Pesquisar no Blog

quinta-feira, 17 de março de 2022

Dia do Cuidador de Idosos: saiba o que é preciso para se tornar um bom profissional da área

Data é comemorada no próximo dia 20 de março 

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o aumento na expectativa de vida dos brasileiros vem crescendo, logo, medidas estão sendo tomadas para garantir uma melhor qualidade de vida para os idosos. A partir disso, a busca por cuidadores de idosos, profissionais que ajudam a proporcionar cuidados e assistências para os mais velhos e sua família, vêm crescendo.  

Durante a pandemia da Covid-19, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), apontou que algumas empresas do segmento chegaram a registrar um crescimento de 50% na busca por esse serviço, devido a familiares buscando diminuir as possibilidades de contágio do vírus e para auxiliar os pacientes acima de 60 anos que ficaram com sequelas da doença e necessitavam de ajuda.  

Contudo, a ascensão dessa profissão não é recente, em 2018, a profissão de cuidadores de idosos foi a que mais cresceu no país, com um aumento de 500%, mostrou uma pesquisa no mesmo instituto.  

Dessa forma, o Grupo Said Rio, empresa de cuidadores de idosos, resolveu contar algumas das principais características para se tornar um bom profissional da área, em homenagem ao Dia do Cuidador de Idosos, que é comemorado no dia 20 de março. 

“Primeiro de tudo é preciso estar atento a cada detalhe, ter calma e paciência para lidar com desafios do dia a dia, tanto do profissional quanto do idoso, saber se comunicar de forma verbal e não verbal, para levar confiança ao se expressar com o paciente, da mesma forma que é muito importante ter uma escuta empática e humanizada, respeitando as emoções do idoso”, conta Danila Jones, fundadora do Grupo Said Rio.  

Além disso, ela complementa afirmando que, como o mundo está em constantes transformações e trazendo novidades e inovações no segmento da saúde, é importante estar sempre bem informado, realizando estudos e cursos constantes de aprimoramento, e sendo criativo ao levar novas formas de estimulação para os mais velhos, pois cada se adapta de maneiras diferentes. 

Por fim, ela deixa um recado e agradecimento. “O Grupo Said gostaria de parabenizar todos os cuidadores de idosos. A toda nossa equipe, obrigada pela parceria e dedicação. O ato de cuidar demanda muito além de habilidade e profissionalismo, é também um ato de amor, de empatia e de sensibilidade. Escolher ser cuidador é se comprometer com a vida e sua longevidade, seus desafios e limitações e buscar ao máximo promover qualidade de vida e bem estar.”


 
Said Rio


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados