Pesquisar no Blog

sábado, 25 de março de 2023

Março amarelo: alerta para a prevenção de doenças renais em pets

Divulgação/ Pet Support
A médica veterinária do Pet Support, Duane Vendramini, especialista em Nefrologia, fala da importância dos cuidados que visam prevenir este tipo de enfermidade.

 

O mês de março é dedicado para a prevenção e conscientização das doenças renais, enfermidade que acomete muitos cães e gatos de maneira silenciosa e progressiva. Apesar dos avanços da medicina veterinária, ainda não existe cura para algumas destas doenças e os tratamentos duram a vida toda. No entanto, Segundo a médica veterinária do Pet Support, Duane Vendramini, que também é especialista em Nefrologia, quanto antes feito o diagnóstico e o acompanhamento, maior é a chance do pet ter qualidade de vida. "Os tutores devem consultar o médico veterinário regularmente e relatar qualquer alteração no comportamento do animal. O profissional poderá auxiliar na prevenção e realizar o diagnóstico preciso da doença renal, que é feito através de exames sanguíneos, urina e imagem”, destacou. 

Categorizadas como agudas ou crônicas, as doenças renais acarretam sérios problemas nos rins, órgão fundamental para o funcionamento do organismo. Responsável por filtrar e manter o equilíbrio do sangue, eliminar toxinas através da urina, manter o equilíbrio de água e eletrólitos, ele se torna essencial e estar atento aos sintomas é uma das principais dicas da nefrologista. “O grande problema da doença renal é que muitas vezes os sintomas só aparecem quando a doença já está avançada. Por isso, aos primeiros sinais, leve o pet ao médico veterinário para investigar e, se for o caso, iniciar o tratamento”, salientou Duane Vendramini. 

Os principais sintomas são, aumento da ingestão de água, ausência ou excesso de xixi, urina muito amarelada ou transparente, apatia e mal-estar, vômito, diarreia, mau hálito, perda de apetite e perda de peso. Após feito o diagnóstico, os tratamentos variam conforme a doença, porém, um dos principais pilares é evitar agressões às áreas saudáveis dos rins e preservá-las da melhor forma possível. 

“A doença renal não tem cura, mas com o tratamento correto, consultas regulares ao veterinário e muito amor, é possível proporcionar ao pet uma vida prolongada e de qualidade”, finalizou a médica veterinária. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados