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quarta-feira, 26 de novembro de 2014

ELETRÔNICOS SÃO OS ITENS MAIS TRIBUTADOS ENTRE OS PRODUTOS NATALINOS




Itens podem ter até 70% de tributos, enquanto os alimentos mais consumidos na ceia têm em média 30% de encargos
Com a chegada das festas de final de ano, o contribuinte brasileiro que pretende reunir a família para a ceia de Natal irá desembolsar pelo menos 29,32% a mais do preço do perú, chester ou pernil, por exemplo, somente para pagar os tributos federais, estaduais e municipais. As informações estão no estudo concluído pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação – IBPT.
Os tributos também estão embutidos no preço de outros produtos muito consumidos nas festividades de fim de ano: panetone (34,63%); champagne ou o espumante (59,49%), e nozes (36,45%) entre outros itens que fazem parte do cardápio natalino.
A mordida do Leão também será forte nos itens preferidos pelos consumidores para presentear seus entes queridos na data festiva, especialmente os produtos eletrônicos: os tributos chegam a 72,18% no valor do videogame, 44,94% no televisor, 44,75% na máquina fotográfica, 39,12% no preço do Ipad e 33,08% do preço do telefone celular.
De acordo com o presidente executivo do IBPT, João Eloi Olenike, “além da incidência do Imposto sobre Produtos Industrializados – IPI, os itens importados estão no topo da lista das maiores cargas tributárias, em razão do Imposto de Importação. “No caso dos tênis importados, o consumidor pagará 58,59% de tributos, sendo que a versão nacional têm carga de 44%. Já os consumidores que optarem por presentear com maquiagem pagarão 69,04% de tributos no item importado e 51,04% a mais pelo produto local, percentual que será revertido aos cofres públicos”, explica Olenike.
Principais presentes e produtos consumidos no Natal:
Produto
Carga tributária
Almoço em restaurante
32,31%
Árvore de Natal
39,23%
Bolsa de Couro
41,52%
Brinquedos
39,70%
Calça Jeans
38,53%
Câmera fotográfica
44,75%
Camisa ou vestido
34,67%
Champagne ou espumante
59,49%
Chester/Perú/Pernil
29,32%
Computador acima de R$ 3.000,00
33,62%
Computador até R$ 3.000,00
24,30%
Aparelho de DVD
50,39%
DVD
44,20%
Enfeites de Natal
48,02%
Espumante
59,49%
Frutas
11,78%
GPS
50,30%
Gravata
35,48%
Hospedagem em hotel
29,56%
Hotel para animais
26,86%
i pad - TABLET
39,12%
Livros
15,52%
Maquiagem Nacional
51,04%
Maquiagem Importada
69,04%
Óculos de sol
44,18%
Panetone
34,63%
Patins
52,78%
Videogame
72,18%
Presépio  de N atal
35,93%
Refrigerante (lata)
46,47%
Refrigerante garrafa
44,55%
Telefone celular
33,08%
Televisor
44,94%
Tênis Importado
58,59%
Tênis Nacional
44%
Fonte: Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação - IBPT

No Dia Nacional de Combate ao Câncer, especialista alerta sobre a importância da vacina contra o HPV para mulheres em idade fértil




Ginecologista da Faculdade de Medicina de Sorocaba (PUC-SP) lembra que, independentemente da idade, a vacinação está atrelada à vida sexual ativa
A proteção contra o câncer do colo do útero, o segundo tipo de neoplasia com maior incidência na mulher brasileira, e um dos mais letais da atualidade, deve cada vez mais fazer parte da rotina de prevenção ginecológica. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, a estimativa para o ano de 2014 é de 15.590 novos casos desse tipo de câncer em nosso país.
Esse ano o Brasil avançou nesse quesito graças à vacinação gratuita oferecida pelo Governo para meninas entre 11 e 13 anos. Mais do que orientar e preservar a saúde das filhas, as mães também precisam estar atentas para o problema. Isso porque, mulheres de todas as idades, podem e devem se imunizar contra o vírus HPV.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 70% das mulheres terão contato com o HPV em algum momento de suas vidas. “A infecção persistente pelo HPV oncogênico é diretamente responsável pelas lesões pré neoplásicas e pelo câncer do colo uterino e, apesar da vacinação ter como público alvo as meninas com idade inferior a 14 anos, preferencialmente antes do início da atividade sexual, a imunização pode e deve ser feita em mulheres de todas as idades”, explica o ginecologista Eduardo Coscia, professor assistente da Disciplina de Ginecologia da Faculdade de Medicina de Sorocaba e especialista em Oncologia Ginecológica pelo Instituto Brasileiro de Controle do Câncer.
Outros fatores de risco também são importantes para o desenvolvimento da doença, como por exemplo o hábito do tabagismo, sistema imunológico comprometido, múltiplos parceiros sexuais, dieta inadequada e ainda a associação com outras doenças sexualmente transmissíveis.
A possibilidade de ampliação da faixa etária para a vacinação contra HPV é uma novidade e está disponível no mercado privado desde 2013 através da vacina contra HPV oncogênico 16 e 18. Até então somente mulheres com idade inferior a 26 anos podiam ser vacinadas. Hoje não há mais esse limite superior de idade para a vacinação, que pode então ser oferecida a todas as meninas e mulheres acima de 9 anos.
Outro ponto importante esclarecido pelo especialista é a teoria de que a infecção pelo HPV pode ocorrer mais de uma vez. “Há mais de 100 diferentes tipos de HPV. Destes, aproximadamente 15 são considerados de alto risco para o desenvolvimento do câncer do colo do útero, sendo os subtipos mais frequentes os de número 16, 18, 31 e 45”.
Apesar dos excelentes resultados de eficácia de prevenção com a vacinação contra HPV, de acordo com o Dr Coscia deve-se salientar a importância do uso de preservativo em todas as relações sexuais com objetivo de amplificar a proteção contra a infecção pelo HPV e também contra o contato com outros vírus de transmissão pelo contato sexual. Também é importante afirmar à população que os exames preventivos anuais, especialmente a coleta de colpocitologia oncótica (exame de Papanicolau) devem ser continuados normalmente.

Fonte do Parque do Ibirapuera: Apresentações de Natal





A fonte do Parque do Ibirapuera recebe um novo espetáculo de cores e sons para o Natal de 2014
Neste Natal o Pão de Açúcar, com a parceria da Avon e do Ministério da Cultura, promovem o “Natal Iluminado”, mais um espetáculo inédito na Fonte Multimídia do Parque do Ibirapuera. A partir do dia 01 de dezembro, segunda-feira, serão duas apresentações diárias e gratuitas, como em todos os anos: às 20h30 e às 21h. O show natalino é formado por projeções, sons, danças das águas, luzes no lago e as mais de 200 árvores do entorno da fonte, decoradas com lâmpadas de LED.
No primeiro sábado de dezembro, dia 06, às 19h00 haverá apresentação do Coral Natalino composto por 24 vozes femininas em palco montado na parte interna do lago. Com arranjos de Marcelo Antunes Martins e regência da Maestrina Sônia Di Morais, a apresentação será emocionante e repleta de canções Natalinas como “O Velhinho – deixei meu sapatinho” e “Anoiteceu”.
Sobre o espetáculo na Fonte Multimídia
Este ano, o espetáculo da Fonte Multimídia vai contar a história de uma menina de 07 anos que escreve uma carta para o Papai Noel e também o encontra em seus sonhos. Além dos pedidos pessoais que faz ao bom velhinho, ela deseja coisas que sirvam para todos e pede um mundo melhor, mais saudável e mais feliz.
Além disso, a menina sonha que anda por São Paulo e passa por vários pontos turísticos da cidade que estão enfeitados para o Natal.  Essa é a primeira vez que o espetáculo é descritivo, contando uma história com narração.
Entre as músicas que compõe a história estão, além da tradicional “Happy XMas”, de John Lennon, “Jingle Bells”, cantada por um coral infantil, temas de época cantados por Julie Andrews, temas brasileiros de Ivan Lins e Assis Valente e ainda músicas natalinas tradicionais como “Noite Feliz” e “Boas Festas”.
O roteiro das apresentações, como em todos os anos, foi criado e produzido pela Divina Comédia e  Elfus Eventos.
Pelo décimo primeiro ano consecutivo o Pão de Açúcar promove o “Natal Iluminado”, este ano também com patrocínio da Avon, que atraiu mais de dois milhões de pessoas desde a primeira edição em 2004. Esse ano espera superar a média de 2013 que foi de 200 mil pessoas.
Sobre a Fonte Multimídia
A fonte foi doada pelo Pão de Açúcar para cidade de São Paulo em 2003 e foi inaugurada em 23 de Janeiro de 2004, como uma das homenagens em comemoração aos 450 anos da cidade de São Paulo.
Localizada no maior lago do Parque, a fonte é uma instalação flutuante de 110 metros de comprimento por dois metros de largura que movimenta cerca de 60 mil litros de água por minuto. Cada torre de água da Fonte é capaz de lançar 24 jatos verticais com até quinze metros de altura, formando uma cortina de água para exibição de imagens em alta definição. Além da possibilidade de realizar até 15 coreografias especiais, a fonte tem capacidade de projetar um gêiser de 60 metros de altura, o equivalente a um prédio de 20 andares. Oito setores de iluminação possibilitam a geração de 60 tonalidades diferentes de cores. O projeto de sonorização (10 mil Watts de potência) foi dimensionado de forma que a difusão do som se restrinja única e exclusivamente ao perímetro do lago.

Fonte Multimídia do Parque Ibirapuera
Programação Especial de Natal e Ano Novo – 2014/2015
Data:
De 01 de dezembro de 2014 a 06 de janeiro de 2015
Horário: Todos os dias, duas apresentações, às 20h30 e às 21h
Local: Parque Ibirapuera - Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n
GRÁTIS

Ação realizada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia em shopping alerta população sobre riscos do câncer da pele




No próximo sábado, 29 de novembro, população poderá realizar exame preventivo com médicos Dermatologistas da SBD
Como parte da programação do Dia Nacional de Combate ao Câncer da Pele, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) realizou, no último fim de semana, uma ação no Morumbi Shopping, em São Paulo.
Um quiosque laranja convidava as pessoas para uma fazerem uma foto UV (utravioleta) que mostra em uma única imagem o quanto a pele já foi prejudicada pelo sol. Além do impacto da fotografia, os visitantes receberam também um folheto explicando como ler os sinais da pele e como fazer prevenção.
"A ação no shopping tem o objetivo de alertar a população para o câncer da pele, que é o tipo mais comum da doença no Brasil", explica a Dra. Denise Steiner, presidente da SBD. "Mais de 3.000 pessoas passaram pelo quiosque e mais de uma centena de fotos foram distribuídas".
Para o coordenador da campanha, Dr. Marcus Maia a ação foi bastante positiva. "Os adolescentes ficaram surpresos com os efeitos do sol em uma pele tão jovem, as mães saíam dizendo que iriam redobrar o cuidado com seus filhos e os idosos comentavam sobre amigos e parentes que tiveram a doença”, revela.
E a partir do dia 27, a SBD realiza a mesma ação no Shopping Barra. Os visitantes do local vão poder conhecer os efeitos nocivos do sol na pele e saber se já precisam procurar um dermatologista. O paciente de risco para o câncer da pele (aqueles com olhos e cabelos claros, por exemplo) são o foco da ação.
No próximo sábado, 29, a SBD convida toda a população para realização de exame preventivo, que acontece simultaneamente em 140 postos espalhados pelo país. Mais informações podem ser obtidas 0800 701 3187. A ação é gratuita.
Dezembro Laranja
Além da ação no Morumbi Shopping e do "Dia do Diagnóstico", no próximo sábado, a SBD irá estender essa onda de conscientização até o final do ano com o "Dezembro Laranja". Para ampliar o impacto da iniciativa e vestir o Brasil de laranja, assim como acontece com o Outubro Rosa e o Novembro Azul (respectivamente ligados ao câncer da mama e da próstata), a SBD busca parcerias institucionais. "Todos podem ajudar na prevenção do Dezembro Laranja", convida Dra. Steiner. "Basta compartilhar nosso conteúdo nas redes sociais com a #dezembrolaranja, fazer uma foto vestido de laranja, decorar o ambiente de trabalho com esta cor. Toda forma de apoio será bem-vinda contra a doença."

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