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quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

Expectativa x realidade: como os consumidores se comportaram na Black Friday



Toluna traz estudo exclusivo que compara previsão de clientes e compras realmente efetivadas em uma das maiores datas voltadas para o comércio no ano


A Black Friday, fenômeno de compras com origem nos Estados Unidos que se espalhou por diversos países, deixou de ser apenas mais uma data de um nicho para atingir muita gente e praticamente todos os setores do comércio, de roupas a brinquedos, de eletrônicos a pedidos de comida, se mobilizam atualmente neste momento do ano.

Mas será que a ansiedade e espera pela data se converte em vendas quando ela chega? A expectativa corresponde com a realidade? A Toluna, empresa fornecedora líder de insights do consumidor sob demanda, levou isso em consideração e traz um estudo exclusivo que compara o comportamento do consumidor antes e depois da Black Friday. Valor gasto, produtos comprados e meios utilizados foram alguns dos dados apurados em duas pesquisas complementares - uma realizada na semana anterior à data, e outra na semana seguinte, após o “black weekend”.

A pesquisa, respondida por 1.217 pessoas, mostrou que a expectativa de gastos correspondeu quase que totalmente à realidade. Na primeira fase foi perguntado quanto os consumidores pretendiam gastar na Black Friday. Para 38% dos entrevistados o gasto seria acima de R$ 500,00, para 31% seria entre R$ 251,00 e R$ 500,00, para 18% seria entre R$ 101,00 e R$ 250,00, para 10% seria entre R$ 51,00 e R$ 100,00 e para apenas 4% seria menos de R$ 50,00. 

Já após a última sexta-feira de novembro - data da Black Friday -, a questão era quanto efetivamente as pessoas gastaram. Novamente, a faixa acima de 500 reais liderou, sendo que 36% das pessoas afirmaram ter gasto isso. Na sequência vieram as faixas de R$ 101,00 a R$ 250,00 (22%), R$ 251,00 a R$ 500,00 (20% - a maior discrepância entre o antes e depois), R$ 51,00 a R$ 100,00 (14%) e, por fim, até R$ 50,00 (7%), com esses números mostrando que as pessoas acabaram gastando um pouco menos do que a expectativa.

Roupas e acessórios lideram vendas

O estudo também procurou saber quais foram quais os tipos de produtos que as pessoas estavam interessadas e quais elas efetivamente compraram, com roupas e acessórios ficando (em uma questão de múltipla escolha) no primeiro lugar nas duas pesquisas, com 54% das pessoas com vontade de comprar esses artigos antes da Black Friday e com 37% delas adquirindo eles na data.



Americanas favoritas

Uma das mais tradicionais varejistas do país também fez muito sucesso na Black Friday. A Americanas apareceu nas pesquisas como a loja em que as pessoas mais esperavam fazer compras (prévia), e também como a que foi mais acessada ou visitada durante o dia 29 de novembro. Enquanto 60% das pessoas esperavam comprar lá, 55% efetivamente adquiriram produtos na Americanas. A partir do segundo lugar existem grandes diferenças no resultado comparativo. O varejo mais esperado para compras antes da data era o Mercado Livre, no entanto os mais utilizados para compras foram outros sites, que não constam entre os grandes varejistas.

Link para os estudos




Pesquisa realizada entre 27 de novembro e 7 de dezembro de 2019 com 1217 pessoas das classes A, B e C, segundo critério de classificação de classes utilizado pela Abep – Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa, onde pessoas da classe C2 tem renda média domiciliar de R$ 1.625 por mês. Estudo feito com pessoas acima de 18 anos, todas as regiões brasileiras, com 3% de margem de erro e 95% de margem de confiança.



terça-feira, 17 de dezembro de 2019

5 dicas financeiras para começar bem 2020


Segundo especialista, é necessário planejamento para começar o ano fora do vermelho


Com a chega do fim do ano, vêm também as promessas de mudança, a renovação dos desejos para 2020 e os planos para transformar as diversas áreas da vida. Para que isso seja realmente possível, é importante traçar estratégias, principalmente financeiras. Por essa razão, o professor de finanças do ISAE Escola de Negócios (www.isaebrasil.com.br), Aleksander Kuivyogi Avalca, listou cinco dicas para quem quer começar o novo ano de forma mais organizada e sem sustos na conta bancária.


1 - Cautela com festas e férias

Com as festas de final de ano e férias, é comum que as pessoas aumentem seus gastos sem pensar no quanto isso irá lhes custar. Presentes, mesa farta, viagens e roupas novas estão nos planos de milhões de brasileiros. “Se a sua conta bancária não está planejada para isso, você pode entrar em uma grande furada que vai comprometer todo o seu novo ano. Por essa razão, é importante fazer um planejamento de quanto se tem e quanto se pode efetivamente gastar”, comenta Aleksander. 


2 - Dinheiro de férias e 13º

Para quem está endividado, com o cartão de crédito estourado ou em cheque especial, é interessante utilizar o valor das férias e 13º para quitar as despesas maiores. Mas é importante que isso não vire rotina para os anos seguintes. “O ideal é que você possa usar esse dinheiro para aproveitar as férias, entretanto se você está endividado, quite todo o valor e se planeje melhor para o próximo ano”, detalha o especialista. 


3 - Promessas de virada de ano

Para muitas pessoas, a virada de um ano é um novo ciclo. É tempo de se redimir dos pecados, agradecer as bençãos e se propor a novos desafios que, geralmente, são criados a partir de promessas. “Uma boa forma de garantir que o seu novo ano seja positivo financeiramente, é prometer para si mesmo de que irá trabalhar a mentalidade financeira”, sugere o professor. “Ou seja, prometer que em 2020 você vai buscar aprender mais sobre finanças pessoais, seja pesquisando por conta própria ou através de um curso”, completa.


4 - Ano de eleição

Em um ano de eleição, mesmo que municipais, o país sofre várias alterações. Esse momento pode afetar os juros, a inflação e, consequentemente, o crescimento do país. Por isso, é preciso estar preparado. Fazer uma reserva financeira é um ótimo plano para evitar ser pego desprevenido. Fazer investimentos, de forma que o dinheiro “trabalhe para você”, também é um passo importante. Isso serve para qualquer tipo de pessoa, tanto as que sabem muito sobre assuntos financeiros, quanto as que não sabem nada. “É importante lembrar que investimento não é poupança. Poupança é reserva. Investimento pressupõe CDB's, LCI, tesouro direto ou fundos de investimentos e ações”, explica. 


5 - Planejamento financeiro

O ponto mais importante para que a receita esteja alinhada com as despesas é fazer um planejamento financeiro. De acordo com Avalca, o ideal é criar um plano para os três meses seguintes. Colocar em uma planilha o quanto recebe, o quanto a família recebe (neste caso, incluir a renda de quem mora com você e ajuda nas contas de casa). Depois disso, listar todas as despesas: aluguel, prestação, seguro, condomínio, presentes de datas comemorativas, Carnaval e férias. “Se ao final do planejamento o saldo estiver negativo, é necessário voltar nas despesas e começar a fazer cortes. Dessa forma, é possível fazer ajustes para não ficar no vermelho logo após os três primeiros meses do ano”, completa o especialista. 


Compras de Natal: 16 dicas para evitar fraudes


Especialistas da FICO orientam consumidores sobre como se previnir de golpes neste fim de ano


Sempre que as pessoas se dispõem a comprar mais, criminosos aproveitam a ocasião para atacar, o que torna a época de festas de fim de ano um período de maior atenção. Com o crescente número de tentativas e modalidades de golpes, especialistas em prevenção a fraudes da FICO prepararam 16 dicas para que os consumidores se previnam.


Tome cuidado nos caixas eletrônicos

  • Se um caixa eletrônico lhe parecer estranho ou se o seu cartão não entrar na máquina com facilidade, avalie a possibilidade de ir a outro lugar para realizar suas operações ou sacar dinheiro;
  • Nunca se aproxime de um caixa eletrônico se alguém estiver por perto e não converse com outras pessoas em torno dele;
  • Se o seu cartão ficar preso em um caixa eletrônico, ligue imediatamente para a empresa ou o banco que o emitiu para relatar o problema. Às vezes, você pode pensar que seu cartão foi retido pelo caixa eletrônico quando, na realidade, será retirado por um criminoso que preparou uma armadilha no terminal. De qualquer forma, você deve cancelar o seu cartão e solicitar um novo o mais rápido possível.

Atenção em compras online

  • Se você perceber algo estranho em um site de compras na internet, busque por uma página confiável de outra empresa para fazer as compras. Se você já pagou e suspeita que foi enganado, informe seu banco ou administradora do cartão de crédito imediatamente;
  • Cuidado com e-mails e mensagens que prometem descontos incríveis. Em vez de clicar direto no link enviado a você por e-mail, SMS ou outro tipo de mensagem eletrônica, acesse diretamente o próprio site da empresa relacionada à oferta, digitando seu endereço no navegador de internet. Hackers têm a capacidade de falsificar sites inteiros. Por isso, verifique se você está comprando no site oficial de determinada loja;
  • Ao se cadastrar em um site, escolha uma senha forte que nunca tenha sido usada antes;
  • Se a loja online que você escolheu oferecer recursos avançados de segurança, como autenticação por etapas ou por token (dispositivo ou sistema de segurança que exige confirmação externa ao site), não deixe de utilizar esses recursos;
  • Não faça o pagamento a uma loja online diretamente de sua conta bancária, porque você não estará protegido caso as mercadorias compradas não sejam entregues.

Sempre confira suas compras no cartão
  • Verifique com frequência as transações feitas com seu cartão e imediatamente comunique sua instituição financeira, caso identifique uma compra que não reconheça.

Colabore com as instituições financeiras

  • Se sua instituição financeira oferecer recursos de segurança aprimorados, como autenticação por etapas ou por token, certifique-se de sempre ativar esses mecanismos;
  • Atualize suas informações de endereço e telefone celular para todos os cartões e contas correntes que você possui, para que possa ser encontrado se houver uma situação crítica que exija sua atenção imediata;
  • Pergunte ao seu operador de cartão se a empresa oferece tecnologia de alerta de compras e uso. Por esse sistema, você receberá comunicações de texto via SMS ou e-mail sempre que utilizar o cartão, podendo conferir imediatamente caso haja alguma atividade suspeita ou tentativa de golpe pelo uso indevido de seu cartão;
  • Solicite à administradora o cancelamento de seu cartão e peça um novo caso suspeite que houve uso indevido ou fraudulento. É essencial alterar o número do cartão e a sua senha sempre que ocorrer um possível roubo de suas informações pessoais.

Cuidado com a ‘engenharia social’

  • Se você receber uma ligação de alguém que diz ser de seu banco, não forneça nenhuma informação, desligue e ligue diretamente para a sua instituição bancária. Saiba que o seu banco nunca solicitará sua senha, exceto quando você realiza consultas pelo sistema automático de atendimento telefônico. Criminosos podem aproveitar esta oportunidade para tentar enganar as pessoas e obter informações que facilitem um eventual golpe;
  • Se você receber uma solicitação de alguém para que faça um pagamento ou transferência direta de sua conta bancária, tenha certeza de que conhece a pessoa. Desconfie de e-mails ou textos que informam que houve uma alteração no número da conta bancária de uma pessoa ou empresa com a qual você tenha uma pendência de pagamento. Em caso de dúvida, pegue o telefone e confirme as informações e detalhes da conta bancária direto com o credor. Criminosos estão utilizando as alternativas de pagamentos diretos, fingindo ser contratados dos credores.

Não se torne ‘laranja’
  • Se alguém lhe oferecer dinheiro para usar sua conta bancária em uma transferência ou transação, não aceite. Essa operação é considerada crime de lavagem de dinheiro e os criminosos estão tentando recrutar você para ser “laranja” na transação. O envolvimento em lavagem de dinheiro pode trazer sérias consequências e impedir que você volte a ter contas bancárias, ou obter empréstimos no futuro.

Sofisticando a luta contra a fraude

A boa notícia é que as instituições financeiras e suas parceiras estão se empenhando muito para evitar golpes e fraudes.

"A FICO tem se dedicado com muito empenho para ajudar os bancos, administradoras de cartões, fintechs e comércios, entre outras empresas, a proteger seus clientes de possíveis fraudes e crimes financeiros", afirma Alexandre Graff, vice-presidente e diretor-geral da FICO na América Latina. “Por exemplo, oferecemos continuamente inovações em Inteligência Artificial e aprendizado de máquina na nossa plataforma FICO Falcon, responsável por proteger mais de 2,6 bilhões de contas em todo o mundo. Recentemente, anunciamos nossas novas soluções FICO Authentication Suite e FICO Identity Proofing para melhorar a validação da identidade dos clientes.”

Saiba mais sobre as soluções contra fraude da FICO em https://www.fico.com/en/solutions/fraud-compliance-and-cybersecurity.



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