Pesquisar no Blog

quarta-feira, 25 de maio de 2022

ANTIFRÁGIL: O MUNDO PRECISA DE PESSOAS ADAPTÁVEIS

No lugar de prevenir crises, conflitos e situações inesperadas, líderes e liderados têm buscado cada vez mais encarar os desafios corporativos com o comportamento antifrágil.

 
Antifrágil é um termo que ganhou espaço entre gestores de RH e times de liderança, e sugere uma mudança de postura que pode criar oportunidades na rotina das empresas.

O conceito antifrágil veio da obra de Nassim Taleb (Antifrágil: coisas que se beneficiam com o caos.) Para ele o oposto de ser frágil não é ser robusto ou resiliente, mas alguém que supera a incerteza, sem ser destruído por ela. O ideal é ser antifrágil, ou seja, aproveitar o caos para evoluir. Dessa forma, a incerteza se torna desejável e necessária. Além da evolução, uma pessoa antifrágil estaria imune a erros de previsão e protegida de eventos adversos.
 

A psicóloga, pós graduada em neurociência e CEO da Eleve Consulting tem constatado em seus treinamentos o crescimento da necessidade nas empresas de contar com colaboradores que utilizam com facilidade o conceito de antifrágil. “Com o mundo bani ( B (brittle) = Frágil A (anxious) = Ansioso N (nonlinear) = Não-linear I (incomprehensible) = Incompreensível) as pessoas estão sempre precisando se reinventar para não cometer os mesmos erros. Seja no trabalho ou na vida pessoal, sempre estamos sujeitos a enfrentar adversidades. São ocasiões que não esperamos e não conhecemos. Diante disso, ser antifrágil significa passar por esse tipo de circunstância e tirar proveito por meio de aprendizados.” analisa Shana.

A antifragilidade significa entender e encarar a existência de conflitos e acontecimentos desfavoráveis, usando isso como mola propulsora para seguir em frente. As dificuldades podem impulsionar uma série de avanços. Como diz Taleb em seu livro, "o antifrágil adora a aleatoriedade e a incerteza, o que também significa decisivamente - o amor pelos erros - por certa classe de erros. A Antifragilidade nos torna aptos a lidar com o desconhecido, de fazer as coisas sem compreendê-las e fazê-las bem”.

Como você e seus liderados encaram as adversidades? A antifragilidade acompanha a volatilidade de um mercado que atravessa rápidas transformações, e pode ser um fortalecedor frente aos problemas. Pense nisso.


Shana Wajntraub - psicóloga com MBA em Gestão de Pessoas pela Universidade Federal Fluminense, pós-graduada em neurociências pelo Mackenzie. Mestranda em comunicação e análise de comportamento pela Manchester Metropolitan University- UK (Paul Ekman). Tedx speaker, speaker coach e curadora dos palestrantes do TEDx Campo Grande, professora da HSM.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados