Em meio a um mercado cada vez mais conectado, a digitalização é um caminho sem volta para as empresas, que devem incorporar em suas estratégias as melhores ferramentas para se comunicarem com seus clientes de forma fluída, segura e otimizada. Hoje, dentre tantos canais, o WhatsApp se tornou um dos mais investidos e efetivos para estreitar esse laço. Entretanto, este meio de comunicação pode ter sua popularidade e ampla adesão disputadas por uma solução tão promissora quanto: o RCS.
Um dos maiores motivos pelo qual o aplicativo de
mensageria da Meta ganhou esta forte inserção no mundo empresarial se deve pelo
fato deste ter se tornado uma das plataformas de comunicação mais utilizadas
pelos brasileiros diariamente. Em uma pesquisa encomendada pela Yalo, que
contou com dados da International Data Corporation (IDC), como prova disso, foi
constatado que o WhatsApp é o canal predileto para 88% dos consumidores. Isso
fez com que cerca de 95% das empresas nacionais começassem a utilizá-lo para se
relacionarem com seus compradores entre novembro de 2022 e junho de 2023, ainda
conforme o mesmo estudo.
Contudo, por mais facilidades incontestáveis que o
aplicativo forneça para as marcas, existem certos empecilhos financeiros que
ocasionam alguns pontos negativos em utilizá-lo – incluindo questões como a
cotação em dólar, impostos, e a necessidade de contarem com integradores para
realizarem essa aquisição, o que pode encarecer ainda mais o custo final.
Fora isso, ainda existem questões técnicas que
podem prejudicar a conquista de resultados pelas empresas neste canal, tais
como a complexidade em criar contas em sua versão business, limitação no volume
de mensagens a serem enviadas por dia, e a possibilidade de o número ser
bloqueado em casos de indícios de spam. São muitos aditivos em cima deste
investimento, que podem acabar desequilibrando a balança de benefícios a serem
colhidos pelos empreendimentos.
Nesta encruzilhada entre os prós e contras
encontrados, foi observado um movimento nítido no interesse por soluções com um
maior custo-benefício, com os quais seja possível atrair cada vez mais
clientes, fidelizá-los e manter uma alta conversão para o negócio. É em meio a
este cenário que o crescimento do RCS (Rich Communication Service), sistema de
mensageria do Google, vem se mostrando como um canal altamente capaz de ocupar
este meio termo entre custo e benefício.
Na prática, esse é o canal ideal para as empresas
que desejam melhorar seu bom e velho SMS para um canal mais interativo que
traga uma maior conversão – além de conter um selo de identificação no envio de
cada mensagem e a possibilidade de inserirem textos, imagens, gifs e outros
recursos juntos para uma experiência enriquecida ao consumidor.
Financeiramente, seu custo é mais em conta do que o
necessário com o WhatsApp, além de poder fornecer um alcance maior nos
dispositivos aptos a receber este tipo de mensagem. Hoje, apenas os aparelhos
Android estão habilitados ao RCS, mas logo menos a Apple pode entrar no jogo e
trazer mais um grupo seleto à ferramenta.
Ainda, assim como o WhatsApp, uma nova
funcionalidade está sendo desenvolvida no sistema do buscador para que os
próprios usuários possam buscar pelas marcas no canal e entrar em contato com
elas, criando um ambiente conversacional capaz de ser iniciado por ambas as
partes e não apenas pelo lado das marcas, como ocorre hoje.Com isso, as
empresas podem desenvolver seus próprios bots para conduzirem o atendimento de
forma mais otimizada e assertiva, sempre possibilitando uma conversa com um
profissional caso seja de preferência do usuário.
É importante destacar aqui que o uso do RCS não
deve ser encarado como um substituto 100% do WhatsApp e nem de nenhum outro
canal, mas sim um investimento complementar que some as soluções já ofertadas
pelas empresas a seus clientes, dando mais uma opção segura e robusta para que
se comuniquem e estreitem o relacionamento entre as partes.
Todo cliente deve ter a opção de conduzir o atendimento no meio que lhe for mais agradável, e não ser limitado quanto a isso. Afinal, se temos mais um canal robusto e completo prosperando no mercado capaz de trazer excelentes resultados, por que não o incorporar como mais um meio disponível a seus consumidores?
Nenhum comentário:
Postar um comentário