Pesquisar no Blog

sábado, 29 de outubro de 2022

PERIODONTITE EM CÃES E GATOS: SINTOMAS E TRATAMENTO

A periodontite em cães e gatos é uma doença que afeta a gengiva e os tecidos de sustentação dos dentes. 


A periodontite em cães e gatos é o adoecimento de parte da região bucal, e por isso deve ser tratada especialmente por um médico veterinário odontologista. 

Ela é o resultado da ação de bactérias na gengiva, mais conhecida como placa bacteriana, tratando-se de uma película pegajosa e incolor formada pelas próprias bactérias e por restos alimentares.

Essas bactérias acumuladas, e se instalada por muito tempo na boca dos pets, causa a periodontite. A doença é progressiva e não há como sumir ou diminuir caso não seja tratada. O que quer dizer, que quanto mais tempo, pior a situação ficará.  

Porém, outra característica é o fato dela apresentar períodos de sintomas mais explícitos em alguns momentos e mais brandos em outros. Isso dá a falsa sensação de que o quadro regride ou estabiliza.  

Porém, a cada vez que aparece com mais evidência, os sintomas ficam mais agudos.  

Pelo fato de muitos tutores não se atentarem à saúde bucal do pet, infelizmente a periodontite é comum. Na verdade, é a doença bucal mais comum, e entre todas, é uma das que mais acometem estes animais.

 

O que causa a periodontite em cães e gatos?

A maior causadora da periodontite em cães e gatos é algo simples e que poderia ser facilmente realizada para doenças serem evitadas: a falta de escovação dental.  

“Os tutores se preocupam muito com a alimentação, os passeios, os banhos, as necessidades fisiológicas e no bem-estar deles como um todo. Porém, muitas vezes, a higiene bucal fica esquecida”, afirma a equipe de odontologia do Vet Quality Centro Veterinário 24h.  

Quando há mastigação, há restos de alimentos prontos para desenvolverem bactérias. As que fazem parte da microbiota oral, precisam de 24 e 48h para aparecerem. 

Esse acúmulo, no caso, forma a placa bacteriana, que em contato com a gengiva, resulta no mecanismo de defesa do organismo. A defesa trata-se de enviar células inflamatórias à gengiva.  

Primeiro, causa a gengivite e evolui até a periodontite, caso a primeira doença não seja tratada. 

 

Quais são as fases da periodontite em pets e os principais sintomas? 

0 – Saudável

·        aparência saudável;

·        gengiva plana e rosada; 

·        acúmulo de placa bacteriana que precisa ser tratada.  

Tratamento: escovação dental diária e profilaxia dental preventiva sob anestesia geral (1x no ano). 

 

1 – Gengivite 

·        margem da gengiva inchada e avermelhada (indício de dor); 

·        acúmulo de placa e pode haver tártaro;

·        não há perda óssea. 

Tratamento: profilaxia dental sob anestesia geral dentro do prazo de 3 meses e escovação dental diária após o tratamento. Antes disso, ela pode ser dolorosa. Nessa fase, o tratamento pode reverter o quadro. 

 

2 – Periodontite inicial

·        gengiva toda inchada e inflamada, mas pode não haver vermelhidão; 

·        boca sensível e com mau hálito;

·        perda de até 25% do osso alveolar.  

Tratamento: tratamento periodontal com anestesia geral após um mês e escovação dental diária. Nessa fase, a futura destruição e perda óssea pode ser prevenida. 

 

3 – Periodontite moderada

·        gengiva muito inflamada e possíveis sangramentos; 

·        mau hálito;

·        desconforto oral que prejudica a alimentação e comportamento do pet. 

Tratamento: tratamento periodontal com anestesia geral imediatamente, pois alguns dentes precisarão de extração ou cirurgia. Além disso, cuidados em casa para a prevenção e controle da doença. 

 

4 – Periodontite avançada 

·        inflamação e infecção crônicas com destruição da gengiva, dentes e ossos;

·        perda de mais de 50% do suporte ósseo; 

·        mau hálito;

·        desconforto oral que prejudica a alimentação e comportamento;

·        bactérias que podem afetar outros órgãos através da corrente sanguínea, como o fígado, rins e coração.  

Tratamento: tratamento periodontal com anestesia geral imediatamente, extração dentária e cuidados específicos em casa. 

 

A importância dos tratamentos

O perigo da periodontite em cães em gatos é algo que precisa ser divulgado cada vez mais, a fim de alertar tutores sobre a importância dos cuidados com higiene bucal.  

Primeiramente, a dor. Como a maioria das enfermidades, essa também machuca os bichinhos de alguma forma e eles passam a sentir dores, principalmente ao se alimentarem.  

Ou seja, se sentem desconfortáveis fazendo algo que precisa ser feito diariamente, mais de uma vez por dia. Além disso, as dores causam estresse e, consequentemente, afetam os fatores emocionais e comportamentais do pet.  

Outro perigo, é a possibilidade deles perderem dentes e suportes ósseos. Assim, a qualidade de vida se prejudica, pois cada parte da dentição tem um propósito específico e perdê-las nunca significa algo positivo.  

Doenças periodontais em geral podem contribuir com processos inflamatórios no corpo do animal e não somente na boca, podendo passar para o sangue e levar as inflamações aos órgãos vitais, principalmente para o fígado, rins e coração.  

Nesse caso, trato respiratório e articulações também são afetados. Todas essas regiões podem ser tão severamente atingidas que podem levar o pet à óbito.

 

Procure por especialista em odontologia veterinária

Por conta da alta incidência, o mais indicado é procurar o diagnóstico e tratamento em um hospital especializado em odontologia veterinária. Assim como o ser humano não vai a um clínico geral quando tem queixas dentárias, com os cães e gatos é a mesma situação e um dentista deve ser procurado imediatamente aos primeiros sintomas.  

O dentista veterinário será capaz de diagnosticar sem erros e principalmente oferecer o tratamento adequado para que não restem sequelas ao animal e este seja curado o mais rápido possível.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados