Pesquisar no Blog

domingo, 26 de março de 2023

Redes sociais: uso excessivo e incorreto pode causar impactos psicológicos

Os jovens são os mais afetados pela imagem de vida perfeita compartilhada nas redes sociais 



Muitas pessoas sentem a necessidade de estarem conectadas 24h nas redes sociais. Esse vício pode resultar em transtornos psicológicos, como ansiedade e depressão. Os impactos negativos na saúde mental são causados, muitas vezes, por conta dos conteúdos publicados na internet. Márcia Karine Monteiro, neuropsicopedagoga, psicóloga e coordenadora do curso de Psicologia do UNINASSAU -- Centro Universitário Maurício de Nassau Paulista, fala como as pessoas podem ser afetadas pelas redes sociais.

“Os jovens têm se cobrado cada vez mais em relação à vida e imagem perfeita. O intuito deles é atingir os padrões estabelecidos pela sociedade. Porém, grande parte das publicações são fotos editadas com filtros aplicados nas paisagens, no corpo e no rosto”.

“A impressão de que a vida dos outros é fantástica pode prejudicar e gerar problemáticas complexas nas pessoas, como a depressão. E o excesso de relações virtuais pode aumentar a sensação de solidão, fazendo com que os jovens se isolem ainda mais da sociedade para viver apenas na ilusão do mundo perfeito que o mundo virtual tenta vender”, explica.

Além disso, existe o acesso constante às notícias e aos comentários negativos. Por conta deles, um peso toma conta da mente dos indivíduos. Os jovens passam a questionar a própria vida e, geralmente, pensar bastante no futuro, se tornando ansiosos e depressivos.

“Essas pessoas precisam procurar apoio psicológico com profissionais da área e, por meio de sessões terapêuticas, iniciar um tratamento para melhorar a saúde mental. Mas, para isso acontecer, é muito importante que haja um acolhimento das pessoas mais próximas”, finaliza a psicóloga Márcia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados