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segunda-feira, 17 de março de 2014


Roteiro Meteorológico no Museu Catavento

 

Para marcar o Dia Mundial da Meteorologia, o Catavento mostra como se formam raios e tornados e a influência das ações do homem nas mudanças climáticas

 

Efeito estufa, poluição da atmosfera, falta de chuva (e consequente falta de água para consumo), excesso de chuva (e previsíveis enchentes), incidência de raios... São tantos os temas ligados à Meteorologia debatidos à exaustão ultimamente na mídia, que o clima já começa a fazer parte das preocupações até das crianças menores.

 

Para que os interessados conheçam um pouco mais sobre esses e outros assuntos relacionados ao clima e à Natureza, o Catavento Cultural e Educacional, museu de ciência e tecnologia da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, programou para o dia 23 de março, Dia Mundial da Meteorologia, um esclarecedor Roteiro Meteorológico.

 

Serão três sessões, nas quais os visitantes percorrerão um roteiro bastante esclarecedor, que começará com uma visita à Estação Medidora da CETESB, localizada no Parque Dom Pedro II (entrada pelo pátio interno do Catavento). Ali, conhecerão a aparelhagem de medição da poluição do ar, seus processos e consequências. Em seguida, serão conduzidos à seção Ecologia, no piso superior do museu, onde poderão ver e ouvir sobre as mudanças climáticas, entender um pouco mais sobre os efeitos da ação do homem sobre o clima, o efeito estufa, aquecimentos global e derretimento de geleiras, entre outros assuntos.

 

Após, os visitantes passarão à seção Engenho (térreo do Museu Catavento), onde serão demonstradas instalações como a Fábrica de Raios (Wimshurst) e o Tornado de Água, para que entendam como se formam os raios, os tornados, os tufões e os furacões. O roteiro termina na exposição Momento Único, com fotos de raios feitas no Brasil.

Evento: Roteiro Meteorológico

Data: 23 de março de 2014

Horário: 11h; 13h30 e 15h

Interessados devem retirar senhas na bilheteria.

 

Sobre o Catavento

Fruto de parceria entre as Secretarias Estaduais da Cultura e da Educação, o espaço foi inaugurado em março de 2009. São mais de 250 instalações, em oito mil metros quadrados, divididas em quatro seções (Universo, Vida, Engenho e Sociedade), cada uma delas elaborada com iluminação e sons diferentes, que contribuem para criar atmosferas únicas e envolventes.

Atrações como aquários de água salgada, anêmonas e peixes carnívoros e venenosos, uma maquete do sol e uma parede de escaladas onde é possível ouvir histórias de personalidades como Gengis Khan, Júlio César e Gandhi, são apenas alguns exemplos de como o visitante pode aprender e se divertir ao mesmo tempo.

No local também é possível conferir as atrações da Fundação Museu da Tecnologia de São Paulo, que teve seu acervo transferido para o Catavento no início de 2011. Entre os principais equipamentos estão a locomotiva Dübs (fabricada em 1888 na Inglaterra que pertenceu à Cia. Paulista de Estradas de Ferro e foi usada brevemente para o transporte de carga) e o avião DC-3 (1936), que foi utilizado como cargueiro militar na Segunda Guerra Mundial.

 

Serviço

Catavento Cultural e Educacional

Onde: Palácio das Indústrias - Praça Cívica Ulisses Guimarães, s/no (Av. Mercúrio), Parque Dom Pedro II, Centro – São Paulo/SP.

Telefone: 11 3315-0051

Quando: terça a domingo, das 9h às 17h (bilheteria fecha às 16h).

Quanto: R$ 6 e meia-entrada para estudantes, idosos e portadores de deficiência. Entrada gratuita aos sábados.

Idade mínima para visitação: recomendado para crianças a partir de seis anos.


Acesso por transporte público: estação de metrô Pedro II e terminal de ônibus do Parque Dom Pedro II.

Estacionamento: R$ 10 até 4 horas (para visitantes do museu). Adicional por hora: R$ 2,00 (capacidade para 200 carros). Ônibus e vans: R$20,00.

Infraestrutura: acesso para pessoas com deficiência locomotora.

quinta-feira, 13 de março de 2014


Cursinho popular abre inscrições para curso preparatorio para Enem 2014

No dia 29 de março o Cursinho do XI inicia o curso preparatório para a prova do Enem,  as aulas serão aos Sábados, das 13h às 17h:30min.

O curso tem como objetivo orientar os alunos sobre os assuntos principais do Ensino Médio, bem como trabalhar a construção das respostas para as 180 questões objetivas. Ajudando, assim, os estudantes a se prepararem para a prova.

A grade de aulas conta com as quatro áreas do conhecimento cobradas nos exames: Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.

As aulas acontecem no período da tarde, porém os alunos são convidados a participarem do curso de Filosofia e laboratório de Redação a partir das 11h30.

Alem das aulas os alunos contarão com material didático e plantões de dúvidas nas tardes de segunda a Sexta–feira.

Cursinho do XI, é um projeto social fundado pelo Centro Acadêmico XI de Agosto, da Faculdade de Direito da USP. Hoje é mantido pela Associação Pró-Cultura Cidadã, formada por professores.  Por ser um projeto sem fins lucrativos, o aluno pagará somente pela manutenção do curso, o valor mensal é de R$ 150,00.   Os estudantes que quiserem podem participar de uma prova de bolsa para conseguir desconto de 20% a 80%. 

Para se inscrever no curso os interessados devem apresentar cópias simples do RG, do CPF e de um comprovante de residência, mais uma foto 3x4 e a taxa de inscrição R$ 50,00 na secretaria do cursinho (Av. Brigadeiro Luis Antonio, 277, 5º andar, Bela Vista, próximo ao metrô sé, São Paulo), de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h e Sábado, das 8h às 16h.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (11) 3107-6293 / 3101- 4583 

14 DE MARÇO: DIA NACIONAL DOS ANIMAIS



Manipulação de medicamentos veterinários é uma boa opção para melhorar a qualidade de vida dos animais











Em 14 de março é celebrado o Dia Nacional dos Animais. A data tem o objetivo de conscientizar a população sobre a necessidade de respeito e carinho a todos os animais, de informar sobre as novidades para a melhoria na qualidade de vida dos bichos e também ressaltar a importância que eles têm na vida das pessoas. A DrogaVET, pioneira na manipulação veterinária no Brasil, aproveita o momento para falar sobre a possibilidade de oferecer tratamento sem sofrimento aos amigos bichos.
Segundo a veterinária da empresa, Mônica Veras, alguns donos têm receio e acham complicado o momento da medicação, já que, muitas vezes, o animal se recusa a ingerir os medicamentos, levando a diversas complicações. “Uma das alternativas é a manipulação veterinária, que possibilita um tratamento sem estresse. Além disso, o custo dos remédios é menor, pois são produzidos na dose certa e para o período determinado pelo médico veterinário, não havendo desperdício”, detalha a profissional.
Essa solução está diretamente relacionada ao desenvolvimento de formas farmacêuticas e sabores mais palatáveis ao gosto do paciente animal como, por exemplo, biscoitos medicamentosos, pastas orais e xaropes, em sabores como: picanha, salsicha, atum, bacon, pão, queijo, entre outros.

“As opções oferecidas pela DrogaVET visam o bem-estar animal com inovação e qualidade, atuando na prevenção, tratamento e longevidade dos animais. Nosso objetivo é trabalhar na busca contínua de tendências e novidades em medicamentos relacionados à saúde animal, para, assim, comemorar o Dia Nacional do Animal diariamente”, informa a sócia-fundadora da empresa, Sandra Schuster.


quarta-feira, 12 de março de 2014

15 de Março - Dia Mundial do Consumidor

Era digital: Consumidor conectado – Poder ou Perigo?
 Vladmir Valladares, Consultor em gestão de atendimento ao cliente fala das conquistas, mas também dos perigos que a era digital representa


Já é sabido que a internet revolucionou o modo de consumo e vem mudando diariamente o processo de atendimento ao cliente das empresas. Vladimir Valladares, consultor em gestão de atendimento ao cliente da V2 Consulting, afirma que apesar de todas as conquistas para o consumidor, é preciso ficar alerta para os perigos e armadilhas que a web pode representar.
“É claro que as novas tecnologias deveriam contribuir para a melhora da qualidade do atendimento ao cliente e até trazer mais consciência de consumo e certamente trouxe muitos avanços”. Mas, é preciso observar que a prestação do serviço vinculada à tecnologia pode acabar gerando um aumento de conflitos de consumo e de demanda aos órgãos de defesa, pois muitas vezes esses canais não são integrados ao SAC ou a cultura da empresa e acabam por cometer grandes falhas no atendimento em diferentes plataformas, lembra Valladares.
O consumidor assumiu o poder na era digital. As redes sociais tem se tornado cada vez mais o meio para mudanças de processos e de pensamentos das corporações, visto que é hoje a plataforma mais utilizada pelos clientes que buscam rapidez e facilidade em ser ouvido e atendido nas suas necessidades. Ao expor de forma ampla sua insatisfação ou até mesmo satisfação com um serviço, o poder de propagação gerado, acaba por reter a atenção e muitas vezes criar o cuidado esperado por esse consumidor.
As inciativas para resolver os problemas e afinar essa comunicação empresa x cliente, já vêm sendo debatidas e aprovadas, como a mais recente construção do marco civil da internet e a regulação da proteção de dados pessoais. Trata-se do projeto de lei que estabelece direitos e responsabilidades no uso dos meios digitais. O marco civil ainda está para ser aprovado na Câmara, mas a sua existência já é um ganho para todos os consumidores.
Já aprovado pela ANATEL no ultimo mês foi o Regulamento Geral dos Direitos do Consumidor de Telecomunicações. Quanto a estas decisões, ganhou o cliente e também as empresas preocupadas com seus produtos e consumidores. “Tenho discordâncias com o modo operante das agências reguladoras, que muitas vezes não respaldam o consumidor e as empresas com boas práticas, mas sempre há pontos positivos a destacar nas tentativas da lei”.
Poder cancelar um contrato/serviço pela internet ou por uma opção eletrônica no atendimento telefônico, ter o retorno em caso de queda na ligação e poder contestar cobranças são conquistas importantes do consumidor trazidas pelos avanços tecnológicos. Mas Valladares adverte que se não houver um processo automático para isso, qualquer mobilização pelas redes sociais sobre essas questões pode travar o processo de análise das operadoras de telesserviços e causar grandes transtornos para estas empresas.
Hoje, o consumidor já é visto como o responsável pela melhoria não só dos canais de atendimento, mas também dos processos internos das empresas e dos produtos. Mas, precisa estar atento com a forma de se manifestar, com os registros criados e ainda pensar com cautela se há coerência em suas reclamações. “A reflexão se faz necessária, especialmente para não banalizar o espaço conquistado e não perder todo o crédito e poder adquirido até aqui”, finaliza Valladares.

Vladimir Valladares: Diretor da V2 Consulting. Graduado em Administração de Empresas, com pós-graduação em Qualidade e Produtividade pela Fundação Vanzolini/Escola Politécnica da USP. Possui mais de 20 anos de experiência nas áreas de Gestão, Qualidade, Processos e Relacionamento com Clientes. Atuou em empresas como Serasa, Embraer, Teleperformance Brasil e TecBan. Liderou e teve participação ativa em projetos de melhoria da qualidade e produtividade empresarial, com conquistas do Prêmio Nacional da Qualidade, certificações ISO 9000, COPC e Programa Brasileiro de Auto-Regulamentação do Setor de Relacionamento com Clientes. https://www.facebook.com/v2consultingedesing - https://twitter.com/v2consulting - http://www.youtube.com/user/V2Consulting

terça-feira, 11 de março de 2014


Um Ano de Francisco

 

Em 13 de março de 2013, o cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio foi eleito papa e adotou o nome de Francisco, em homenagem a São Francisco de Assis.  Em um ano de pontificado muita coisa aconteceu. A audiência das atividades promovidas pelo Vaticano mais que quadruplicou e os acessos às redes sociais oficiais da Igreja dispararam. Neste período, a freqüência nas paróquias européias, até então declinante, cresceu significativamente. Uma atividade da Igreja nunca reuniu tanta gente como na Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro.

No final de 2013, o papa Francisco foi escolhido como personalidade do ano pela revista Times, e também pela revista The Advocate, especializada na defesa dos direitos dos homossexuais. Eugenio Scalfaro, editor-chefe do jornal italiano La Repubblica, confessamente ateu, publicou uma série de perguntas que gostaria de fazer ao papa, sem, no entanto, esperar que ele as lesse. Dias depois, o próprio papa, como é de seu costume, pegou o telefone e ligou pessoalmente ao Sr. Scalfaro convidando-o para um encontro. As respostas às perguntas do editor-chefe, assim como a íntegra do encontro entre os dois, foram publicadas no jornal. 

Das inúmeras declarações marcantes, proferidas pelo papa nesse curto período de pontificado, podemos selecionar algumas que servem para traçar o perfil do pontífice.

 

- Se uma pessoa que é gay, procura a Deus, e têm boa vontade, quem sou eu para julgá-la.

 

- Não vou ficar falando o tempo todo de aborto, casamento gay e uso de contraceptivos, pois a Doutrina da Igreja já é clara a este respeito, e eu sou filho da Igreja.

 

- A Corte Eclesial é a lepra da Igreja.

 

- Eu não poderia viver sozinho no Palácio. Preciso de gente, encontrar pessoas, falar com as pessoas…

 

- Enquanto não se eliminar a ex­clusão e a desigualdade dentro da sociedade e en­tre os vários povos, será impossível desarraigar a violência.

- Não nos preocupemos somente com não cair em erros doutrinais. Por­que «é frequente dirigir aos defensores da “orto­doxia” a acusação de passividade, de indulgência ou de cumplicidade culpáveis frente a situações intoleráveis de injustiça e de regimes políticos que mantêm estas situações»

- Quem dera que se ouvisse o grito de Deus, perguntando a todos nós: «Onde está o teu ir­mão?» (Gn 4, 9). Onde está o teu irmão escravo? Onde está o irmão que estás matando cada dia na pequena fábrica clandestina, na rede da pros­tituição, nas crianças usadas para a mendicância, naquele que tem de trabalhar às escondidas por­que não foi regularizado? Não nos façamos de distraídos! Há muita cumplicidade...

- Desejo uma Igre­ja pobre para os pobres.

 

- As doenças enfrentadas por diversas instituições eclesiais, ao longo da história, têm raízes na auto-referencialidade, numa espécie de narcisismo teológico.

 

- Prefiro uma Igreja acidentada, ferida e enlameada por ter saído às ruas, a uma Igreja enferma pelo fechamento e a comodidade de se agarrar às próprias segurança.

 

O papa também tomou decisões profundas e corajosas, que geraram ódio e maledicências nos setores reacionários da Igreja. Ele confirmou Gerhard Muller, amigo e seguidor do pai da Teologia da Libertação, o peruano Gustavo Gutierrez, como Prefeito da Sagrada Congregação para Doutrina da Fé. Depois, o promoveu a Cardeal. O papa também fez questão de prefaciar um novo livro escrito por Muller com participação de Gutierrez. No Consistório que criou novos cardeais, a grande maioria dos nomeados vêm de países em desenvolvimento, inclusive dos países mais pobres do mundo, como Haiti e Burkina Faso.

Para promover mudanças na cúria, o papa nomeou um grupo de oito cardeais, de todos os continentes. Várias sugestões, dadas pelo chamado G8, já começaram a ser implantadas, como a criação de uma Secretaria especializada em assuntos financeiros. Ação que reduz as tarefas da antes toda poderosa Secretaria de Estado.

No aspecto teológico, o papa Francisco também tem promovido uma revolução. Nas reuniões anteriores à sua eleição, ele fez um resumo sobre a direção que a Igreja deveria tomar para reencontrar o seu vigor apostólico. Para ele a Igreja deve sair de si mesma e ir às periferias geográficas e existenciais, deve resgatar o cristianismo primitivo, baseado no ensinamento capital: Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo. A principal função da Igreja deve ser evangelizar, levar Cristo aos que sofrem e estão longe Dele. A Igreja, como dizia Paulo VI, deve voltar a ser a mãe fecunda que vive a doce e confortadora alegria de evangelizar.

Mesmo tendo promovido importantes mudanças, resta muito a ser feito na Igreja. Peçamos a Deus que dê vida longa a Francisco para que ele possa fazer todas as reformas necessárias para tornar irreversível o caminho de retorno à Igreja primitiva dos tempos de Jesus Cristo, a verdadeira Igreja Cristã.  

 

 

Alcides Leite - economista e professor da Trevisan Escola de Negócios

Shopping ABC realiza primeira feira de adoção de animais

Evento gratuito acontece no dia 22 de março (sábado) e idealiza a adoção consciente de animais abandonados

 

No dia 22 de março (sábado), o Shopping ABC em parceria com a OSCIP Ampara Animal promove a primeira Feira de Adoção de Cães no estacionamento G3 do empreendimento. O evento que ocorre das 14 às 20h é gratuito e aberto ao público.

São 25 cães disponíveis para adoção. A iniciativa ajuda a encontrar um lar para os animais que foram vítimas de maus tratos, rejeição e abandono.

Para adotar um dos animais presentes na feira é necessário apresentar RG, CPF, Comprovante de Residência, e ser maior de 18 anos. Os novos donos também precisam passar por uma avaliação realizada pela própria equipe da Ampara, assim como uma socialização para garantir a confiança e bem estar do cão.

 

Shopping ABC – Feira de Adoção de Animais

 Estacionamento G3

das 14h às 20h.

Indicação etária: Livre

Entrada: Gratuita

Copa do Mundo: será que estamos preparados mesmo?

O noticiário está inundado de notícias a respeito da realização da Copa do Mundo e das olimpíadas aqui em terras brasileiras. Em que pese os dois eventos tratarem de esportes, os assuntos das reportagens são vários. Fala-se dos atrasos das obras dos estádios, da falta da infraestrutura, tão prometida pelas autoridades, e, até mesmo, da inflação causada pela realização dos eventos esportivos em terras tupiniquins.

O que muitos dos comentaristas se esquecem está relacionado com o turismo que, embora esteja na berlinda para receber os  visitantes não estão preparados para receberem um turista que deve vir para cá, mas que nem todos os empresários do setor atentos para ele: o turista que deve vir para o brasil acompanhar as atividades esportivas acompanhado de seu ‘melhor amigo’, ou seja, o animal de estimação.

Boa parte de quem mora em países da Europa, da Ásia e dos Estados Unidos está acostumado a viajar na companhia de seu ente familiar de quatro patas, independentemente se esteja seja um cachorro ou um gato. Equivoca-se quem imagina que essa preparação para receber esse tipo de cliente diferenciado deve ser apenas para os proprietários e funcionários dos hotéis das cidades sedes. Restaurantes, lanchonetes, shoppings centers, lojas e demais estabelecimentos também precisam se adequar para isso. Não pense, caro leitor, que basta colocar uma placa na porta do estabelecimento com os dizeres: “aqui seu pet é bem vindo”. Existe a necessidade de adequações no sentido de oferece bons serviços e conforto para os turistas animais e humanos.

Com o intuito de ajudar aos empresários e aos funcionários do setor de turismo, o ‘Portal Turismo 4 Patas’ criou um checklist de quais pré-requisitos devem ser atendidos para que um estabelecimento possa recepcionar os clientes que possuem animais de estimação. A expertise construída ao longo dos seis anos de existência da empresa faz com que o selo PetFriendly traga a segurança buscada  pelos turistas e assessoria que sua empresa precisa para fazer bonito e agradar aos seu cliente. Como diz um dito popular: “cliente bem atendido sempre volta”.

Sei que estou colocando o dedo na ferida, tratando da excelência no atendimento prestado pelas empresas ligadas ao turismo, mas é preciso avisar antes que as coisas aconteçam. Será grande a decepção dos clientes que buscarem por uma eficácia e eficiência e as empresas ditas prontas não tiverem condições e conhecimento para atender aos clientes diferenciados do segmento pet. Pense nisso!

 

Larissa Rios dos Santos e Clarissa Matos - são especialistas, respectivamente, em turismo e em mercado turístico

Alcoolismo é tema de discussão em novela

Doença merece atenção especial e necessita de acompanhamento médico

Como de costume, o autor Manoel Carlos em sua nova novela global "Em família" tratará de temas polêmicos. Um deles é o alcoolismo. O ator Thiago Mendonça lidará com o drama da dependência alcoólica. Na pele do médico Felipe, o ator deixará um paciente morrer por conta do vício em bebidas.

Com o crescimento da população, mudanças sociais, novos padrões de comportamentos, novas bebidas alcoólicas, entre outros fatores, o alcoolismo cresceu em números absolutos e relativos. Dr. Isidoro Cobra, psiquiatra da Clínica Maia Prime explica que "o alcoolismo é uma doença crônica e progressiva que se caracteriza pela perda de controle sobre o uso do álcool e pode oferecer diversos danos à saúde como consequências sociais, psicológicas, legais e físicas."

De acordo com o especialista, a faixa etária de 18 a 24 anos apresenta maiores índices, com 27,4% de dependentes entre os homens e 12,1% entre as mulheres. Um fator importante que o psiquiatra ressalta é o diagnóstico: "o diagnóstico nem sempre é fácil, pois um alcoólatra geralmente demora a reconhecer e admitir para si mesmo os múltiplos problemas da sua vida - e saúde - causados pelo álcool e a verdadeira relação desses problemas com o consumo de bebidas alcoólicas."

A psicóloga e coordenadora terapêutica da Clínica Maia Prime, Ana Cristina Fraia ressalta que os sintomas mais comuns da doença são o aumento da tolerância a intoxicação, ou seja, a pessoa passa a beber cada vez mais sem apresentar alterações em seu comportamento, mas precisa cada vez mais da bebida.  "A resistência aos efeitos colaterais do álcool está diretamente associada ao desenvolvimento da tolerância e ao alcoolismo", afirma.

O tratamento para o alcoolismo é realizado com a desintoxicação em clínicas de internações em regime fechado e também com o acompanhamento terapêutico multidisciplinar. "O tratamento é amplo e a adesão do paciente é fundamental. A terapia ocupacional, a psicoterapia, a terapia cognitivo comportamental e o estudo social individual de cada caso são importantes, auxiliando o paciente durante o tratamento. Orientações adequadas à família, uma dieta balanceada e exercícios físicos também podem ajudar muito. O paciente necessitará estar sempre vigilante", reforça Dr. Isidoro.

Lançamento de viga na Rodovia dos Bandeirantes na saída de São Paulo 

O motorista que seguir da capital para o interior na noite desta terça (11) deve ficar atento ao fechamento da alça de acesso pela Marginal do Tiete e de faixas na Rodovia dos Bandeirantes  

Nesta terça-feira, dia 11 de março, a partir das 22 horas, três faixas da Rodovia dos Bandeirantes, na altura do km 16, sentido Norte (Interior), serão fechadas para lançamento de viga referente às obras de construção da 5ª faixa. Neste momento, o tráfego fluirá apenas pela faixa 1. A alça de saída da marginal do Tiete para a Rodovia dos Bandeirantes também estará fechada durante a operação e o tráfego será desviado para a Via Anhanguera. A operação tem previsão de término às 4 horas da manhã, quando as faixas e a alça serão liberadas para o tráfego.

CCR AutoBAn

Atitudes simples ajudam na prevenção de doenças nos rins

Dia Mundial do Rim, celebrado na próxima quinta-feira, dia 13 de março, convida a todos a começar o dia bebendo um copo de água

 

O corpo humano tem suas habilidades, muitas vezes doloridas, de dizer que não está bem. As pessoas estão acostumadas a tomar medidas quando a situação já chega ao limite. Porém, algumas doenças podem ser silenciosas, como é o caso dos rins. Responsáveis por filtrar impurezas do sangue, regular a composição do organismo e a pressão arterial, entre outras funções, esse par de órgãos se manifesta gradativamente e os sintomas só se tornam aparentes quando cerca de 80% da capacidade já está comprometida.

Com atitudes simples, como beber água todos os dias, podem proteger os rins e diminuir os casos da Doença Renal Crônica (DRC). Esse é o tema do Dia Mundial do Rim deste ano, que também quer alertar a sociedade a respeito dos cuidados com os rins na melhor idade. Esta edição convida a todos a começar o dia bebendo um copo de água. O gesto simbólico quer espalhar para o mundo que um simples ato ajuda a salvar os rins. Porém, outros cuidados são necessários também para combater a doença renal crônica.

Pesquisas apontam que cerca de 600 milhões de pessoas em todo o mundo têm alguma forma de lesão renal. De uma em cada 10 pessoas têm algum grau de Doença Renal Crônica (DRC), e  para a próxima década está previsto um aumento de 17% dos casos. Hoje, essa doença é tratada como um problema global de saúde pública. Se detectada precocemente e com o cuidado adequado, a deterioração dos rins pode ser retardada ou mesmo estagnada.

Outro dado preocupante é que metade das pessoas com 75 anos ou mais têm algum grau de DRC. A doença renal pode afetar pessoas de todas as idades, mas após os 40 anos, a filtração renal começa a diminuir, cerca de 1% por ano. Por isso, é importante sempre visitar um médico, fazer exames de rotina, beber muita água, ter hábitos saudáveis e evitar excessos. Na maioria dos casos, os indivíduos se sentem inchados, a pressão está alta, muito cansaço e alterações urinárias - manifestações que tendem a ser confundidas com outras enfermidades -, principalmente quando já se tem uma idade avançada.

Criado pela Sociedade Internacional de Nefrologia e a Federação Internacional de Fundações do Rim, o Dia Mundial do Rim reúne milhões de pessoas em mais de 150 países para a conscientização sobre a saúde dos rins.

Algumas dicas são importantes para proteger seus rins em qualquer idade:

1. Nosso corpo precisa de hidratação. Beber água é essencial para o bom funcionamento dos rins e evita a formação de pedras;

2. Manter uma dieta equilibrada, ou seja, controlar os excessos na alimentação, não abusando do sal, de gorduras, carnes vermelhas e doces;

3. Sempre verificar a pressão arterial e controlar a diabetes;

4. Praticar exercícios físicos regularmente, uma caminhada, natação, ginástica, corrida – na companhia sempre de uma garrafinha de água;

5. Não usar medicamentos sem orientação médica;

6. Não fumar e evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas;

7. Consultar seu médico periodicamente e solicitar exames de urina e sangue que checam o funcionamento renal.

 

Com pequenas atitudes, é possível cuidar do rim e manter uma vida longa e saudável.


Fonte: Danone | Bonafont

Dia Internacional do Consumidor
Guia para suas principais dúvidas
 
Dia 15 de março comemora-se o Dia Internacional do Consumidor, data festejada por muitas. A lei 8.078/90  - Código de defesa do Consumidor é bem abrangente e garante muitos direitos aos consumidores, porém ainda há muito para ser melhorada especialmente nas relações bancárias.
Os direitos do consumidor são levados a sério na maioria dos países, porém aqui no Brasil impera a impunidade. A exemplo disso temos as empresas de telefonia, bancos e planos de saúde, os quais lideram os rankings de queixas do Procon ano após ano, entidade essa que emite pesadas multas financeiras punitivas, mas que porém nunca foram pagas. Nosso Código de defesa do Consumidor é o mais avançado do mundo e a  figura do consumidor deve ser respeitada.
Como não temos eficácia na punição por parte dos órgãos competentes, cabe a nós consumidores fazer justiça com as próprias mãos, contestando as irregularidades e arbitrariedades, através de entidades sérias e do poder judiciário.
Pensando nisso a Associação Brasileira do Consumidor preparou uma coletânea de informações importantes para lhe proteger no seu dia a dia.
 
Compras On-line – Seus Direitos
Entrega: no Estado de São Paulo o fornecedor é obrigado a dar a opção ao consumidor de escolher data e turno de entrega do produto comprado (Lei 13.747/09).
Tratamento: no caso de aquisições feitas em sites de compra coletiva, o estabelecimento comercial não pode tratar o consumidor de maneira diferenciada em relação aos outros clientes por ele estar utilizando algum cupom de desconto.
Gorjeta: também em compras coletivas, o pagamento da taxa de serviço dos restaurantes é opcional.
Promoções: os sites que reúnem as promoções de diversos endereços de compras coletivas não têm responsabilidade por eventuais problemas na comercialização dos produtos e serviços, pois eles apenas divulgam as ofertas.
Arrependimento: o consumidor que compra pela internet pode se arrepender da compra em até 7 dias, contados a partir do recebimento do produto ou da assinatura do contrato. Para isso, deve ser formalizado um pedido de cancelamento e solicitada a devolução de qualquer quantia eventualmente paga.
Devolução: o fornecedor não pode exigir que a embalagem do produto não tenha sido violada, como condição para aceitar o pedido de devolução da compra.
Termo de Garantia: todo produto ou serviço tem garantia, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor. Não precisa haver um documento com termo de garantia para que ela exista.
Garantia Estendida: Não caia nessa. A garantia estendida é uma verdadeira roubada. Esse serviço é prestado por empresas de seguro e não pela empresa que vendeu ou pela fabricante do produto. Como toda seguradora, na hora que você mais precisa, um monte de exigências são feitas e documentos exigidos impedindo assim que você venha a utilizar o serviço. É o tipo de serviço que você paga, mas nunca leva.
Compras Coletivas: em caso de problemas em compras coletivas, o consumidor pode reclamar ao próprio site de compra coletiva ou clube de compra, que é tão responsável quanto o estabelecimento que ofereceu o produto ou serviço. Se não conseguir solucionar a questão com o site ou com o estabelecimento, pode recorrer ao auxílio de um órgão de defesa do consumidor, como o Procon.
Como Registrar minha Queixa – sempre por escrito, de preferência via correios com AR – Aviso de Recebimento. Não confie que a ligação está sendo gravada, pois mesmo solicitando você nunca terá acesso as gravações.
 
 
Dívidas Bancárias – Seus Direitos
Direito a Informação – é comum os bancos e financeiras não fornecerem cópia de contrato ao consumidor. Nesse caso envie sua solicitação ao banco através de uma carta via correios com AR – Aviso de Recebimento. Se mesmo assim o banco não fornecer é sinal que o contrato tem alguma coisa errada.
Dívidas Cartão de Crédito e Cheque Especial– os cartões de crédito cobram taxas de juros de mais de 800% ao ano. Ou seja; que está pagando o mínimo dificilmente conseguirá sair dessa areia movediça. O problema é que o consumidor não sabe conferir a fatura tão pouco calcular a dívida a fim de verificar se os juros cobrados estão corretos. A Associação Brasileira do Consumidor Alerta! “As dívidas de cartões sempre ocultam muitos erros”.
O banco bloqueou meu salário – é comum os bancos bloquearem os salários dos devedores, principalmente o banco do Brasil com os funcionários públicos.  Saiba que seu salário é impenhorável, independente do tipo de contrato que você tenha assinado. Se isso acontecer você poder pedir a indenização por danos.
Busca e Apreensão de Veículos – 90% das buscas e apreensões de veículos são feitas de forma totalmente ilegal, isso porque os contratos de financiamentos estão repletos de erros, sendo assim antes de perder seu bem, procure por ajuda.
Escritórios de cobrança – os juros cobrados por escritórios de cobrança são extremamente abusivos. Os juros devidos são os juros contratuais. Honorários advocatícios também não podem ser cobrados por eles, uma vez que não existe ação judicial em andamento. O consumidor não poderá também ser exposto ao ridículo tão pouco coagido na cobrança de dívidas.
 
Falta de fornecimento de água - Como todos os anos, a falta de água é um problema recorrente na época do verão. No entanto, por se tratar de uma questão que afeta a saúde da população, algumas medidas preventivas podem ser tomadas para evitar grandes períodos sem o fornecimento deste serviço essencial. As concessionárias de água poderiam fazer campanhas e enviar na própria conta orientações sobre a necessidade de economizar água e evitar o desperdício.                                                                                      Além disso, no atendimento ao consumidor, quando da falta de água, as informações sobre o motivo e a previsão de normalização do abastecimento deveriam ser mais claras e objetivas. O direito à informação é garantido pelo CDC (Código de Defesa do Consumidor).
Quando o serviço de abastecimento de água tiver acontecido por motivo de má prestação de serviço, como por exemplo, um vazamento de água fora do domicílio, a concessionária deve ressarcir ao consumidor todos os custos decorrentes deste problema, como a compra de um caminhão pipa. A empresa é responsável pela reparação de danos e o consumidor deve guardar todos os comprovantes de gastos para exigir esse reembolso.
 
Enchentes - A chegada de Janeiro, além do calor do verão, também é marcada pelas tradicionais chuvas de final de tarde. Em megacidades, como São Paulo, os alagamentos e pontos intransitáveis surgem como acompanhantes inseparáveis dos temporais. Os prejuízos são iminentes a moradores de áreas próximas a rios, córregos, morros e encostas e as seguradoras residenciais não estão isentas de auxiliar os moradores que tiveram suas casas atingidas.
 
Em casos de enchente, o consumidor deve comunicar o fato à seguradora imediatamente, munido de documentos que comprovem o dano causado, como fotos da situação do imóvel. Como regra geral, os itens básicos de qualquer apólice de seguro residenciais contemplam incêndios, raios e explosões. Mas frequentemente as seguradoras cobram à parte acidentes como queda de granizo, tornado, ciclone e alagamentos.                                                                                                                                              Já no casos dos eletrodomésticos e eletroeletrônicos atingidos pela enchente, os seguros residenciais não são obrigados a cobrir o ressarcimento do consumidor. Cabe à concessionária de energia da região essa função, desde que os danos tenha relação direta com os serviços oferecidos pela empresa, como um corte de energia provocado pela chuva.
No caso dos automóveis, as enchentes e demais acidentes naturais geralmente estão vinculados às cláusulas contratuais. Desde 2004, a Susep (Superintendência de
Seguros Privados), órgão que fiscaliza as operações do mercado de seguros, determinou que todos os planos básicos (contra incêndio e roubo), devem cobrir também acidentes causados por catástrofes naturais.
O consumidor deve atentar ao questionário de avaliação de riscos, geralmente preenchido antes da assinatura do contrato. Qualquer alteração nas condições do veículo, ou mudança de endereço, por exemplo, devem ser informadas à seguradora, para evitar transtornos posteriores. Todas as condições devem estar explicitadas no contrato e devem ser de pleno conhecimento do consumidor
 
Problemas com voos - A resolução 141/2010 da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) regulamenta o direito dos passageiros em casos de voos atrasados ou cancelados, ou então por impedimento do embarque por excesso de passageiros - o chamado "overbooking". As regras foram elaboradas em virtude da ação civil pública ajuizada pelo Idec e outras entidades de defesa do consumidor, como Procon-SP, contra a União Federal, a Anac e companhias aéreas em 2006, por ocasião do apagão aéreo, que prejudicou milhares de passageiros. O objetivo é assegurar ao consumidor o direito à informação e a reparação material em caso de problemas com o voo.
Por mais que a chuva ou o mau tempo não sejam culpa da empresa aérea, ela não pode deixar de prestar assistência material e informar devidamente o tempo de atraso do voo ou do cancelamento.
Caso o consumidor precise adiar seu retorno ao local de origem por motivo de atraso ou cancelamento, a empresa deve arcar com as despesas do passageiro como transporte, hospedagem e alimentação.
Por outro lado, se o consumidor se atrasar e perder seu voo por causa do mau tempo, ele tem o direito a outra passagem ou a receber seu dinheiro de volta, já que o não comparecimento ao aeroporto se deveu a razões alheias à sua vontade.
 
Garantia estendida - O início de novembro, o CNSP (Conselho Nacional de Seguros Privados), modificou as regras do seguro de garantia estendida por meio da Resolução nº 296. Este seguro tem por objetivo propiciar ao segurado uma extensão de tempo de um bem adquirido e, quando previsto, complementar a garantia oferecida a este bem.
 A contratação deste seguro é facultativa - ou seja, não obrigatória - e isto deve ser ressaltado ao consumidor no momento da contratação do seguro. Adotando como referência  a norma estabelecida no CDC (Código de Defesa do Consumidor) no que se refere à venda casada, a resolução do CNSP ressaltou ser proibido condicionar a compra do bem à contratação do seguro de garantia estendida, assim como condicionar a concessão de desconto no preço à sua aquisição.
 

 

 

 
Marcelo Segredo – Diretor Executivo
Marcelo Segredo Assessoria Especializada – Atendemos todo Território Nacional
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Brasil tem 1,6 milhão
de crianças com dentes cariados aos 12 anos

Mais de 1 milhão e 600 mil crianças brasileiras têm cárie aos 12 anos de idade. Esse quadro já foi pior há 10 anos, mas ações preventivas mostram que é possível chegar à idade adulta sem cárie. Entre elas está a visita periódica ao cirurgião-dentista, o que pode reduzir em 69% a incidência da doença já entre os pequenos pacientes na faixa etária de 0 a 3 anos. “Com maior rede de atendimento odontológico em todo o País, fluoretação das águas e conscientização em todos os níveis da sociedade pode-se buscar, em um futuro próximo, chegar à saúde bucal ideal, que é manter todos os dentes até o final da vida”, orienta Silvio Cecchetto, presidente da Associação Brasileira de Cirurgiões-dentistas (ABCD). Este é o foco do Dia Mundial da Saúde Bucal 2014, organizada pela Federação Dentária Internacional (FDI) em todo o planeta, e aqui no Brasil desenvolvida pela ABCD.

Dados do Ministério da Saúde mostram que, no Brasil, crianças de 18 a 36 meses já têm em média um dente cariado, sendo que no Sudeste a ocorrência de cárie nesta faixa etária varia ente 31% e 39%. Além dos cuidados já conhecidos em higiene bucal (escovação dos dentes após as refeições, uso do fio dental, limpeza da língua e das bochechas), uma alimentação balanceada, com controle de consumo de açúcar, por exemplo, certamente ajuda a conservar a criança (e mesmo o adulto) com uma boa saúde bucal. O acompanhamento profissional também é fundamental, especialmente para as crianças. “Se para os adultos duas visitas anuais ao cirurgião-dentista são suficientes, para as crianças a recomendação pode ser diferente: dobrar o número de visitas ao consultório odontológico pode reduzir em até 69% a incidência de cáries entre os pequenos de 0 a 3 anos. Além disso, durante a consulta o especialista pode orientar os pais para a promoção de hábitos corretos de higiene para eles e para a criança, mesmo bebê”, explica a cariologista Sonia Groisman.

Outros dados apontam que a doença cárie afeta de 60% a 90% das crianças em fase escolar e grande parte dos adultos. Há ainda 3 milhões de idosos entre 65 e 74 anos que necessitam de prótese total ou pelo menos em um dos maxilares e 4 milhões que precisam de prótese dupla.

Embora aos 5 anos de idade mais de 53% das crianças tenham mais de dois dentes de leite cariados, com medidas preventivas elas poderão chegar à idade adulta livres da cárie.

Segundo classificação da Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil saiu de uma condição de média prevalência de cárie (2,7 a 4,4 em 2003) para a de baixa prevalência em 2010 (1,2 a 2,6). Mas como identifica a FDI, a vasta extensão do país e a concentração irregular dos 254 mil cirurgiões-dentistas no território nacional ainda desfavorece boa parte da população, principalmente na Região Norte (3,2). O Nordeste tem prevalência de 2,7; o Centro-Oeste, de 2,6; o Sudeste, de 1,7; e o Sul, 2,0.

No mundo

Na África, há 1 cirurgião-dentista para cada 150 mil pessoas. Na Etiópia é um dentista para cada milhão. Cerca de 140 mil pessoas, principalmente na África Subsaariana, América do Sul e Ásia, são afetadas por Noma (cancro oral, não obrigatoriamente comunicável às autoridades), doença desfigurante, mortal mas negligenciada, que afeta principalmente crianças e que é responsável por uma taxa de mortalidade de 80% dos casos. No Brasil, o problema não é a quantidade de cirurgiões-dentistas (254 mil), mas sua distribuição irregular nas várias regiões, com densidades e níveis econômicos variáveis da população.

Escalada contra a cárie

Apesar disso, de acordo com dados da Pesquisa Nacional de Saúde Bucal, comparados pelo Ministério da Saúde entre 2003 e 2010, a população brasileira passou para um novo patamar de saúde bucal nesse período. Veja os dados:

*Aos 12 anos: declínio de 13% da incidência de cárie entre 2003 e 2010, ou seja, diminuição de 19% na prevalência da doença

*Número médio de dentes atacados por cárie caiu de 2,8 para 2,1, uma redução de 25%, ou seja, 1 milhão e 600 mil dentes deixaram de ser afetados pela cárie

*Os adolescentes tiveram 18 milhões a menos de dentes afetados pela cárie

*Pela classificação adotada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil saiu de uma condição de média prevalência de cárie (CPO* de 2,7 a 4,4, em 2003) para baixa prevalência (CPO 1,2 a 2,6, em 2010)

 

Fonte: Associação Brasileira de Cirurgiões-dentistas  

sexta-feira, 7 de março de 2014


Vacinação de meninas contra vírus HPV começa nesta segunda-feira (10) no SUS

 Embora seja oferecida no SUS apenas para meninas de 9 a 13, a vacina é recomendada para jovens de 9 aos 26 anos. Demais faixas etárias precisam procurar a rede particular

  O Sistema Único de Saúde (SUS) vai começar a oferecer a vacina contra o papiloma vírus humano (HPV) a partir de 10 de março para meninas de 11 a 13 anos, em postos de saúde e em escolas públicas e privadas de todo o país.
A dose, que ajuda a proteger contra o câncer de colo do útero, estará disponível nos 36 mil postos de saúde da rede pública durante todo o ano, de acordo com o ministério. Em 2015, o público-alvo serão as meninas de 9 a 11 anos e, a partir de 2016, a ação ficará restrita às meninas de 9 anos. Até 2016, o objetivo do ministério é imunizar 80% do total de 5,2 milhões de meninas de 9 a 13 anos no país.
Embora seja oferecida no SUS para uma faixa etária restrita, a vacina é recomendada para jovens de 9 aos 26 anos, uma vez que o vírus é transmitido no início da vida sexual. “A maioria das pessoas adquire o HPV nos primeiros três anos em que passam a ter relações sexuais”, afirma o médico sanitarista Dr. Ricardo Cunha, responsável pelo setor de vacinas do Delboni Auriemo Medicina Diagnóstica. As faixas etárias que estão fora da campanha do SUS precisam recorrer à rede particular para tomar a vacina.
“Estima-se que mais 70% dos homens e mulheres sexualmente ativos entrem em contato com um ou mais tipos de HPV em algum momento de suas vidas”, afirma o médico. No caso das mulheres, 46% entram em contato com o vírus nos dois primeiros anos de vida sexual ativa; já 60% dos homens entram em contato nos três primeiros anos. “Por conta disso, o recomendável é vacinar os adolescentes antes mesmo do início da atividade sexual”, diz o especialista.
Embora não substitua outros métodos de prevenção nem permita o abandono do uso de preservativos, a vacina é mais uma arma contra a doença, já que se trata de um vírus altamente contagioso.
As vacinas contra o HPV são administradas em três doses. A primeira é dada na data escolhida, a segunda com intervalo de 30 a 60 dias (dependendo da vacina utilizada – bivalente ou quadrivalente) e a terceira com 6 meses de intervalo da primeira dose. Resultados dos estudos clínicos demonstraram eficácia de 99% para câncer de colo de útero, 100% de proteção para lesões de alto grau de vagina e vulva e 99% para lesões genitais externas. Embora elas sejam indicadas para a faixa etária que vai dos 9 aos 26 anos, a vacina têm excelente eficácia em pessoas com mais idade.
Os homens também são público-alvo para a campanha do Delboni, já que também está relacionado às doenças que acometem os homens, como as verrugas genitais, câncer de ânus, câncer de laringe e câncer de pênis. “Portanto, os homens também devem se preocupar com a prevenção”. A vacina indicada para os homens é a quadrivalente, que age contra os tipos 6, 11, 16 e 18.
Segundo o médico, o contato sexual é a maneira mais comum de contágio, incluindo o sexo oral e as chamadas “preliminares”. Isso porque somente o simples atrito da mão, boca ou genitais com a mucosa infectada já é suficiente para contaminação pelo vírus.
Além disso, por ser uma doença silenciosa, que na maioria das vezes não apresenta sintomas, é muito importante se precaver de todas as formas e consultar regularmente um especialista para realizar exames periodicamente.

 Como reduzir o risco de contágio pelo HPV genital?
 
- Reduzir o número de parceiros sexuais - quanto maior o número de parceiros, maior o risco de contrair e/ou transmitir qualquer DST;
 
- O uso do preservativo é imprescindível, mas no caso do HPV não é suficiente, pois o vírus pode estar alojado também em partes da área genital que estão fora do alcance do preservativo;
 
- Se houver suspeita de que o parceiro sexual tenha qualquer DST é altamente recomendável consultar o médico. Até que isto seja feito, também é recomendável abster-se das relações sexuais com este parceiro, até que o tratamento seja realizado, se for o caso;
 
- Não compartilhar objetos de uso íntimo com outras pessoas e fazer higiene de objetos de uso comum (como toalha e vaso sanitário);
 
- Vacinar-se antes do início da vida sexual. A idade recomendada é dos 9 aos 26 anos.
 

 

 Delboni Medicina Diagnóstica : www.delboniauriemo.com.br

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