Pesquisar no Blog

quinta-feira, 17 de março de 2022

Podemos evitar 30% dos cânceres, diz oncologista

O médico Ramon de Mello ressalta a importância de uma vida saudável 


A longevidade da população é um fator presente, que já podemos perceber inclusive no Brasil. Porém, alguns hábitos se tornam vilões no desenvolvimento de alguns tumores cancerígenos. “Pesquisas mundiais apontam que podemos reduzir em até 30% os riscos de câncer com a mudança de hábitos”, explica o médico oncologista Ramon Andrade de Mello, professor da disciplina de oncologia clínica do doutorado em medicina da Universidade Nove de Julho (UNINOVE), em São Paulo, e PhD em oncologia pela Universidade do Porto, Portugal. 

O pesquisador esclarece que alguns fatores de risco são herdados, mas outros podem ser modificados como tabagismo, uso do álcool, obesidade, sedentarismo, exposição à radiação solar contínua ou radiações ionizantes. “Mudanças podem provocar significativa melhora na qualidade de vida”, incentiva o oncologista.

Levantamento da OMS (Organização Mundial da Saúde) mostra que, em 2004, foram registradas mais de 7,4 milhões de pessoas com câncer. Uma estimativa da instituição revela que o envelhecimento da população, somada a hábitos nada saudáveis e o convívio em ambientes cada vez mais artificiais, deve fazer com que cerca de 11 milhões de pessoas no mundo todo terão de enfrentar a doença até 2030. 

“O crescimento dos casos de câncer tem assustado muitas pessoas, mas isso pode ser diferente com um estilo de vida mais saudável e evitar a exposição a substâncias ocasionais”, alerta o médico. Ele também aponta a importância para a prevenção secundária correlacionada à infecção por HPV ou cânceres assintomáticos iniciais. 

“Outro fator importante é o diagnóstico precoce. Sempre é importante procurar assistência especializada, caso note qualquer anomalia em seu corpo. Um check-up anual também vai bem”, sugere o médico.

 

Ramon Andrade de Mello - Pós-doutorado em Pesquisa Clínica no Royal Marsden NHS Foundation Trust (Inglaterra), Ramon Andrade de Mello tem doutorado (PhD) em Oncologia Molecular pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (Portugal). Oncologista do corpo clínico do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, e do Centro de Diagnóstico da Unimed, em Bauru, SP. Confira mais informações sobre o tema no site.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados