Foram 3,4 mil diligências a cada milhão de habitantes, totalizando 756.576 no mês
Fevereiro registrou uma nova queda no Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian. Dessa vez, de 0,1% em comparação com o mesmo mês de 2023. No período, foram registradas 3.485 ocorrências a cada milhão de habitantes no Brasil, totalizando 756.576. As diligências são relacionadas a fraudes de identidade – quando golpistas roubam dados pessoais e tentam se passar por outras pessoas para obter vantagens financeiras. Veja, a seguir, o levantamento dos últimos 12 meses:
“Cuidar dos dados pessoais é uma tarefa diária, mesmo quando o indicador demonstra diminuição nas tentativas de fraude de identidade. Os consumidores precisam ficar atentos com a segurança de suas informações, principalmente, em ambientes on-line. Da mesma forma, as empresas necessitam continuar blindando seus sistemas com soluções de autenticação e prevenção a fraudes em camadas para identificar quem é quem”, declara o Diretor de Autenticação e Prevenção à Fraude da Serasa Experian, Caio Rocha.
No destaque por setores, a maior parte das ocorrências de fevereiro foram em “Bancos e Cartões” (50,7%). Já “Telefonia” foi o menos visado pelos criminosos (1,3%). Em relação às idades, os cidadãos de 36 a 50 anos foram os que mais tiveram incidência das tentativas de fraude em fevereiro (35,9%). Confira o detalhamento por faixa etária: Veja, a seguir, todos os segmentos e a visão por faixa etária:
Visão por Unidades Federativas (UFs)
O levantamento do Indicador de Tentativas de Fraude de fevereiro indicou que o Sudeste e o Sul continuaram na liderança do ranking das Unidades Federativas (UFs) das ocorrências. A variação anual revelou que a queda nas diligências foi registrada por 8 estados e, o restante, apresentou alta. Veja os dados a seguir:
Tentativas a cada milhão de habitantes
O rankings das cinco UFs com as maiores concentrações de tentativas de fraude nesta visão ficaram com Distrito Federal, Santa Catarina, Mato Grosso, Paraná e São Paulo. Confira a lista completa e as quantidades:
Evite fraudes:
veja dicas dos especialistas da Serasa Experian para se proteger
Consumidores:
·
Garanta que seu
documento, celular e cartões estejam seguros e com senhas fortes para acesso
aos aplicativos;
·
Desconfie de ofertas
de produtos e serviços, como viagens, com preços muito abaixo do mercado.
Nesses momentos, é comum que os cibercriminosos usem nomes de lojas conhecidas
para tentar invadir o seu computador. Eles se valem de e-mails, SMS e réplicas
de sites para tentar coletar informações e dados de cartão de crédito, senhas e
informações pessoais do comprador;
·
Atenção com links e
arquivos compartilhados em grupos de mensagens de redes sociais. Eles podem ser
maliciosos e direcionar para páginas não seguras, que contaminam os
dispositivos com comandos para funcionarem sem que o usuário perceba;
·
Cadastre suas chaves
Pix apenas nos canais oficiais dos bancos, como aplicativo bancário, Internet
Banking ou agências;
·
Não forneça senhas ou
códigos de acesso fora do site do banco ou do aplicativo;
·
Não faça transferências
para amigos ou parentes sem confirmar por ligação ou pessoalmente que realmente
se trata da pessoa em questão, pois o contato da pessoa pode ter sido clonado
ou falsificado;
·
Inclua suas
informações pessoais e dados de cartão somente se tiver certeza de que se trata
de um ambiente seguro;
·
Monitore o seu CPF com
frequência para garantir que não foi vítima de fraude.
Empresas:
·
Com a aceleração da
adoção de canais digitais na vida dos consumidores, as empresas estão cada vez
mais investindo em métodos de soluções antifraude e tecnologias sofisticadas ao
longo da jornada do cliente, para que a segurança da operação seja garantida,
com o mínimo de atrito possível em sua experiência. Nesse sentido, a Serasa
Experian tem soluções modulares inteligentes que possibilitam oferecer uma
experiência segura ao cliente final. Com combinação de big data, analytics e
soluções automatizadas, as empresas podem blindar seus negócios contra fraudes
mantendo a melhor experiência para seu usuário.
·
Faça a análise de compras:
invista em camadas preditivas antifraude, principalmente as que realizam a
análise comportamental dos seus clientes e usuários. Assim, sua empresa pode
avaliar o histórico do consumidor no mercado, status do seu CPF ou CNPJ, os
seus hábitos e a existência de pendências em seu nome, por exemplo;
·
Verifique cadastros.
Contar com uma base de dados do cliente é essencial para reforçar a segurança
de operações online. Nesse quesito, ter acesso a um cadastro atualizado dos
consumidores, no qual é possível checar a veracidade das informações fornecidas
no momento de uma compra, por exemplo, é uma estratégia para reduzir os riscos
na hora de vender. A confirmação cadastral pode identificar tentativas de
fraudes, sinalizando situações suspeitas, como divergências de dados do cliente
com as que constam de outras bases de dados confiáveis;
·
Invista em soluções antifraude em camadas: não existe uma bala de
prata que funcione para todos os casos. Por isso, é importante munir o seu
negócio com tecnologias de ponta que, combinadas, ajudem a blindar todas as
etapas da jornada do seu cliente.
Metodologia
O Indicador Serasa Experian de
Tentativas de Fraude – Consumidor é resultado do cruzamento de dois conjuntos
de informações das bases de dados da Serasa Experian: 1) total de consultas de
CPFs efetuado mensalmente na Serasa Experian; 2) estimativa do risco de fraude,
obtida por meio da aplicação dos modelos probabilísticos de detecção de fraudes
desenvolvidos pela Serasa Experian, baseados em dados brasileiros e tecnologia
Experian global já consolidada em outros países. O Indicador Serasa Experian de
Tentativas de Fraudes – Consumidor é constituído pela multiplicação da
quantidade de CPFs consultados (item 1) pela probabilidade de fraude (item 2),
além da adição do volume de tentativas de fraudes registradas pela companhia
referentes a verificação de documentos, biometria facial e verificação
cadastral.
Experian
www.experianplc.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário