Pesquisar no Blog

terça-feira, 14 de junho de 2022

É Possível Ser Produtivo e Ter Vantagens Trabalhando Home Office?

O homem mais rico do mundo Elon Musk, CEO da empresa Tesla, pediu aos funcionários que retornem ao trabalho presencial ou deixem a empresa, segundo um e-mail interno.

Elon Musk apontou a intenção de cortar ao menos 10% dos empregos na montadora.

“Se você não aparecer, vamos supor que você renunciou. […] Quanto mais sênior você for, mais visível deve ser sua presença”, escreveu o bilionário. 

No mercado corporativo, algumas das grandes empresas adotaram políticas voluntárias de trabalho remoto permanentemente, outras, incluindo o Google, estão pedindo aos funcionários que retornem aos escritórios gradualmente. 

Somente no Brasil, o trabalho em casa foi a estratégia adotada por 46% das empresas durante a pandemia. O estudo também apontou que 67% das companhias relataram dificuldades em implantar o sistema de home office. 

Superadas as dificuldades iniciais, a avaliação dos resultados obtidos é positiva. 50% das empresas disseram que a experiência com o teletrabalho superou as expectativas e 44% afirmam que o resultado ficou dentro do esperado. 

Tanto é verdade que 34% das empresas têm a intenção de continuar com o teletrabalho para até 25% do quadro, enquanto 29% pretende manter o home office para pelo menos 50% do time ou até todos os funcionários. 

Nos Estados Unidos, um movimento semelhante pode ser observado e 41,8% da força de trabalho americana continua trabalhando remotamente. As projeções apontam que 36,2 milhões de americanos, que representam 22% da força de trabalho, estarão trabalhando remotamente em 2025. O número representa um aumento exponencial de 87% em relação ao total de trabalhadores remotos antes da pandemia. 

A CEO e especialista em desenvolvimento humano Madalena Feliciano explica algumas vantagens do home office:

 

Mais flexibilidade

Um dos principais benefícios do home office que conquista cada vez mais pessoas é a flexibilidade que ele oferece. Os adeptos podem organizar o tempo e cada atividade como acharem melhor. 

Dessa forma, é possível, por exemplo, trabalhar no seu momento mais produtivo ou lidar com imprevistos do cotidiano sem que atrapalhe o trabalho.
 

Comodidade

Outra vantagem do home office é a comodidade que ele proporciona, afinal, trabalhar em casa também significa não se estressar com trânsito ou transporte público lotado. Assim, você poderá poupar esse tempo aumentando ainda mais sua produtividade.
 

Qualidade de vida

“Ao unir as vantagens citadas acima, o funcionário que trabalha com home office ganha, também, mais qualidade de vida.” ressalta a empresária. “Ele poderá aproveitar melhor o seu dia, o que acarretará em mais produtividade e melhores resultados no trabalho. Além de poder conciliar todas as atividades obrigatórias com os pessoais, o colaborador se sentirá mais motivado.” Completa Madalena Feliciano.


Economia

Outro ponto crucial do trabalho home office é a economia tanto para o empregador quanto para o empregado. Gastos como alimentação, manutenção, transporte, entre outros, podem ser reduzidos eficientemente.
 

Conforto

Madalena finaliza ressaltando também o conforto, um dos benefícios mais adorados por quem trabalha com home office. Pelo fato de você pode organizar o ambiente como desejar, seu escritório poderá ser bem mais aconchegante e atrativo no dia a dia.

 

Madalena Feliciano - Empresária, CEO de três empresas, Outliers Careers, IPCoaching e MF Terapias, consultora executiva de carreira e terapeuta, atua como coach de líderes e de equipes e com orientação profissional há mais de 20 anos, sendo especialista em gestão de carreira e desenvolvimento humano. Estudou Terapias Alternativas e MBA em Hipnoterapia. Já concedeu entrevistas para diversos programas de televisão abordando os temas de carreira, empregabilidade, coaching, perfil comportamental, postura profissional, hipnoterapia e outros temas relacionados com o mundo corporativo. Mater Coach, Master em PNL e Hipnoterapeuta, Madalena realiza atendimentos personalizados para: Fobias, depressão, ansiedade, medos, gagueira, pânico, anorexia, entre muitos outro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados