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sexta-feira, 2 de junho de 2023

10 coisas que você precisa saber sobre o hipoparatireoidismo

Doença é grave e afeta mais as mulheres

1 de junho é o Dia da Conscientização sobre o Hipoparatireoidismo

 

“Nem todo nódulo de tireoide precisa ser removido. E um dos desfechos graves de uma cirurgia de tireoide pode ser o hipoparatireoidismo, que acontece quando ocorre a lesão cirúrgica das paratireoides, que são quatro glândulas que ficam no pescoço, atrás da tireoide, que, quando lesionadas, podem trazer consequências muito graves para a saúde”, declara Dr. Sergio Setsuo Maeda, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Regional São Paulo (SBEM-SP). 

Para alertar a população sobre a importância desta doença, o endocrinologista especializado em doenças do metabolismo ósseo, lista 10 coisas para você saber sobre o hipoparatireoidismo. 

1.   O hipoparatireoidismo acomete de 20 a 30 pessoas em cada 100 mil;

2.   A doença é mais comum em mulheres porque as doenças tiroideanas e cirurgias da tireoide são mais comuns nelas;

3.   Os sintomas estão relacionados à hipocalcemia (cálcio baixo no sangue) e mais comumente são: formigamentos na região da boca, mãos ou pés, cãibras, que podem chegar a convulsões, e contrações musculares involuntárias e frequentes;

4.   Em geral, os sintomas aparecem logo após a cirurgia, mas em alguns casos podem levar meses ou anos para aparecer;

5.   Em outros casos mais raros, o hipoparatireoidismo pode acontecer por destruição da glândula por doença autoimune ou por má-formação genética. “A presença de catarata ou calcificações cerebrais deve levantar esta suspeita, especialmente quando aparecem em pacientes jovens com quadro clínico compatível. As dosagens sanguíneas de cálcio e PTH baixos definem o diagnóstico”, explica Dr. Maeda;

6.   A redução na produção de hormônios pelas glândulas paratireoides, que são responsáveis pela regulação do metabolismo do cálcio e fósforo no organismo, gera desequilíbrio que causa problemas nos músculos, coração e no sistema nervoso;

7.   O tratamento padrão é feito com sais de cálcio e vitamina D. “Em alguns casos, podemos lançar mão de tiazídicos (fármacos diuréticos) para diminuir a perda urinária de cálcio e necessitar de quelantes de fósforo nos quadros mais graves”, pontua o endocrinologista;

8.    É importante ter acompanhamento especializado para monitorar o tratamento e as complicações crônicas da doença;

9. As complicações crônicas do hipoparatireoidismo estão relacionadas à progressão da doença e ao seu tratamento e incluem manifestações renais, oculares, cardiovasculares, ósseas e neuropsiquiátricas;

10. Endocrinologistas e cirurgiões de cabeça e pescoço elaboraram o Consenso Brasileiro para o Diagnóstico e Tratamento do Hipoparatireoidismo publicado em 2018, que visa educar e instruir os médicos que acompanham esta condição. Ele versa sobre diagnóstico, investigação, tratamento e monitorização das complicações, com uma parte dedicada à esfera cirúrgica.

 

SBEM-SP (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia do Estado de São Paulo)
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Cuidado: atrás de uma imagem pode haver um ataque de phishing

Imagem ilustrativa - Divulgação Check Point Software


Os pesquisadores da Check Point Software apontam como os hackers estão escondendo links maliciosos em imagens enviadas por e-mail para redirecionar os usuários para sites de phishing

 

Os golpes bem-sucedidos raramente elucidam o que está prestes a acontecer, pois os hackers contam com táticas enganosas de engenharia social. Isso porque a ideia é fazer o usuário pensar que está executando algo legítimo, mas, na verdade, não está. Uma maneira de os atacantes realizarem isso é por meio da ofuscação. Ao ocultar a verdadeira intenção do e-mail encaminhado, pode ser mais provável que um verificador de segurança “pense” que ele está limpo e que um usuário abrirá e interagirá no conteúdo do e-mail. E uma forma de fazer isso é usar algo esperado para atrair a atenção, como uma imagem, e ocultar o conteúdo malicioso por trás dela.

 

A seguir, os pesquisadores da Check Point Research (CPR), divisão de inteligência de ameaças da Check Point® Software Technologies Ltd. (NASDAQ: CHKP), uma fornecedora líder de soluções de cibersegurança global, explicam como os hackers ocultam os links maliciosos nas imagens para redirecionar os usuários para sites de phishing.


 

O ataque

 

Nesse tipo de ataque, os hackers criam links “mágicos” que mudam para o destino pretendido ao serem copiados e colados.

 

● Vetor de ataque: e-mail

● Tipo: Link malicioso

● Técnicas: Picture in Picture, Ofuscação

● Alvo: qualquer usuário final

 


Exemplo de e-mail


E-mail malicioso informando participação gratuita em programa de fidelidade da Kohl’s

A mensagem e a imagem parecerão ser de um e-mail padrão. No entanto, trata-se de uma mensagem falsa da Kohl's, mostrando que o usuário foi escolhido para participar de seu Programa de Fidelidade gratuito. Importante: a URL no rodapé da imagem não tem nada a ver com a Kohl's.

E-mail malicioso informando vale-presente da companhia aérea Delta

O mesmo acontece nesta outra imagem, a qual é relativamente convincente sobre uma oferta de vale-presente da Delta. Mas, novamente, a URL não aponta para a Delta. 

Ambas as URLs nas imagens são, de fato, um pouco semelhantes entre si.

 

Ao clicar na imagem, os usuários são redirecionados para as páginas clássicas de coleta de credenciais. “Atrás da imagem está a URL. Mesmo imagens verdadeiras de marcas legítimas têm links para uma página. A maioria dos e-mails de marketing funciona dessa maneira. Haverá uma imagem de promoção de boa aparência e o link levará à página pretendida”, explica Jeremy Fuchs, pesquisador e analista de cibersegurança na Check Point Software para solução Harmony Email.

 

Nos exemplos acima, porém, a página pretendida não tem nada a ver com a Delta ou a Kohl's, porém têm sim tudo a ver com roubo de informações.

 


As técnicas

 

A ofuscação é um presente para os hackers. Isso permite que eles façam um truque de mágica que funciona ocultando a verdadeira intenção de sua mensagem. Neste caso, trata-se de uma imagem. A imagem destina-se a atrair o usuário a clicar. Quem não gostaria de receber um vale-presente da Delta de US 1.000?

 

Os atacantes esperam que o usuário fique intrigado o suficiente para não passar o mouse sobre a URL e ver que ela não corresponde. Um usuário com olhos de águia veria isso e saberia imediatamente que algo está errado. E eles também esperam que os filtros de URL também sejam confusos. Parecerá limpo se eles não estiverem digitalizando dentro da imagem. Este é um método bastante comum. Muitas vezes, os hackers vinculam um arquivo ou imagem ou código QR a algo malicioso. Somente usando o OCR para converter as imagens em texto ou analisando os códigos QR e decodificando-os, é possível ver a verdadeira intenção. Mas, muitos serviços de segurança não fazem ou não podem fazer isso.

 

Nesses casos exemplificados, os e-mails parecem bastante legítimos. E sim, itens padrão como o endereço do remetente e o link estão desativados. O fato de a URL estar oculta atrás da imagem torna as coisas muito mais desafiadoras.

 

Melhores práticas: orientações e recomendações

 

Para se proteger contra esses ataques, os profissionais de segurança precisam:

 

● Implementar segurança que analisa todas as URLs e emula a página por trás dela;

● Aproveitar a proteção de URL que usa técnicas de phishing como esta como um indicador de um ataque;

● Aproveitar o software antiphishing baseado em IA capaz de bloquear o conteúdo de phishing em todo o pacote de produtividade.

 


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Assédio moral: especialista explica como a comunicação assertiva pode ser uma aliada no combate a essas práticas

Débora Brum, fonoaudióloga empresarial e consultora especialista em comunicação humana, destaca a importância da comunicação não violenta como ferramenta para evitar essas ocorrências


À medida que a promoção de ambientes de trabalho saudáveis se tornou uma preocupação constante das companhias, novas normativas seguem sendo implementadas para garantir, por lei, que o respeito esteja na rotina corporativa. A exemplo disso, recentemente, entrou em vigor uma nova portaria do Ministério do Trabalho, que determina que todas as ocorrências de assédio moral sejam direcionadas à Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA).

No entanto, de acordo com Débora Brum, fonoaudióloga empresarial, palestrante e consultora especialista em comunicação humana, o êxito no combate a essas práticas ainda depende da forma como os colaboradores de uma companhia estabelecem a sua comunicação.

“Seja em atividades rotineiras ou em momentos difíceis, somos responsáveis pelo que falamos; e tão importante quanto saber o que falar, é a maneira como isso é feito. Nesse sentido, temos que fazer uso da comunicação assertiva. Ela consiste, entre vários pontos, ter atenção ao tom de voz e à linguagem corporal, na postura empática, em saber escutar e escolher palavras que reforcem a linguagem positiva, evitando críticas e julgamentos”, explica Débora, responsável por ministrar o treinamento “Estratégias de comunicação humana na prevenção ao assédio moral”.

Configurando uma série de situações que resultam em violência psicológica no ambiente de trabalho, tais como humilhação, xingamentos, cobranças exageradas, isolamento e tratamento diferenciado, o assédio moral pode trazer sérias consequências às vítimas desses episódios, sendo as mais comuns a depressão, a desmotivação, baixa produtividade, crises de ansiedade e doenças psicossomáticas. Portanto, segundo a fonoaudióloga, é imprescindível que as empresas adotem práticas que desconstruam esses comportamentos.

“Para prevenir o assédio moral, não basta ter um manual de boas práticas, é preciso falar com frequência sobre o assunto e, para isso, os treinamentos de comunicação humana são sempre bem-vindos. É uma maneira de mostrar como as pessoas podem aperfeiçoar sua forma de falar e como isso impacta diretamente na qualidade dos relacionamentos. Muitas vezes, quem pratica o assédio não se dá conta disso, da mesma maneira que quem sofre, não sabe como lidar. Por isso, é importante elucidar essas questões, evidenciar que são cabíveis de punição, assim como dar voz àquelas que vivenciam essas situações e acolhê-las para que não tenham medo de reportar os episódios de violência”, enfatiza a especialista.

 

Débora Brum - Profissional com mais de 17 anos de experiência em treinamentos e palestras sobre comunicação humana, Débora Brum é fonoaudióloga com Mestrado em Distúrbios da Comunicação Humana (UFSM/RS) e Especialização em Voz (CEV/SP). Palestrante e escritora, autora do best seller "Comunicação Assertiva - Aprenda a arte de falar e influenciar", a especialista é atualmente sócia-diretora da Comunicativa Fonoaudiologia Empresarial.

 

A importância da educação em tempos de Inteligência Artificial: os desafios e oportunidades no uso desse recurso tecnológico

A Inteligência Artificial (IA) é uma tecnologia que vem ganhando cada vez mais espaço em nossa sociedade, com a promessa de transformar diversos setores, desde a indústria até a educação.

Do ponto de vista da confiabilidade, especialistas lançam um alerta referente ao olhar crítico e consciente dessa ferramenta que oferece alguns riscos com relação a informações questionáveis. Por essa razão, o que se recomenda é incentivar que estudantes desenvolvam um senso crítico apurado para verificar a qualidade e a veracidade de informações que ferramentas como o ChatGPT, por exemplo, fornecem nas consultas.

Tendo esse panorama, fica ainda mais palpável entender por que a educação é tão importante para que as pessoas possam se adaptar às mudanças decorrentes da IA e aproveitar suas oportunidades de forma consciente e responsável. A seguir, confira mais alguns motivos.


Capacitação profissional

A IA está transformando o mercado de trabalho, com a automatização de tarefas rotineiras e a criação de novas profissões relacionadas à tecnologia. Por isso, é fundamental que as pessoas se capacitem para essas novas demandas, adquirindo conhecimentos técnicos e habilidades digitais que as tornem mais competitivas no mercado.


Compreensão da tecnologia

A IA pode ser uma tecnologia complexa e difícil de entender, especialmente para pessoas que não têm formação na área de tecnologia da informação. Porém, é importante que as pessoas compreendam como ela funciona e quais são suas possibilidades e limitações, para poderem tomar decisões mais informadas e conscientes sobre seu uso.


Desenvolvimento de habilidades socioemocionais

Embora a IA possa realizar tarefas complexas, ela ainda não é capaz de substituir a empatia, a criatividade, o afeto, o pensamento crítico e outras habilidades socioemocionais valorizadas no mercado de trabalho. Por isso, a educação também deve se concentrar no desenvolvimento dessas habilidades, para que as pessoas possam se destacar em áreas em que a IA ainda não pode competir, principalmente naquelas em que o papel do ser humano é indispensável.


Responsabilidade social

A IA também levanta questões éticas e sociais, como a privacidade, o viés algorítmico e a discriminação. A educação pode ajudar a conscientizar as pessoas sobre esses problemas e incentivá-las a buscar soluções responsáveis, mais empáticas e éticas para o uso da tecnologia.


Cidadania digital

A educação também deve se concentrar no desenvolvimento de habilidades de cidadania digital, como a capacidade de avaliar informações, lidar com comportamentos tóxicos online, respeitar a privacidade, saber identificar fontes confiáveis e estimular o uso consciente desse recurso que pode ser um grande aliado no dia a dia.

Apesar de, em decorrência do cinema, ser comum relacionar a IA com androides humanizados, essa imagem deve ficar apenas no mundo da ficção. " A Inteligência Artificial é um cérebro artificial mais avançado e eficiente, com um papel fundamental no mundo digital, não apenas nas nossas tarefas diárias, como um simples celular, mas principalmente em pesquisas e análises de grandes volumes de dados, essenciais para grandes avanços tecnológicos. As pesquisas sobre o tema nunca param e a cada dia que passa há novas descobertas ou aprimoramentos", lembra Felipe Bianconi, bacharel em Análise de Sistemas pela Universidade Salesiana de São Paulo.

Por isso, é importante investir em programas de educação que abordem essas questões e preparem as pessoas não apenas para os desafios, mas também para os inúmeros benefícios e oportunidades que a IA trará para o mundo real.

Esse artigo foi redigido sem o emprego de IA, mesmo que isso pudesse poupar vários minutos do dia.

 

Abel Babini - Head de Inovação e Tecnologia da b2finance



Especialista alerta para os casos de gripes e pneumonia neste período que podem levar a internações e até a óbitos


Manter o cartão de vacina atualizado pode evitar casos graves das doenças
 

          Com o início das baixas temperaturas, algumas doenças se tornam mais presentes, como a gripe e a pneumonia, principalmente, quando as pessoas não tomam as vacinas. A Analista de Vacinas do Laboratório São Paulo, Raquel Gomes,alerta para a importância das vacinas da gripe, Covid-19 e P13 (Vacina Pneumocócica Conjugada 13 – Valente (VPC13) para que as pessoas aumentem a imunidade neste período e evitem casos graves e internações.

          A Pfizer divulgou recentemente cartilhas para os laboratórios em que aponta que a pneumonia atinge anualmente, cerca de um milhão de adultos e que 5% a 7% delas vêm a óbito. Já a gripe (vírus influenza) atinge 5% a 10% dos adultos e de 20% a 30% das crianças em todo o mundo.

          De acordo com Raquel Gomes, as pessoas estão com medo da reação das vacinas e tem deixado de se vacinarem e esquecendo a gravidade das doenças e possíveis sequelas, como uma pneumonia grave, gripe e a Covid-19, que podem levar a internação. “A população precisa se conscientizar que a melhor maneira de criar imunidade contra os vírus é tomando as vacinas recomendadas. Só assim vamos conseguir controlar essas doenças, principalmente no período do frio, em que os sintomas são parecidos”, lembra Raquel.

          Raquel Gomes lembra que em 2021 surgiu o vírus H3N2, que levou muitas pessoas a ficarem internadas, devido à falta de vacinação.“Quando as pessoas deixam de tomar uma vacina e se proteger e ela abre espaço para a forma mais grave do vírus. Quanto mais gente vacinada, melhor o controle contra o surgimento de novos vírus”, explica Raquel.

          Neste período de temperaturas mais baixas, a população precisa se prevenir contra os vírus que circulam nesta época e tomar vacinas importantes, como a da gripe, P13 e Covid-19. Na rede privada, a vacina da gripe é a quadrivalente com duas cepas de vírus A e duas cepas de vírus B (AH1N1 + AH3N2 + B + B). A vacinação deve ocorrer antes do inverno, período de maior incidência das doenças respiratórias, assim teremos tempo de desenvolver anticorpos e diminuir o número de casos e a gravidade destes. A vacina está indicada para todas as pessoas a partir dos seis meses de vida, principalmente aquelas de maior risco para infecções respiratórias, que podem ter complicaç&o tilde;es e a forma grave da doença. A vacina só é contraindicada para pessoas com alergia grave (anafilaxia, a algum componente da vacina ou a dose anterior). Em caso de febre, deve-se adiar a vacinação até que ocorra a melhora.

          A Vacina Pneumocócica Conjugada 13 – Valente (VPC13) previne cerca de 90% das infecções provocadas pela bactéria Streptococcuspneumoniae (pneumococo), causadora de doenças graves em crianças, como pneumonia, meningite e otite. Tomar a vacina VPC13 é uma maneira de fortalecer a imunidade, ajudar o organismo a criar os próprios anticorpos para combater a doença e também a proteger principalmente as crianças. A pneumonia é a principal causa de morte em crianças de até cinco anos. A vacina tem um papel importante de proteger contra a bactéria reduzindo casos de pessoas doentes e ajudando a diferenciar sintomas de gripes, resfriados e até mesmo da Covid-19. Com a redução de p essoas doentes evita-se também o afastamento do trabalho e de outras atividades diárias. Ao se imunizar com a VPC13, as crianças, jovens e adultos, terão proteção e diminuirá o uso de medicamentos e a realização exames.

          Para crianças a partir de dois meses e menores de seis anos de idade é recomendada a vacinação rotineira com VPC13. Para crianças a partir de seis anos, adolescentes e adultos portadores de certas doenças crônicas, recomenda-se esquema com as vacinas VPC13 e VPP23. Para maiores de 50 anos e, sobretudo, para maiores de 60, recomenda-se esquema com as vacinas VPC13 e VPP23.
  

Detran-SP alerta: junho é o último mês para renovar CNHs vencidas em outubro de 2022

Motoristas devem regularizar o documento no prazo para evitar multa


Condutores que tiveram a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida originalmente em outubro do ano passado e ainda não renovaram o documento devem regularizar a situação até o dia 30 de junho de 2023. A norma, com a prorrogação excepcional dos prazos, foi estabelecida a partir da publicação da Deliberação 243 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), de 09/11/21. 

 

Vale lembrar que o cronograma de adiamento da renovação contemplou as carteiras de habilitação com vencimento entre 1º. de março de 2020 e 31 de dezembro de 2022 (veja o calendário abaixo), em função da pandemia. Assim, os motoristas que tiveram a CNH vencida em outubro do ano passado deverão renová-la até o final do mês de junho deste ano.

 

CNHs vencidas a partir deste ano

 

Vale lembrar que, para os cidadãos que possuem o vencimento da habilitação previsto para este ano (desde janeiro de 2023), o prazo para a renovação da CNH é regular - ou seja, no intervalo entre 30 dias de antecedência à data e, no máximo, 30 dias após o vencimento do documento. 

 

É importante reforçar aos motoristas que, em caso de fiscalização de trânsito, não ter regularizado o documento no prazo correto é considerada uma infração gravíssima, com uma multa no valor de R$ 293,47, além de sete pontos na CNH, conforme determina o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). 

 

Passo a passo para renovar a CNH

 

Para renovar a CNH, basta acessar os canais digitais (www.detran.sp.gov.brwww.poupatempo.sp.gov.br ou app Poupatempo Digital). Após confirmar ou atualizar os dados, o motorista agenda e realiza o exame médico na clínica indicada pelo sistema. 

 

Para o condutor que vai renovar as carteiras de habilitação categorias A e B, selecione a data e hora para exame médico com um profissional credenciado pelo Detran.SP. Nos casos de motoristas que exercem atividade remunerada com o veículo é necessário que façam também avaliação psicológica.

 

Para as renovações das categorias C, D ou E, o condutor deve agendar e realizar o exame toxicológico em um dos laboratórios credenciados pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).  Após a coleta do material para análise, o condutor deve, em até 90 dias, agendar e realizar o exame médico com um profissional credenciado pelo Detran-SP

 

Com a aprovação nos exames, é necessário pagar a taxa de emissão da CNH e aguardar orientações via e-mail para acessar a CNH Digital, que tem a mesma validade do documento físico e fica disponível no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). O código de segurança para acessar a CNH digital também pode ser consultado pelos canais eletrônicos do Detran-SP e Poupatempo. 

 

Para evitar deslocamentos e proporcionar mais conforto e comodidade, além da CNH digital, o cidadão irá receber a CNH física, pelos Correios, no endereço de sua preferência. 

 

 

Confira abaixo os prazos para a renovação do documento:

 

vencidas em outubro de 2022        até 30 de junho/2023

vencidas em novembro de 2022     até 31 de julho/2023

vencidas em dezembro de 2022      até 31 de agosto /2023

 

Dia do Profissional de RH: 10 tendências que estes líderes devem prestar atenção para ter sucesso na carreira

Divulgação
 Uso de tecnologias, flexibilidade e recrutamento ágil são algumas práticas que já fazem parte do dia a dia da área de recursos humanos


O Dia Internacional do Profissional de Recursos Humanos, celebrado no dia 03 de junho, reconhece os profissionais que tanto contribuem com a parte mais importante de qualquer negócio: as pessoas. Já foi o tempo que o Rh era só seleção e DP. Hoje, temas importantíssimos como ESG, Saúde mental, IA Generativa estão na pauta do Rh. Segundo a Companhia de Estágios, empresa líder no Brasil em recrutamento e seleção de estagiários, trainees e jovens aprendizes, que conduz mais de 4 mil vagas por ano, os profissionais de Recursos Humanos passam hoje pelo maior e mais intenso momento de  transformações da história. 

“A pandemia acelerou o home office, permitiu às empresas contratar profissionais que residem em qualquer lugar do mundo, ampliou o papel das redes sociais para divulgar oportunidades de emprego e inseriu tecnologias como Metaverso e a inteligência artificial generativa, como ChatGPT nos processos seletivos. Tudo isso tem feito as áreas de Recursos Humanos investirem em inovação e no aprimoramento da experiência de candidatos durante os processos seletivos”, afirma Tiago Mavichian, CEO da Companhia de Estágios.

Cada vez mais, os talentos vêm priorizando oportunidades flexíveis, possibilidade de home-office e trabalhos autônomos - o que só aumenta o desafio dos profissionais de RH, que precisam reinventar a forma como desenham a atração e a seleção de talentos. 

Levando esses movimentos em consideração, a Companhia de Estágios elencou as dez principais tendências para o setor de recrutamento e seleção nos próximos anos, confira: 

  1. Experiência candidate-friendly 

O tempo de entrevistas e processos sem atualização acabou, especialmente para quem está de olho na Geração Z. Mais exigentes, essa geração quer processos bem definidos, que mostram em qual etapa estão. Eles também desejam retorno — positivo ou negativo — a cada etapa. Transparência, feedback e manter as portas abertas estão entre as palavras-chaves aqui. 

  1. Recrutamento ágil 

Em tempos de TikTok, em que informações e imagens circulam cada vez mais rápido, um processo longo e com retornos demorados pode desestimular os candidatos. No recrutamento ágil, o RH já parte sabendo com clareza qual perfil busca e não recorre a etapas que não sejam fundamentais. A troca é fluida e eficiente, sendo o retorno rápido e com foco nos talentos e em como eles podem ser contemplados durante a seleção. 

  1. Seleção Data-driven 

Pode soar como algo já ultrapassado, mas ainda há muitos casos em que todo um processo resulta na escolha do candidato errado. Por isso, o foco do R&S no futuro deve ser o uso inteligente dos dados, unindo áreas e utilizando a análise estruturada de indicadores para testar novas abordagens e observar como impactam os processos. 

  1. Diversidade 2.0 

Para fomentar a diversidade nas empresas, os profissionais de RH devem estar preparados para criar ações que realmente sejam efetivas. Para começar, vale ter atenção redobrada com os algoritmos das redes sociais na hora de selecionar candidatos. Eles podem ajudar a compreender o perfil de quem aplica a determinadas vagas e até mesmo auxiliar os processos a serem mais diversos e assertivos, porém, é importante cuidado para que a inteligência artificial não reproduza os preconceitos humanos e, o que era para ser inclusivo, acabe deixando candidatos de fora. Nesse caso, é necessário um olhar atento e cuidadoso para compreender se a máquina está colaborando ou prejudicando a diversidade, além de verificar se o processo é de fato inclusivo, especialmente para pessoas com deficiências. 

Além disso, é importante criar ações para tornar as lideranças mais inclusivas, abastecendo-as de informações e conhecimento que permitam vencer obstáculos como preconceitos e vieses inconscientes. Flexibilizar alguns pré-requisitos em processos seletivos para cargos de entrada, como idade do candidato, faculdade de primeira linha e idiomas, também contribui para formar equipes mais diversas.

  1. Social hiring

As redes sociais se tornaram aliadas dos processos seletivos. Por meio delas muitas pessoas buscam vagas, então, ter conhecimento para que oportunidades se tornm mais atrativas é primordial. A ideia aqui é ser criativo, autêntico e criar um senso de comunidade, cativando os candidatos para além do tradicional. O uso de hashtags específicas como #administracao ou #engenharia nos posts de divulgação de vagas abertas pode fazer toda a diferença para atrair o perfil de candidatos buscados.   

  1. Programas de nicho 

Você conhece seu público-alvo? Que tal utilizá-lo de maneira assertiva? Processos focados em áreas específicas do negócio tornam a experiência mais fluida para ambas as partes, contribuindo também para a criação de um banco de talentos onde há gaps e para programas de desenvolvimento interno mais robustos. Exemplos: programas tech, programas de diversidade, programas com foco social.

  1. Benefícios flexíveis 

O tempo de pacotes de benefícios básicos como vale-refeição e vale-transporte está chegando ao fim. Cada vez mais os trabalhadores desejam escolher os benefícios de acordo com as suas necessidades. Oferecer benefícios flexíveis, que permitam ao funcionário decidir onde alocar o dinheiro, folga no dia do aniversário, dress code livre, mentoria, cursos de idiomas é um diferencial e tanto na hora de anunciar uma vaga. 

  1. Remote first 

Se trabalhar no estilo home-office fez sucesso, imagine nos processos seletivos. Ainda que algumas etapas precisam ser presenciais, a ideia é tornar a seleção cada vez mais digital. As empresas que vão conquistar o coração dos candidatos são aquelas  com foco no recrutamento remote first, com etapas remotas ágeis e amigáveis. A dica é também válida para o modelo de trabalho que será oferecido para a vaga, dentro do possível, o modelo híbrido tem feito sucesso na maioria das empresas hoje em dia.  

  1. Inteligência artificial generativa 

A principal aposta das organizações que desejam reinventar seus processos seletivos é o uso de tecnologias como ChatGPT e outras soluções que usam inteligência artificial generativa. Os encontros por meio de ferramentas como o Zoom marcaram o começo das seleções online, mas ficaram obsoletos à medida em que os candidatos se tornam mais atentos e exigentes. As inúmeras possibilidades de interação no modelo remoto são cada vez mais essenciais para criar experiências imersivas entre candidatos e recrutadores. 

  1. Flexibilidade

Está cada dia mais evidente que as pessoas buscam  mais flexibilidade na hora de trabalhar, o que contribui para a saúde mental e a qualidade de vida. Estágios híbridos e empresas menos engessadas, por exemplo, é o que muitos candidatos buscam e é o caminho pelo qual os processos de R&S devem seguir. O futuro é sobre ter liberdade, especialmente sobre o local onde trabalhar e em qual horário. 

“Além de acompanhar essas tendências, os profissionais de RH precisam estar conectados à maneira com que cada inovação é implementada. Para isso, precisam estar preparados para liderar esses processos inovadores e encorajar as equipes a participar,  sempre de maneira que transmita confiança e humanize ainda mais as relações interpessoais”, conclui Tiago Mavichian, CEO da Companhia de Estágios. 



Companhia de Estágios
www.ciadeestagios.com.br

Exportação de grãos de milho e soja durante a safra de 2023 estima trégua nos preços

O mercado de cultura de grãos de milho e de soja está em evidência em 2023, graças à aprovação da lista de exportadores brasileiros, pela alfândega chinesa. Atualmente, o principal fornecedor desses grãos no mundo são os EUA, de quem a China dependia, junto à Ucrânia, para reter seu fornecimento, o que foi afetado pela guerra contra a Rússia. O acordo entre Brasil e China visa, também, a transferência de algumas das compras de importadores tradicionais do milho brasileiro, a exemplo de Egito e Espanha, para os EUA.

De acordo com o Ministério da Agricultura, a China deve importar em torno de 18 mi de toneladas de milho, da safra 2022/2023, iniciada em outubro de 2022. A safra 2021/2022 aconteceu com grande imersão em alto custo de insumos para o programa de manejo, preços altos de frete para a distribuição interna e transporte para os portos de exportação, graças ao clima adverso, que acabou comprometendo o desenvolvimento das lavouras, desvalorizando o real e deixando a demanda chinesa instável.

Para a safra deste ano, uma postura cautelosa por parte dos produtores, cerealistas e tradings tem sido adotada. Da mesma forma, eles têm se mantido atentos ao recuo nos valores dos fretes, a exemplo de agosto de 2022, com a cultura da soja e os sojicultores esperando por momentos mais propícios para a venda do grão, graças ao resultado tímido, em números, da comercialização durante o mês.

Quanto à soja, e frente a uma pesquisa realizada pela Embrapa, apesar de o grão ser de origem asiática, é o Brasil que retém os altos números de produção e exportação. Em torno de 135,409 mi de toneladas de soja são produzidas no país, com o estado do Mato Grosso ocupando o primeiro lugar, totalizando 35,947 mi de toneladas. São números realmente expressivos e que precisam ser considerados diante da produção e exportação desses comodities, o que torna seu mercado muito visado, principalmente pela recente alta dos valores.

Segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), as projeções para a reserva de soja devem aumentar para 6,42 mi de toneladas, com estimativa de safra de 118,67 mi de toneladas. Já para o milho, os estoques devem ser elevados para 33,07 mi de toneladas, com sua produção sendo reduzida levemente, de 353,82 mi para 353,62 mi de toneladas, desde 2022.

Já para o Brasil, a Indústria de Transformação registrou crescimento de US$197,01 mi, com um aumento de 28,3% nas vendas, junto à contribuição de farelos de soja. Graças a isso, o agro, neste ano de 2023, foi destaque nas exportações, de acordo com o informativo divulgado pela Secex, com crescimento registrado de US$70,04 mi, ou seja, 19,3% de crescimento na exportação de soja (+19,8%), café não torrado (+72,2%) e arroz com casca, paddy ou em bruto (+414,199%).

Apesar de o milho estar à frente da importação pela China, com 6 milhões de toneladas, 95% superior a julho de 2022, graças a todas essas questões geopolíticas, de acordo com os dados coletados pela Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (ANEC), a soja contabiliza estimativa de 7,8 milhões de toneladas, 2% a mais do que o mês de julho de 2021. O farelo de soja vem logo atrás, com 2,2 milhões de toneladas, 26% a mais do que julho de 2021. Já o trigo, aparece por último, com estimativas de exportação de 109 mil toneladas para este ano de 2023.


Safra 2023

Para a safra de 2023, os produtores e agricultores tendem a optar por culturas que ofereçam melhores estimativas de liquidez e rentabilidade, neste caso, o milho e a soja. Ao contrário da safra 2021/2022, que sofreu com a falta de recursos hídricos para continuar se desenvolvendo, a safra de 2023 poderá resultar em 11,2 mi de toneladas aproximadamente, dada sua possibilidade de recuperação, já que o cenário de mercado não apresentará tendências de queda expressivas para as cotações de milho.

Quanto à cotação de soja, o valor de venda deu um grande salto em comparação com a safra anterior. De acordo com a Conab, Companhia Nacional de Abastecimento, o preço dos insumos é o grande responsável por esse salto. A exemplo de Londrina, PR, onde o custo de produção médio da soja durante a safra 2021/2022 foi de R$5.989,97, com produtividade de 3,6 mil kg/ha, enquanto a safra de 2022/2023, totalizou com o custo cotado a R$9.250,79, diante da mesma produtividade esperada.

A definição dos preços da soja é realizada através da influência da bolsa de valores de Chicago, EUA, referência mundial nos valores estipulados para soja e para outras commodities agrícolas. São valores formados por meio da consideração de alguns fatores, como oferta e demanda de grãos dentro do país e fora dele, e as condições climáticas dos principais locais produtores.


Como o comércio brasileiro do agro está lidando com os preços dos grãos diante da comercialização interna e externa

O Brasil é o segundo maior país que mais exporta grãos e o quarto maior produtor, sendo responsável por 7,8% da produção mundial, de acordo com a Sire, Secretaria de Inteligência e Relações Estratégicas.

Segundo dados do Mapa e da Secex, nos últimos três anos, todos os indicadores macroeconômicos foram contaminados pelos efeitos negativos que a época de quarentena da Covid-19 trouxe. No entanto, a comercialização de grãos se manteve firme e se consagrou como o motor de expansão do agronegócio brasileiro, somando, a partir de 2021, 30% em valor de embarques, em comparação com os números contabilizados em 2020, o que resultou no total recorde de US$120,8 bi de embarques em 2021. Isso fez com que o saldo da balança brasileira se mantivesse no azul.

Já em 2023, e frente a uma pesquisa realizada pela CNA, Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, os indicadores macroeconômicos internos apontam que o agro deverá crescer até 2,5% neste ano, em relação ao ano de 2022, quando houve a quebra de safra da soja, a alta de custos e a pressão de resultados para o setor. Isso significa que os preços do grupo de alimentos que compões o IPCA, Índice Nacional de Preço ao Consumidor Amplo, serão desacelerados em 2023, em razão da previsão de safra recorde de grãos no Brasil e da espera de queda dos preços médios das commodities agrícolas. Frente às estimativas do Banco Mundial, esses preços médios devem cair 4,5% em 2023, diante do crescimento de 13,4% em 2022.

O Banco Mundial espera queda de 21% no preço de commodities ainda neste ano de 2023.

 

Cristian Dias - formado em Tecnologia e Agronegócio e hoje ocupa o cargo de Agribusiness Specialist da plataforma Agroraiz360


Sudeste lidera ranking de destinos mais reservados para o feriado de Corpus Christi, divulga Booking.com

O feriado de Corpus Christi é comemorado exatamente 60 dias depois da Páscoa e acontece sempre em uma quinta-feira, sendo uma ótima oportunidade para sair da rotina e aproveitar os dias de folga.

Os viajantes brasileiros adoram aproveitar esse período para viajar. Segundo um estudo da Booking.com*, cerca de dois em cada dez viajantes globais (18%) provavelmente farão uma viagem em um feriado nacional esse ano, enquanto, no Brasil, esse número sobe para 42% dos viajantes.

Por isso, aproveitando o feriado prolongado de Corpus Christi, a Booking.com fez um levantamento de dados** para descobrir os destinos mais reservados por turistas do país nesse período. O Sudeste é a região preferida dos viajantes, com três destinos no ranking, seguido da região Sul, com dois destinos.

Para a análise, foram consideradas as reservas feitas por brasileiros na Booking.com até o dia 23 de maio, com estadias entre 07 e 11 de junho de 2023. 

 

5 destinos mais reservados por viajantes, na Booking.com, para o feriado de Corpus Christi: 

 

1) Rio de Janeiro (RJ) 

2) São Paulo (SP) 

3) Gramado (RS) 

4) Curitiba (PR) 

5) Campos do Jordão (SP) 

 

*Pesquisa encomendada pela Booking.com e realizada de maneira independente com 42.513 entrevistados em 33 países e territórios, incluindo o Brasil. Para participar dessa pesquisa, as pessoas deveriam ter mais de 18 anos, terem viajado a trabalho ou lazer pelo menos uma vez nos últimos 12 meses e estarem planejando uma viagem em 2023. Além disso, deveriam ser responsáveis pela decisão ou estarem envolvidas no processo de tomada de decisão da viagem. A pesquisa foi feita on-line e ocorreu em janeiro e fevereiro de 2023. **Reservas efetuadas até o dia 23 de maio de 2023 pelos brasileiros na Booking.com para o período de 07 a 11 de junho de 2023. Por se tratar de reservas para data futura, os destinos e o ranking estão sujeitos a alteração devido a cancelamentos e novas reservas. 


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