Pesquisar no Blog

terça-feira, 27 de setembro de 2022

Isolamento social e solidão aumentam o risco de morte por ataque cardíaco e acidente vascular cerebral

 

O isolamento social e a solidão estão associados a um aumento de cerca de 30% no risco de ataque cardíaco ou derrame, de acordo com uma nova declaração científica da American Heart Association, publicada no Journal of the American Heart Association. O estudo também identifica a falta de dados sobre intervenções que possam melhorar a saúde cardiovascular de pessoas socialmente isoladas ou solitárias. 

"Mais de quatro décadas de pesquisa demonstraram claramente que o isolamento social e solidão estão associados a resultados adversos à saúde", disse Crystal Wiley Cené, MD, MPH. “Dada a prevalência de desconexão social nos EUA, o impacto na saúde pública é bastante significativo”, pontuou ela. 

O risco de isolamento social aumenta com a idade devido a fatores de vida, como viuvez e aposentadoria. Quase um quarto dos adultos americanos com 65 anos ou mais estão socialmente isolados, e a prevalência da solidão é ainda maior, com estimativas de 22% a 47%. No entanto, os adultos mais jovens também experimentam isolamento social e solidão. Uma pesquisa do projeto Making Caring Common da Universidade de Harvard descreve a "Geração Z" (adultos atualmente com idades entre 18 e 22 anos) como a geração mais solitária. O aumento do isolamento e da solidão entre os adultos mais jovens pode ser atribuído ao maior uso de mídias sociais e ao menor envolvimento em atividades pessoais significativas. 

Os dados também sugerem que o isolamento social e a solidão podem ter aumentado durante a pandemia de Covid-19, principalmente entre jovens adultos de 18 a 25 anos, idosos, mulheres e indivíduos de baixa renda. 

O isolamento social é definido como ter contato pessoal pouco frequente com pessoas para relacionamentos sociais, como familiares, amigos ou membros da mesma comunidade ou grupo religioso. Solidão é quando você sente que está sozinho ou tem menos conexão com os outros do que deseja. “Embora o isolamento social e a solidão estejam relacionados, não são a mesma coisa”, explica Cené. “Indivíduos podem levar uma vida relativamente isolada e não se sentirem solitários e, inversamente, pessoas com muitos contatos sociais ainda podem sentir solidão”. 

O grupo de redação revisou pesquisas sobre isolamento social publicadas até julho de 2021 para examinar a relação entre isolamento social e saúde cardiovascular e cerebral. Eles encontraram o seguinte: 

- O isolamento social e a solidão são determinantes comuns, mas pouco reconhecidos, da saúde cardiovascular e cerebral; 

- A falta de conexão social está associada ao aumento do risco de morte prematura por todas as causas, especialmente entre os homens; 

- O isolamento e a solidão estão associados a marcadores inflamatórios elevados, e os indivíduos menos conectados socialmente eram mais propensos a apresentar sintomas fisiológicos de estresse crônico; 

- Ao avaliar os fatores de risco para o isolamento social, a relação entre o isolamento social e seus fatores de risco é bilateral: a depressão pode levar ao isolamento social e o isolamento social pode aumentar a probabilidade de sofrer de depressão; 

- O isolamento social na infância está associado ao aumento de fatores de risco cardiovascular na idade adulta, como obesidade, hipertensão arterial e aumento dos níveis de glicose no sangue. 

Fatores socioambientais, incluindo transporte, arranjo de moradia, insatisfação com as relações familiares, pandemia e desastres naturais, também são fatores que afetam as conexões sociais. 

“Existem fortes evidências que ligam o isolamento social e a solidão ao aumento do risco de pior saúde do coração e do cérebro em geral; no entanto, os dados sobre a associação com certos resultados, como insuficiência cardíaca, demência e comprometimento cognitivo são escassos”, disse Cené. 

As evidências são mais consistentes para uma ligação entre isolamento social, solidão e morte por doença cardíaca e acidente vascular cerebral, com um aumento de 29% no risco de ataque cardíaco e/ou morte por doença cardíaca e um aumento de 32% no risco de acidente vascular cerebral e morte por acidente vascular cerebral. “O isolamento social e a solidão também estão associados a um pior prognóstico em indivíduos que já têm doença coronariana ou acidente vascular cerebral”, acrescentou Cené. 

Pessoas com doença cardíaca que estavam socialmente isoladas tiveram um aumento de duas a três vezes na morte durante um estudo de acompanhamento de seis anos. Adultos socialmente isolados com três ou menos contatos sociais por mês podem ter um risco 40% maior de acidente vascular cerebral recorrente ou ataque cardíaco. Além disso, as taxas de sobrevida de insuficiência cardíaca em 5 anos foram menores (60%) para pessoas socialmente isoladas e para aquelas que estão socialmente isoladas e clinicamente deprimidas (62%), em comparação com aquelas que têm mais contatos sociais e não são deprimidos (79%). 

O isolamento social e a solidão também estão associados a comportamentos que impactam negativamente a saúde cardiovascular e cerebral, como níveis mais baixos de atividade física autorreferida, menor consumo de frutas e vegetais e mais tempo sedentário. Vários grandes estudos encontraram associações significativas entre a solidão e uma maior probabilidade de fumar. 

“Há uma necessidade urgente de desenvolver, implementar e avaliar programas e estratégias para reduzir os efeitos negativos do isolamento social e da solidão na saúde cardiovascular e cerebral, principalmente para populações em risco”, comentou Cené. "Os médicos devem perguntar aos pacientes sobre a frequência de suas atividades sociais e se estão satisfeitos com seu nível de interação com amigos e familiares. Eles devem estar preparados para encaminhar pessoas socialmente isoladas ou solitárias -- especialmente aquelas com histórico de doença cardíaca ou derrame -- aos recursos da comunidade para ajudá-los a se conectar com os outros". 

Algumas populações são mais vulneráveis ao isolamento social e à solidão, e mais pesquisas são necessárias para entender como o isolamento social afeta a saúde cardiovascular e cerebral nesses grupos, incluindo crianças e adultos jovens, pessoas de grupos raciais e étnicos sub-representados, pessoas com deficiência física, pessoas com deficiência auditiva ou visual, pessoas que vivem em áreas rurais e comunidades com poucos recursos, indivíduos com acesso limitado à tecnologia e serviços de internet, imigrantes recentes e indivíduos encarcerados. 

A revisão destaca pesquisas entre idosos com o objetivo de reduzir o isolamento social e a solidão. Esses estudos descobriram que programas de condicionamento físico e atividades recreativas em centros de idosos, bem como intervenções que abordam pensamentos negativos de autoestima e outros pensamentos negativos, mostraram-se promissores na redução do isolamento e da solidão. 

A revisão não identificou nenhuma pesquisa destinada a reduzir o isolamento social com o objetivo específico de melhorar a saúde cardiovascular. 

"Não está claro se realmente estar isolado (isolamento social) ou sentir-se isolado (solidão) é mais importante para a saúde cardiovascular e cerebral, porque apenas alguns estudos examinaram ambos na mesma amostra", afirmou Cené. “Mais pesquisas são necessárias para examinar as associações entre isolamento social, solidão, doença coronariana, acidente vascular cerebral, demência e comprometimento cognitivo, e para entender melhor os mecanismos pelos quais o isolamento social e a solidão influenciam os resultados de saúde cardiovascular e cerebral”. 

Esta declaração científica foi preparada pelo grupo de redação voluntária em nome do Comitê de Determinantes Sociais de Saúde da American Heart Association do Conselho de Epidemiologia e Prevenção e do Conselho de Qualidade de Cuidados e Pesquisa de Resultados; o Comitê de Ciências da Prevenção do Conselho de Epidemiologia e Prevenção e o Conselho de Qualidade de Atendimento e Pesquisa de Resultados; o Comitê de Ciências da Prevenção do Conselho de Epidemiologia e Prevenção e do Conselho de Enfermagem Cardiovascular e de AVC; o Conselho de Arteriosclerose, Trombose e Biologia Vascular; e o Conselho de AVC.

  

Rubens de Fraga Júnior é professor de Gerontologia da Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná (FEMPAR) e é médico especialista em Geriatria e Gerontologia pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG).

 

Fonte: Journal of the American Heart Association (2022). DOI: 10.1161/JAHA.122.026493


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados