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sexta-feira, 22 de maio de 2015

SP prorroga vacinação contra gripe





Até o momento, campanha atingiu 4,8 milhões de paulistas; campanha será estendida até o dia 3 de junho
A Secretaria de Estado da Saúde decidiu orientar os municípios paulistas a prorrogarem por mais duas semanas a campanha de vacinação contra a gripe no Estado de São Paulo. Até 3 de junho, a pasta pretende imunizar 11,8 milhões de paulistas – o número corresponde à meta de 80% das 14,7 milhões de pessoas que compõem o público-alvo.
O último balanço da pasta, desta quinta-feira, 21 de maio, aponta que 47% de adesão do público prioritário da campanha: bebês a partir dos seis meses e crianças menores de cinco anos de idade, idosos a partir dos 60 anos, gestantes, puérperas (mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias), indígenas, funcionários do sistema prisional e a população privada de liberdade, além das pessoas diagnosticadas com doenças crônicas e os profissionais de saúde do Estado.
Até o momento, 4.822.868 pessoas foram imunizadas contra o vírus Influenza, causador da gripe (veja dados regionais abaixo).
Agora, a preocupação maior é com os pais que ainda não levaram as crianças entre seis meses e menos de cinco anos de idade para vacinar: 33% de cobertura, ou 1.021.460 vacinados.
Entre as gestantes, a cobertura é de 38,4%: 166.483 grávidas foram imunizadas, desde o início da campanha em 4 de maio.
Os idosos, com 60 anos ou mais, são os que mais aderiram à campanha, com 80% da meta atingida, ou, 2.425.150 vacinados.
Também foram vacinados 820.245 pacientes diagnosticados com doença crônica; 45.895 puérperas, até 45 dias após o parto; 320.248 trabalhadores da saúde; 3.645 indígenas e outras 19.742 pessoas relacionadas ao sistema prisional.  
Além de imunizar a população contra a gripe A H1N1, tipo que se disseminou pelo mundo na pandemia de 2009, a campanha visa proteger a população de outros dois tipos do vírus influenza: A (H3N2) e B. A vacina foi produzida pelo Instituto Butantan, unidade ligada à pasta, através de um processo de transferência de tecnologia. 
Outros dois tipos de vacina estão disponíveis, no período da campanha: a pneumocócica 23-valente, responsável pela prevenção de doenças como pneumonia, meningite e bacteremia/septicemia (infecção generalizada do sangue). Ela é destinada especificamente aos idosos hospitalizados ou residentes em instituições como asilos e casas de repouso, às pessoas diagnosticadas com doenças crônicas (cardiovasculares, pulmonares, renais, diabetes mellitus, hepáticas e hemoglobinopatias) e aos imunodeprimidos (transplantados, com neoplasias e infectados pelo HIV). A outra vacina disponível imuniza contra difteria e tétano. 
“É imprescindível tomar a vacina o quanto antes, pois somente após 15 dias começa a fazer efeito. Não dá pra esperar o inverno chegar pra se imunizar, principalmente às gestantes, já que uma única dose, protege dois seres: a mãe e seu bebê, que só vai precisar ser imunizado novamente, depois dos seis meses”, alerta Helena Sato, diretora de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde.

 Regional
Doses
Capital
1.234.104
Grande São Paulo
605.093
Alto Tietê
238.402
Araçatuba
79.948
Araraquara
112.231
Assis
64.538
Barretos
57.377
Bauru
218.449
Campinas
476.609
Franca
72.587
Marília
71.215
Piracicaba
155.858
Presidente Prudente
106.003
Vale do Ribeira
41.522
Ribeirão Preto
161.852
Baixada Santista
236.114
São João da Boa Vista
100.111
Vale do Paraíba
309.376
São José do Rio Preto
207.430
Sorocaba
274.049
TOTAL
4.822.868

quinta-feira, 21 de maio de 2015

Alunos com deficiência intelectual do Instituto Olga Kos transformam tapumes em obras de arte na Rua Augusta no domingo





Projeto em parceria com a construtora Edalco terá mais cinco edições este ano

        Os tapumes que cercam o terreno no número 100 da Rua Augusta serão transformados em obra de arte no próximo domingo, dia 24, das 11h às 14h. Esta será a segunda etapa do Projeto Tapume, desenvolvido pelo Instituto Olga Kos em parceria com a Construtora Edalco, do Grupo Esser, firmada no ano passado, e será realizada por 12 jovens artistas com deficiência intelectual, particularmente Síndrome de Down.
        O objetivo do projeto é contribuir para oferecer arte no entorno dos empreendimentos e, ao mesmo tempo, propiciar o desenvolvimento artístico e motor, gerar renda, tendo em vista que o trabalho é remunerado, e aprimorar as técnicas dos participantes para que, futuramente, possam, sozinhos, fazer as intervenções. O evento contará com a participação dos arte-educadores do Instituto e a técnica utilizada será grafite e tinta spray, sobre um painel de 90 m².
        “Será um momento propício à interação, amizade, alegria e convivência social, que sai dos muros dos locais de onde esses jovens estão inseridos para dialogar com a nossa sociedade”, afirma Wolf Kos, presidente do Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural.

Instituto – Criado há oito anos, o Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural reúne artistas plásticos, arte-educadores, psicólogos, educadores físicos, profissionais multimídias e pedagogos, com um único objetivo: abrir um canal de comunicação pela arte e pelo esporte, e, por meio deles, proporcionar a integração com inclusão.

Bike vs Carros, um olhar atual sobre a mobilidade urbana e as grandes cidades






Documentário gravado em diversas cidades do mundo, inclusive em São Paulo, terá pré estreia em 13 de junho e exibição em várias capitais brasileiras

Como a indústria automobilística influencia nas políticas públicas das cidades e como a bicicleta começa a mudar uma parte desse jogo é o tema do documentário Bike vs Carros que rodou o mundo e finalmente chegou ao Brasil. A Maria Farinha Filmes responde pela distribuição do documentário no Brasil. “Sempre investimos em histórias que deem visibilidade a causas que precisam ser vistas, sentidas e discutidas”, explica Luana Lobo, sócia da produtora.

Gravado em São Paulo (Brasil), Los Angeles (EUA), Toronto (Canadá) e Copenhague (Dinamarca), o filme mostra realidades completamente diferentes, desde a luta por incluir o uso da bicicleta no dia a dia das pessoas em São Paulo até Copenhague, cidade que é referência internacional em mobilidade urbana.
filme teve sua première internacional em Malmö, na Suécia, em março, e até agora  já passou pela Espanha, Reino Unido, Colômbia, Austrália e Estados Unidos, entre outros. De acordo com a programação internacional, o filme ainda vai à Coreia do Sul, Polônia e muitas outras cidades dos Estados Unidos. E realiza um dialogo sobre essa questão que é a pauta global de todas as grandes cidades, com depoimentos de  governantes, ciclistas, taxistas, especialistas, pedestres e motoristas.
A pré-estreia do filme será em São Paulo no dia 13 de junho, no Auditório do Ibirapuera, no espaço outdoor, com exibição gratuita e aberta ao público, e terá a presença do diretor sueco Fredrik Gertten.

O lançamento será em 18 de junho em São Paulo e Rio de Janeiro e 25 de junho em Porto Alegre, Curitiba, Florianópolis, Brasília, Belo Horizonte, Salvador, João Pessoa e em Santos, litoral sul de São Paulo.

 Maria Farinha Filmes -  Produtora de filmes como Criança a Alma do Negocio (2009), Muito Alem do Peso (2012) e Tarja Branca (2014)), a Maria Farinha Filmes acredita que uma história bem contada pode realmente fazer a diferença na forma como as pessoas veem o mundo. Quer se trate de ficção, documentário, série, ou outras formas de mídia, a produtora existe para contar impactantes e inspiradoras histórias que provoquem transformação. Seguindo esse modelo de trabalho, a Maria Farinha Filmes, no ano de 2013, foi a primeira produtora da América Latina a ser contemplada com o selo internacional BCorp. Esse selo tem o objetivo de certificar empresas que usam o poder dos negócios para criar soluções para problemas sociais e ambientais no mundo.

SAPATEADO: OS PÉS DÃO O RITMO E O CORPO SEGUE A MELODIA



Comemorado no dia 25 de Maio, o Dia Internacional do Sapateado se aproxima e para celebrar essa data especial o professor Luyz Baldijão, que ensina essa modalidade no Estúdio Anacã, explica um pouco sobre a dança que mistura a arte visual e sonora. 

O estilo é conhecido pela técnica que desenvolve a coordenação motora e a musicalidade. “O sapateado possibilita que o aluno ouça seu próprio som dos pés de uma forma ritmada. As coreografias oferecem sensações prazerosas, pois os pés dão o ritmo e o corpo cria a melodia. Além disso, os braços também estão sempre em movimento”, explica Baldijão, que desenvolveu uma metodologia própria.

A prática desenvolve benefícios para saúde e bem estar, como por exemplo, a melhora na coordenação motora, desenvolvimento do tônus muscular, musicalidade e ritmo. A autoestima também é renovada, pois como toda modalidade de dança, o sapateado também desinibe e deixa os participantes mais confiantes.


Estúdio Anacã - www.estudioanaca.com.br

BRASIL DEVE SER O SEGUNDO MERCADO DE HIGIENE E BELEZA EM DOIS ANOS”, DIZ DUDA KERTÉSZ




Em Seminário promovido pelo LIDE Mulher, a presidente da Johnson & Johnson Consumo do Brasil, fala sobre como o aumento da participação de mulheres no mercado de trabalho impacta o segmento de Higiene e Beleza
Vaidades, mitos e verdades: por que as mulheres brasileiras são nº 3 no mundo em consumo de cosméticos” foi tema do Seminário Mulheres Líderes promovido pelo LIDE – Grupo de Líderes Empresariais e pelo LIDE MULHER, com a participação da presidente da divisão de Consumo da Johnson & Johnson no Brasil, Duda Kertész. O encontro aconteceu na noite desta terça-feira, no auditório da Gocil, em São Paulo, e reuniu 130 pessoas.
“Hoje, o Brasil é o terceiro mercado do mundo e já seríamos o segundo se não fosse a desvalorização cambial dos últimos dois anos. Mas é previsto que ocupemos a segunda posição em 2017”, diz Duda Kertész. “O curioso é que um país como a Índia, que é mais populoso que o Brasil, levará 10 anos para chegar à posição que hoje o Brasil já detém”, diz.
Um dado que contribui para esta perspectiva é o aumento da mulher no mercado de trabalho. “Em 17 anos a participação saltou de 39% para 60%. Esse crescimento impulsiona o mercado da beleza. Antes, a mulher se conformava em ser objeto e hoje ela quer ser sujeito. Participa do mercado de trabalho, tem independência e poder de decisão de compra em 80% dos casos”, reforça Duda. “Em 38% dos lares a renda delas é a principal da casa. Elas formam o nosso target principal e temos pesquisas para identificar o que elas esperam dos produtos de higiene e beleza”, esclareceu.
Duda finalizou dizendo que a mulher busca o equilíbrio dos papeis que desempenha na vida. “Como essa busca chega ao mercado da beleza? A diferença fundamental da brasileira para as mulheres de mercados desenvolvidos é que assumimos que a beleza é importante”.
Para João Doria, presidente do LIDE, Duda Kertész é um exemplo do papel que hoje a mulher desempenha. “Ela liderou uma transformação na Jonhson & Jonhson. A empresa tinha bons resultados, bons produtos e era líder de mercado em diversas categorias. Porém, com sensibilidade, ousadia e criatividade, a Duda estabeleceu novas plataformas de marketing e aumentou o share de vários produtos. Um verdadeiro exemplo de como fazer mais e melhor. De como não ficar acomodado com um cenário confortável”, finalizou.
Este Seminário Mulheres Líderes foi realizado com patrocínio de O BOTICÁRIO e apoio de DM9, FUNDAÇÃO DOM CABRAL, GOCIL, MAGAZINE LUIZA e PRIME TOUR. São fornecedores oficiais ECCAPLAN e LUMINUS LIFE. RÁDIO BANDEIRANTES e ROBB REPORT são mídia partners.

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