael Scaranaro, da Faculdade Anhanguera; Luiza Zanutto do SENAC; Marina Rodrigues do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo e Rodrigo Rooka, da Anhembi Morumbi.
 Foto: Dorival Zucatto

Posts mais acessados