Pesquisar no Blog

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Varejo: como não deixar o Black Friday virar Black Fraude?





Mais que um “produto” da cultura americana, importado ao Brasil nos últimos anos, a Black Friday é uma ação de vendas anual com grandes descontos, que ocorre sempre após o dia de Ação de Graças nos Estados Unidos, que é a 4ª quinta-feira do mês de novembro.
A ação é muito popular em terras de Tio Sam, e de fato muito rentável ao varejo. Devido a isto, tem se expandido para outros países, tais como Canadá, Austrália, Reino Unido, Portugal e Brasil.
No entanto, no Brasil, a credibilidade da ação de vendas não tem sido das melhores, uma vez que a percepção dos consumidores brasileiros é de que os preços são majorados pelo varejo, tanto físico quanto virtual, antes de anunciarem as promoções e descontos no dia da Black Friday. Desta forma, já ficou famosa a frase: “tudo pela metade do dobro”.
Buscando desconstruir esta imagem negativa, dia 05 de novembro, houve um encontro que reuniu 112 varejistas do setor online para lançamento de uma campanha com o objetivo de dar credibilidade à ação de vendas, chamada “Black Friday Legal 2014”.
A intenção é auxiliar o consumidor brasileiro no momento de decisão das compras online, onde todos os varejistas que assinarem o compromisso de manter as boas práticas do comércio eletrônico neste dia da ação promocional de vendas terão estampadas em seus sites o selo homônimo ao nome da campanha.
Com isso, o varejo online brasileiro, onde 66,5% dos consumidores pretendem realizar suas compras no tão aguardado dia, conforme pesquisa realizada pelo site Zoom, busca conquistar grande parcela da projeção de vendas para a data, no valor de R$ 1,2 bilhão que representa um crescimento de 56% relativo ao ano de 2013.
Ao que parece, no Brasil, a grande “vedete” da Black Friday ainda é o comércio eletrônico, uma vez que a mesma pesquisa realizada pelo site Zoom diz que apenas 1,5% dos entrevistados pretendem realizar suas compras apenas em lojas físicas.
Penso que esta alta adesão dos consumidores às compras online não deixa de ser uma grande oportunidade ao varejo tradicional (lojas físicas) para atuar de forma diferente e inovadora na busca de atrair estes consumidores e alavancar suas vendas nesta data - que parece já ter ganho os corações e os bolsos dos brasileiros.
A pesquisa do site Zoom também diz que 41% dos entrevistados não acreditam que os descontos aplicados são verdadeiros, e como a grande maioria das compras são realizadas virtualmente, está aí a oportunidade de construir uma comunicação nas lojas físicas, dirigindo exatamente para esse falha na credibilidade.
As lojas físicas devem ser criativas em sua comunicação, demonstrando a seus clientes as reais vantagens promocionais. Deixem claro que os preços não foram majorados, demonstrando de forma bem didática os descontos, comparando com a média de preços de períodos anteriores.
Preparem a equipe de vendas das lojas para explicar detalhadamente os benefícios oferecidos aos consumidores. Em uma ação promocional como esta, é fundamental haver muito cuidado e critério na comunicação, a fim de potencializar os resultados e garantir credibilidade a seus clientes.
Por fim, como cada vez mais temos importado práticas do comércio americano, porque não fazê-lo de forma correta e aproveitar todas as vantagens que a Black Friday pode trazer aos resultados de um ano que não tem sido nada fácil?

Marcelo Murin - administrador de empresas com especialização em marketing e sócio-fundador da Officina di Trade.

Tudo Azul em NOVEMBRO!





Em um dia de Novembro, O Imenso Azul do Céu e o Profundo Azul do Mar se unem na linha do horizonte e a quietude do olhar acalma a alma. A Virtude da masculinidade tem se transformado ao longo da história, e a Força do Homem mudou de manifestação. Ser forte e poderoso tem exercido o Poder da Atração para o homem, que em se destacando, conquista “suas conquistas”.
Um Novo Homem para um Novo Mundo.
Aspectos antes desprezados pelo universo masculino, agora tem se mostrado indispensáveis às mulheres, e assim, é claro, também ao homem. Um homem precisa se cuidar, muito mais em aspectos indispensáveis que na aparência, é verdade, mas o fato é que temos caminhado cada vez mais juntos e as barreiras de gênero tem sido cada vez menos resistentes. Cabe a nós assumir o controle por nossas atitudes e sermos Senhores de Nosso Destino.
No mês da consciência pela Saúde do Homem podemos avançar ainda mais no zelo e buscar cuidar também de nossa saúde “mental”. Talvez a percepção de causalidade não seja tão nítida, mas o fato é que toda desordem “aparente” na vida do homem, todo enrosco financeiro, sofrimento amoroso, e também todas as “doenças” do corpo, têm sua Origem no Mundo Mental. Nosso corpo e ambiente são projeções de Nossa Mente, e para perceber melhor essa relação causal podemos observar que tudo o que somos é o resultado de nossas escolhas, e onde mais poderia ser tomada uma “decisão” se não em nossa mente. Existe sempre o questionamento de que muitas das coisas não fazem parte de nossas escolhas, e que fatores externos são responsáveis por nossa “oscilação”. Bem, essas na verdade, simplesmente tem uma linha não linear e exibem uma complexidade que não precisamos querer dominá-las... por hora. Basta Agir com Sabedoria.
Neste mês, podemos dar início a uma Verdadeira Transformação, mas primeiro, é necessário mudar nossa “visão”.
Somo seres espirituais que habitam “corpos físicos”. Não se pode cuidar de um em detrimento do outro. A mente que faz elo nutre desejo para a sobrevivência, para o acasalamento, para o trabalho e para a diversão. Sem uma atitude Mental Positiva, temos a tendência de fazer sofrer o corpo. Ser positivo, porém, não significa “fazer de conta” que está tudo bem, mas pelo contrário, encarar as adversidades com a convicção de que em Nosso Interior existe a Capacidade Infinita para solucionar todo e qualquer problema, de qualquer natureza. Nada é mais indispensável que a Consciência de “Vida”. É ela que nos fortalece para enfrentar a crise no mercado financeiro, o chefe de sessão, a crítica da esposa, o desgosto pelo título que escapou e muito mais ainda, então, um Diabetes ou o Câncer de Próstata.
Neste Mês, lembre de Si... Cuide de Si... Para então, quando dezembro chegar,
Um Novo Homem estará AQUI!


 Fernando Loch - Arquiteto com MBA em Gerenciamento de Projetos, realiza palestras/aulas nos Ciclos de Estudos da Prosperidade promovidos pela Seicho-No-Ie, por todo o país. cicloflorianopolis@gmail.com e https://www.facebook.com/ciclodeestudosdaprosperidadeflorianopolis

Doação à Santa Casa pode ser feita pela conta de luz





A Santa Casa de São Paulo, em parceria com a Eletropaulo, está ampliando a Campanha Santa Energia, na qual é possível que clientes da concessionária realizem doações à instituição por intermédio da conta de energia elétrica. Os valores arrecadados serão utilizados para melhorar o atendimento aos pacientes, com reformas das enfermarias do Hospital Central, na adequação de espaços, na compra de equipamentos, entre outras.
A Santa Casa é uma entidade filantrópica e um dos mais importantes complexos hospitalares do País. É referência nos atendimentos de emergência, ortopedia, pediatria, neurocirurgias e transplantes. Possui laboratórios próprios e serviços de diagnóstico por imagem. Atende cerca de 10 mil pessoas diariamente em todas as especialidades médicas.
A maioria dos recursos da Santa Casa de São Paulo é proveniente do SUS, cuja Tabela de Procedimentos há mais de 10 anos não é atualizada. Em média, a cada R$ 100,00 gastos com o paciente, o SUS remunera menos de R$ 50,00. Assim, todos os meses a Santa Casa acumula déficit operacional. Para garantir o pagamento dos fornecedores e funcionários e com isso evitar o colapso no atendimento aos mais necessitados e carentes, tem recorrido aos bancos particulares, que cobram juros de mercado, agravando ainda mais a situação financeira da instituição.
           Com o objetivo de fomentar a arrecadação de recursos nas mais diferentes frentes, a Santa Casa criou várias campanhas, como, por exemplo, a Santa Energia. Nela as doações poderão ser feitas por pessoas físicas ou jurídicas. Basta o titular da conta de luz preencher o termo de adesão, disponível no site www.santacasasp.org.br/santaenergia.
            Segundo a coordenadora da Campanha Santa Energia, Anna Maria Arouche Abdalla, a adesão também pode ser realizada em formulário avulso, encontrado em diversos postos espalhados pela cidade.  Após o preenchimento completo, o doador enviará pelo correio sem pagar o selo ou depositará em uma das urnas na Santa Casa de São Paulo.  A doação fixada pelo cliente é debitada junto ao valor de uso da energia. "As doações são muito importantes para a melhoria dos serviços oferecidos às pessoas que todos os dias são atendidas pela Santa Casa de São Paulo, gratuitamente", acrescentou.

sábado, 8 de novembro de 2014

SP pretende aplicar 4,5 milhões de doses contra sarampo e paralisia infantil





Estado contará com 5,9 mil postos fixos e volantes neste sábado (8), abertos das 8h às 17h para imunizar crianças

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo promove neste sábado, 8 de novembro, o “Dia D” da campanha de vacinação contra o sarampo e a polimielite (paralisia infantil). Em todo o Estado estarão abertos 5,9 mil postos de saúde fixos e volantes, das 8h às 17h.
Nesta edição, a Secretaria pretende imunizar 2,1 milhões de crianças contra o sarampo, com idades entre 6 meses e menores de 5 anos, e 2,4 milhões de crianças contra o poliomielite, entre 1 e menores de 5 anos. Os números correspondem à meta de cobertura de 95% dos públicos-alvo da campanha (veja dados regionais abaixo).
Em parceria com as prefeituras, a Secretaria mobilizará 38,5 mil profissionais de saúde, 2,5 mil veículos, 20 ônibus e cinco barcos.
São Paulo não registra nenhum caso de paralisia infantil desde 1988. Entretanto, a doença ainda é registrada nos continentes africano e asiático, sobretudo nos países Afeganistão, Nigéria e Paquistão. Somente até setembro desse ano, foram 149 casos registrados nessas localidades.
Com relação ao sarampo, São Paulo não tem nenhum caso autóctone (com transmissão direta em território estadual) desde 2000. Nesse ano há o registro de 7 casos importados da doença no Estado. No Brasil, somente até outubro desse ano, há 514 casos confirmados, com concentração de incidência no Ceará.
“A vacinação é a forma mais eficaz para a prevenção contra o sarampo e a poliomielite. Por isso, é importante que pais e responsáveis levem as crianças em uma unidade básica de saúde mais próxima de sua residência nesse sábado”, afirma Helena Sato, diretora de imunização da Secretaria.
A campanha de vacinação contra sarampo e paralisia infantil acontecerá em todo o Estado até o dia 28 de novembro.

Campanha de Vacinação - 100% do Público-Alvo
Região
Sarampo
Poliomielite
Capital
600.626
688.577
Grande ABC
132.592
150.766
Alto Tietê e Guarulhos
165.523
187.312
Franco da Rocha
31.991
36.259
Osasco
168.380
193.069
Araçatuba
34.198
38.830
Araraquara
46.040
52.230
Assis
23.285
26.315
Barretos
20.416
23.086
Bauru
53.886
60.994
Botucatu
30.142
34.036
Campinas
210.596
239.725
Franca
35.217
39.622
Marília
28.851
32.690
Piracicaba
72.376
81.975
Presidente Prudente
35.170
39.775
Vale do Ribeira
16.235
18.253
Ribeirão Preto
69.181
78.256
Baixada Santista
92.681
105.569
São João da Boa Vista
37.378
42.285
Vale do Paraíba e Litoral Norte
123.813
140.447
São José do Rio Preto
67.771
76.833
Sorocaba
124.101
140.910
Total
2.220.449
2.527.814

Posts mais acessados