Na opinião de
Renatto Moreira, CMO da Ticto, reduzir etapas desnecessárias não só acelera o
processo de compra, mas também aumenta as taxas de conversão e reduzem o
abandono de carrinhos nas lojas digitais
No comércio digital, uma das maiores frustrações
dos consumidores está nos checkouts que são, muitas vezes, longos
e repletos de etapas desnecessárias. Esse processo burocrático além de
prolongar a conclusão da compra, colabora para aumentar as taxas de abandono de
carrinho.
Um estudo feito pelo Hotjar, sistema que analisa o
comportamento dos usuários na internet, aponta que aproximadamente 90% dos
consumidores on-line abandonam seus carrinhos se as páginas demoram muito
para carregar. O levantamento também aponta que uma melhoria de apenas um
segundo na velocidade de carregamento pode aumentar as conversões em 5,7%.
Em resposta a esse problema, algumas empresas estão
liderando mudanças significativas para simplificar e personalizar a experiência
de checkout,
removendo obstáculos e tornando o processo de compra mais rápido e eficiente.
De acordo com Renatto Moreira,
CMO da Ticto, uma das plataformas de
vendas on-line mais populares para negócios digitais no Brasil,
reduzir etapas desnecessárias e adaptar a interface ao comportamento do
consumidor não só acelera o processo de compra, mas também aumenta as taxas de
conversão e reduzem o abandono de carrinhos. “Essa abordagem centrada no
usuário demonstra o compromisso de tornar o e-commerce mais eficiente e agradável”,
relata.
Espaços exclusivos para
membros
O especialista aponta que criar um espaço para
membros que ofereçam conteúdos exclusivos e promoções personalizadas,
inspirando-se em modelos de sucesso como o da Netflix, é uma boa alternativa.
“Esse modelo de assinatura ajuda a construir uma relação duradoura com os consumidores,
aumentando a lealdade e o valor de vida do cliente (CLV), ao mesmo tempo que
proporciona uma fonte de receita recorrente e previsível para a empresa”,
revela.
Inovação e superação de
barreiras
A adoção dessas inovações vem acompanhada de
desafios técnicos significativos. Afinal, manter um sistema de checkout que
seja ao mesmo tempo rápido, seguro e capaz de lidar com um grande volume de
transações exige uma sofisticada infraestrutura tecnológica. “A personalização
em grande escala requer o processamento e a análise de grandes volumes de dados
para entender e prever as preferências do consumidor”, pontua.
O futuro do e-commerce
Soluções como essa não apenas beneficiam os consumidores, mas também estabelecem novos padrões para o setor. “Ao oferecer uma experiência de compra ágil, personalizada e sem fricções, é possível atender às necessidades atuais dos consumidores e antecipar tendências futuras do mercado”, finaliza Renatto.
Renatto Moreira - empreendedor, especialista em Marketing e estratégias de vendas online. CEO & Fundador da Mantic e CMO e Co-fundador da Ticto Tecnologia. Para mais informações, acesse o Linkedin.
Ticto
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