Mentor empresarial, Gustavo Medeiros, afirma que a falta de inovação é o pior erro que uma pequena empresa pode cometer
O que faz uma empresa crescer? A resposta a essa pergunta pode ser exaustivamente longa por englobar uma série de aspectos importantes que devem ser considerados, no entanto, existem alguns erros que podem influenciar negativamente esse processo.
Segundo o mentor empresarial e especialista em neurolinguística, Gustavo Medeiros, existem alguns erros que podem ser fatais tanto para empresas que estão começando, quanto para as que já estão estabelecidas.
“O
mercado está se tornando cada vez mais competitivo, em todas as áreas, por
isso, é preciso tomar alguns cuidados fundamentais ao abrir uma nova empresa ou
para manter os resultados”.
1 -
Apenas atender às expectativas:
“Estamos
cansados de ouvir que é importante atender às expectativas dos clientes e isso
é realmente muito importante, mas atualmente, os clientes têm se tornado mais
criteriosos e apenas atender às expectativas pode não ser o suficiente, por
isso, é importante sempre buscar superá-las, isso é fundamental para encantar e
fidelizar clientes” Explica Gustavo Medeiros.
2 -
Muitos chefes, poucos líderes:
“Equipes
bem lideradas são fundamentais para o sucesso de qualquer empresa, mas isso não
pode ser feito por um simples chefe que delega atividades em critérios e dá
ordens sem contexto, é preciso investir em líderes com habilidades de adaptação
e análise para melhor utilizar os talentos da sua equipe e aplicá-los
assertivamente”.
3 -
Falta de inovação:
“Esse
é com certeza o que mais causa o fim de empresas, o mundo moderno está em
constante e veloz desenvolvimento, e isso deve ser acompanhado pelas empresas,
quem não busca sempre inovar, pensar fora da caixa, oferecer novas soluções,
novos produtos, serviços e abordagens, fica para trás e muitas vezes não
consegue recuperar sua posição no mercado novamente” Afirma Gustavo
Medeiros.
4 -
Mal atendimento:
“Com
o crescimento do uso de inteligência artificial e chatbots, o atendimento
humanizado e adaptado está se tornando um diferencial cada vez melhor, os
clientes gostam do contato humano-humano e isso deve ser motivo de atenção”.
5 -
Falta de conhecimento do seu público-alvo:
“Nenhum
dos itens acima pode ser aplicado sem o adequado conhecimento das necessidades
do seu cliente, é quase inconcebível que com a tecnologia atual e os diversos
dados sobre seu público adquiridos com facilidade, eles não sejam devidamente
utilizados” Explica.
Gustavo Medeiros - formado
em Administração pela Faculdade Estácio de Florianópolis e Master em
Programação Neurolinguística (PNL), com experiência de 18 anos no comércio
varejista, passando pelas gestões de marketing, estratégica e comercial. Também
é especialista em Psicodinâmica do mundo dos negócios, analista comportamental
e com especialização em psicanálise em curso. Hoje atua mais fortemente nas
áreas de consultoria e treinamentos, sobretudo em gestão de clínicas do mercado
estético, mas também de consultórios odontológicos.
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