Pesquisar no Blog

quarta-feira, 5 de abril de 2023

A 5 meses do fim do ano fiscal nos EUA, veja 5 dicas para conseguir um dos 200 mil Green Cards disponíveis no período

O ano fiscal de 2023 dos EUA termina em setembro, quando encerra-se também as emissões dos quase 200 mil de vistos de trabalho disponíveis nesse ano e que garantem um Green Card. Um dos caminhos mais assertivos para conseguir um desses documentos é ter aqui no Brasil uma trajetória profissional sólida e um histórico profissional que deixe claro o peso da contribuição que a mudança de carreira para os EUA trará para o desenvolvimento do país.

A advogada Liz Dell’Ome, sócia fundadora da Dell’Ome Law Firm, escritório de advocacia especializado em imigração de brasileiros para os Estados Unidos, conta que embora a questão da trajetória profissional sólida assuste a maior parte dos candidatos, ela não está condicionada apenas a profissionais que tenham frequentado universidades ou sejam C-Level. “Já tivemos aprovação de vistos que garantem Green Card para artistas, tatuadores, fotógrafos, bartenders, empreendedores, técnicos, atletas entre outros. Países de economia sólida, como a dos Estados Unidos, também precisam de diversidade profissional”, afirma.

Liz Dell’Ome elenca cinco dicas que tornam um currículo passível de aprovação para um visto de permanência no país. Este, aliás, é apenas um dos passos no processo de expatriação, e por isso é necessária a assistência especializada para percorrer todo o caminho.


Dica 1: invista em aprendizado constante

A atualização profissional constante é um ótimo caminho para construir um currículo consistente para fins imigratórios e conseguir oportunidades no mercado de trabalho americano. Esse investimento mostra que houve prioridade no desenvolvimento de habilidades profissionais e também pessoais. “É importante manter o foco e ressaltar a real contribuição de cada curso concluído e relacioná-lo com a trajetória do profissional”, explica Liz.  “Por exemplo, é preciso que fique claro como essa formação tem colaborado para tornar a pessoa um melhor profissional, com resultados de impacto em seu setor de atuação”, complementa.


 Dica 2: tenha projetos que extrapolem o campo profissional

Nem só de experiências formais com resultados de impacto para o campo de atuação do profissional ajudam na aplicação de um green card. A advogada explica que vale se dedicar a outros tipos de atividades. “Manter um blog voltado para a área de atuação profissional, ter artigos autorais publicados em sites e publicações especializadas pode ser uma boa maneira de mostrar autoridade sobre a atuação e conhecimentos em um determinado campo”, exemplifica Dell’Ome. 


Dica 3: construa Networking:

Participe de eventos! Isso é muito importante, seja como audiência ou palestrante. A especialista explica que esses encontros e as interações com outros profissionais agregam muito com a troca de conhecimento e experiências, networking, descoberta de novas oportunidades, e pode transformar o profissional em referência em seu setor de atuação, com reconhecimento pelos seus pares.


Dica 4: exerça atividades voluntárias

 Na cultura americana o trabalho voluntário é muito bem-visto. “Muitos empregadores interpretam o envolvimento em atividades voluntárias como forma de avaliar valores e postura pessoal em relação ao coletivo”, diz Liz. Além de ser uma ótima forma de socialização é possível demonstrar na prática habilidades e competências pessoais e conceitos profissionais.

Dica 5: aprenda a viver na multicultura

O contato com outros idiomas, novas culturas, visão de mundo, adaptabilidade a uma nova realidade são aspectos que agregam tanto do ponto de vista pessoal, como profissional. Liz Dell’Ome dá a dica: “Procure se familiarizar o quanto antes com aspectos como a língua local, comportamento e etiqueta social, culinária, entre outros tópicos. Filmes e livros costumam trazer boas dicas”. Nos Estados Unidos, o trabalho voluntário pode ser uma opção para se adaptar, construir relacionamentos e entender melhor algumas tradições e aspectos sociais.

 

Liz Dell´Ome - advogada brasileira fundadora da Dell’Ome Law Firm, escritório com sede em Nova York especializado em imigração de brasileiros para os EUA


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados