Inovar sem planejamento pode inviabilizar qualquer sucesso das empresas. Para impedir esse cenário, saber quanto seu negócio é inovador é um dos pontos mais importantes de ser analisado para quem deseja começar essa jornada – principalmente, para compreender melhor as ações que precisam ser adotadas considerando os objetivos a serem alcançados. E, para descobrir essa resposta com êxito, o diagnóstico de inovação é a melhor ferramenta a ser utilizada como base para esse processo.
Praticamente, esse diagnóstico consiste em uma
análise capaz de avaliar qual a capacidade da companhia em inovar, servindo de
base para a elaboração das estratégias que serão colocadas em prática. Em uma
analogia, ele funciona como uma consulta médica de um check up
de um paciente, onde a pessoa procura o profissional da área para examinar sua
saúde, identificar possíveis problemas e, se necessário, o tratamento adequado
para cada situação.
Para que consiga compreender esse grau inovador da
maneira mais completa possível, diversos pontos cruciais são levados em
consideração pelos responsáveis por essa análise – tais como as estratégias de
inovação já adotadas pela empresa; os recursos humanos disponíveis no negócio,
assim como suas habilidades e competências para essa tarefa; se a cultura e valores
da companhia estão alinhados a esse propósito; e a presença de líderes
qualificados para impactar positivamente a cultura de inovação da empresa e
potencializar ao máximo seus talentos em prol dos objetivos desejados.
Por mais trabalhoso que possa ser, identificar esse
grau inovador da marca é essencial para assegurar a otimização do processo.
Afinal, os insights obtidos através dessa análise – desde que sejam
colhidos e interpretados com inteligência – permitem a compreensão dos pontos
fortes e fracos da empresa, bem como suas ameaças e oportunidades, aumentando
significativamente as chances de obterem os resultados estipulados com o
projeto elaborado.
Com este planejamento mais assertivo, é possível
economizar significativamente os custos usuais que envolvem a estratégia de
inovação, evitando desperdícios e identificando em quais ações é mais vantajoso
investir as quantias disponíveis – o que contribui para um maior retorno sobre
o investimento (ROI). São diversas as vantagens a serem adquiridas pelo
diagnóstico de inovação, que vão além do que impactar positivamente a meta
inicial desejada. Mas, para que conquistem tal êxito, é preciso seguir um passo
a passo crucial para evitar erros nessa jornada.
De início, é extremamente importante reunir todos os
dados referentes à maturidade de inovação do negócio. Normalmente, é aplicado
um questionário aos gestores da área com todos os itens necessários para serem
informados, como forma de garantir o máximo entendimento possível sobre o
cenário da companhia. Uma vez reunidas, essas informações precisam ser
analisadas e comparadas com todo o histórico da empresa, a fim de identificar
se houve ou não um progresso nesse quesito.
Com este entendimento, os responsáveis por essa
missão conseguem elaborar um plano de ação coerente com a capacidade do negócio
e suas expectativas, direcionando quais são as melhores estratégias a serem
colocadas em prática conforme os objetivos almejados. Caso contrário, as
chances de investir em um projeto que não traga resultados promissores serão
altas.
Realizar o diagnóstico de inovação nas empresas que
desejam se destacar no mercado é fundamental para compreender o quão preparadas
elas estarão para iniciar essa jornada, obtendo dados importante que irão
guiá-las rumo ao seu crescimento e destaque. Por isso, ter profissionais com
expertise no ramo para conduzir não apenas essa avaliação, mas também todo o
plano de ação e monitoramento das estratégias, é essencial para garantir a
conquista das metas desejadas.
Se planejar cuidadosamente nesse processo é vital
para evitar desperdícios e tempo perdido. Assim, quanto mais dados forem
obtidos através desta análise junto com o apoio de uma consultoria
especializada, melhor os gestores conseguirão enxergar quão maduro o negócio se
encontra nestes termos e quais as melhores ações e investimentos para atingir
os objetivos para seu crescimento e destaque.
Alexandre Pierro - mestrando em gestão e engenharia da inovação, bacharel em engenharia mecânica, física nuclear e sócio-fundador da PALAS, consultoria pioneira na ISO de inovação na América Latina.
ISO de inovação
www.isodeinovacao.com.br
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